Todo mundo conhece a Dell de longa data por seus notebooks e computadores com ótima qualidade de construção. No entanto, a marca já atua em vários outros mercados faz um bom tempo, incluindo o de monitores de altíssima qualidade.

A Dell é reconhecida mundialmente por suas soluções em design e funcionalidade com monitores do tipo “premium”. No portfólio, a companhia tem modelos com tela curva, resolução 5K e outras opções para as mais variadas finalidades.

Recentemente, ela tem apostado em monitores voltados para jogos, como é o caso do S2716DG, que trabalha com a resolução WQHD (2560x1440 pixels) e já vem com a tecnologia NVIDIA G-SYNC para garantir uma experiência primorosa nos principais games.

Equipado com quatro portas USB 3.0, portas HDMI e DisplayPort, este display permite ao usuário aproveitar qualidade elevada em seus jogos favoritos. Além disso, ele vem com sistema de áudio robusto que entrega experiência imersiva, tudo alinhado ao design exclusivo da marca. Será que este é o seu novo monitor? Vamos conferir todos os detalhes.

Especificações

Cuidado especial no design

A gente já falou muito sobre os tantos produtos da Dell aqui no site e já vimos alguns monitores da marca de perto. O design é certamente um dos fortes da fabricante, que deixa algumas concorrentes com inveja. Apostando sempre em visuais mais limpos e que transpassem elegância, a marca leva ao consumidor um produto premium.

No caso do S2716DG, o visual até destoa bastante de outros dispositivos gamers. A Dell deixa de lado conceitos ultrapassados e entrega uma aparência inigualável para o jogador que, além de alto desempenho, busca um produto para deixar sua mesa mais bonita. Certamente, um dos produtos mais adequados para quem gosta de design diferenciado.

A logo na parte frontal fica bem discreta abaixo da tela. As bordas reduzidas chamam bastante a atenção e a ausência de botões nesta região garante uma interface mais clean. A base e o suporte formam um conjunto coerente, que combina perfeitamente com o display quase borderless.

Outra coisa que impressiona aqui são as dimensões reduzidas. A espessura estreita, as bordas realmente finas, as boas disposições das conexões e dos botões, o espaço para adequado para organizar os cabos (cable management) e os alto-falantes discretamente instalados na parte de baixo são características muito bem-vindas.

Versatilidade e conforto

Além de todas as qualidades supracitadas, o Dell S2716DG surpreende pelo quesito versatilidade. Pensando em levar um produto mais completo para o jogador, a fabricante apostou em uma coluna de suporte que traz vários ajustes.

Você pode facilmente ajustar a altura da tela, e tudo é realizado com o mínimo de esforço. A posição horizontal, com regulagens para frente e para trás, também é uma característica bem útil, de modo que você pode deixar a tela levemente inclinada para ter mais conforto ou evitar reflexos mínimos que porventura atrapalhem a jogatina.

Há também a possibilidade de rotação vertical (para quem pretende realizar tarefas específicas com a tela em pé) e de girar toda a coluna, o que deixa fácil virar o display para os lados sem ter que mexer a base.  As conexões de energia e vídeo ficam na parte de trás da tela, então esses ajustes de rotação também facilitam bastante na hora de conectar os cabos.

Painel TN ajuda bastante

O display do Dell S2716DG é do tipo fosco, o que infelizmente acaba influenciando na questão do visual do produto, porém é uma tela que ajuda a evitar reflexos em ambientes com iluminação excessiva. Com boa qualidade de construção, não notamos qualquer tipo de light bleeding (vazamento de luz) nas laterais da tela.

Ainda sobre a retroiluminação, este aparelho se destaca ao oferecer nível de brilho de 350 cd/m², o que garante imagens extremamente brilhantes e nítidas — e acima de produtos similares. O excesso de luminosidade inclusive chega a incomodar os olhos mais sensíveis, mas há vários ajustes para compensar isso.

Vale notar ainda que o painel TN deste monitor promete ótimos resultados em questão de performance, já que tem tempo de resposta de cinza a cinza de apenas 1 milissegundo. As vantagens são perceptíveis na prática, e não notamos qualquer atraso, problemas no input lag ou mesmo efeitos de ghosting.

Ideal para gamers

Há vários monitores no mercado que são classificados como gamers, mas a verdade é que poucos trazem muitas funcionalidades para jogos, já que as fabricantes acabam optando por manter apenas alguns recursos para baratear o custo do produto.

Acontece que o Dell S2716DG foge deste padrão: ele é um modelo mais completo e se mostra adequado para todos os jogadores. A começar pela taxa de atualização que chega a 144 Hz, é perceptível que o foco deste modelo é o desempenho máximo.

O painel trabalha com taxa de atualização de 144 hertz. e a tecnologia G-SYNC possibilita usar diversos valores intermediários para alcançar uma performance ainda mais agradável. Importante notar que essa tecnologia para placas NVIDIA ajuda máquinas mais simples a entregar resultados mais interessantes.

Outras qualidades importantes aqui são a resolução WQHD (2560x1440 pixels), que permite executar os games com qualidade ainda mais elevada. Em tempos que o 4K ainda está inacessível para muitos, as telas com esse padrão estão ganhando mais mercado, pois entregam melhores resultados do que displays Full HD e não custam tanto quanto um produto com tecnologia 4K.

O tempo de resposta é outro aspecto muito importante em monitores para jogos. Por isso, a Dell investiu nesse quesito e entrega o Dell S2716DG com tempo de resposta de apenas 1 milissegundo. Isso é extremamente rápido, um diferencial que coloca o produto na frente de outros concorrentes. Com essa novidade, você vai deixar os atrasos para trás.

Jogatina de primeira com G-SYNC

Monitores mais simples operam com taxa de atualização de 60 hertz, enquanto o chip gráfico nos computadores pode enviar imagens a mais ou menos de 60 quadros por segundo (variando conforme o jogo e a cena em questão, bem como de acordo com a capacidade da placa de vídeo utilizada).

Antigamente, a tecnologia V-Sync garantia a fixação da taxa de quadros a 60 frames por segundo e a sincronia com a atualização de 60 hertz era muito boa. Entretanto, em muitos casos, quando a placa de vídeo não era capaz de manter os 60 frames por segundo, a experiência no jogo era prejudicada por conta de lags e screen tearings.

Com a tecnologia G-SYNC, a NVIDIA mudou essa história. Esta novidade garante a sincronia perfeita entre o monitor e a placa de vídeo, evitando os problemas supracitados. Para conseguir tal façanha, a NVIDIA teve a ideia de colocar um circuito eletrônico dedicado dentro do monitor, o qual é controlado pela placa de vídeo.

Assim, o chip gráfico fica responsável por processar os frames e sincronizá-los com a taxa de atualização, que passa a ser variável e funcional a partir do fps em questão. Assim, o monitor pode funcionar a 144, 120, 85, 60, 50, 45 hertz ou outros valores intermediários entre esses números.

Um dos grandes diferenciais do Dell S2716DG é justamente o G-SYNC e, sinceramente, não temos nada do que reclamar quanto ao desempenho do monitor na execução desta tecnologia. Os jogos rodam com extrema fluidez e não percebemos qualquer tipo de screen tearing.

A ativação do G-SYNC é feita através do painel de controle da NVIDIA, dispensando o uso de comandos no monitor. Uma vez ativado, todo o processo de sincronia entre frames e taxa de atualização fica por conta da placa de vídeo.

Em nossos testes — realizados com uma GeForce GTX 1080 —, conferimos performance exemplar em jogos mais leves e uma sensação muito agradável mesmo quando a taxa de frames caiu para menos de 60 frames por segundo. A sensação de fluidez é constante e não vimos problemas na jogatina.

Com tantas verificações em diferentes jogos e resoluções, ficou evidente que quanto maior a taxa de atualização, melhor fica o resultado, mas parece que o G-SYNC depende mais do chip gráfico do que do monitor. Moral da história: se você tem uma placa de vídeo poderosa, este monitor da Dell pode ser o companheiro perfeito.

Testes com o produto

É claro que não adianta apenas “jogar” para averiguar se o monitor tem todas as qualidades necessárias para jogos, uma vez que muitas vezes alguns defeitos são quase imperceptíveis nos games. Isso acontece porque a tela está recheada de ação e texturas que complicam a visualização dos mínimos detalhes.

Assim, além de conferir o desempenho prático com games, nós rodamos algumas verificações com softwares especializados, que visam colocar os vários aspectos da tela em condições extremas. Os programas utilizados ajudam a conferir a performance quanto ao tempo de resposta, as capacidades de brilho e contraste, perfil cromático e outros pormenores.

É importante notar que algumas verificações também dependem do espectador, uma vez que cada pessoa pode enxergar de forma levemente diferente. Apesar das questões de variação de cor, muitos testes são bem objetivos e possibilitam chegar a conclusões relevantes. Abaixo, nós comentamos um pouco sobre os resultados com cada aplicativo.

Lagom LCD monitor test

O Lagom LCD monitor test é um website que fornece uma série de imagens para testar o contraste, as configurações de resolução, nitidez, calibragem de gama, níveis de preto, saturação de brancos, gradientes, inversão de pixels, tempo de resposta e ângulo de visão.

Para esses testes, nós usamos o modo de exibição padrão, já que precisamos da configuração de fábrica para identificar possíveis problemas. O Dell S2716DG apresentou excelentes resultados em todas as verificações, sem a necessidade de regulagens adicionais.

PixPerAn

O programa PixPerAn foi criado especialmente para testar monitores do tipo LCD. Através de vários scripts, o programa ajuda o espectador a conferir possíveis problemas no tempo de resposta ou nos ajustes de brilho, dois aspectos que costumam incomodar jogadores.

Bom, é importante constatar que notamos alguns inconvenientes no que diz respeito ao flicker screen. No modo-padrão, o display da Dell demora um pouco para eliminar todo o efeito de cintilação. É claro que esse teste coloca a tela em uma configuração extrema, quase rara em jogos, mas ainda é algo a se notar.

Alguns atrasos no tempo de resposta foram perceptíveis no teste das bandeiras, e o monitor exibiu leves rastros em situações em que havia uma grande diferença no contraste (com cores muito vivas). Isso também vale para o “chase test”, quando ainda pudemos perceber rastros da cor branca sobre o fundo azul escuro. Os outros testes com o PixPerAn apresentaram bons resultados.

É válido constatar que os testes deste software levam o monitor ao extremo, já que se tratam de situações irreais e visam apenas evidenciar problemas da tela. No caso do Dell S2716DG, os inconvenientes foram bem suaves e não foram constatados durante a execução dos jogos. Certamente, este Dell é bem adequado para jogatina.

Vale a pena?

O Dell S2716DG é um monitor que impressiona e apaixona já no primeiro contato. O design característico da marca é certamente um dos diferenciais, colocando o produto à frente de vários concorrentes mais simples (muitos modelos são mais quadrados e com visuais mais rudimentares, não que isso atrapalhe na jogatina).

A versatilidade proporcionada pelos tantos ajustes de posicionamento da tela também fazem diferença para quem não quer se incomodar com suportes e outros acessórios que garantam mais conforto.

Apesar de todas essas qualidades serem importantes, as características mais relevantes do aparelho aparecem mesmo na hora dos jogos. O tempo de resposta reduzido, que evita rastros e defeitos indesejados, e a tecnologia G-SYNC são qualidades que acabam impactando positivamente no dia a dia.

Enfim, considerando tudo isso, nós recomendamos o produto. Entretanto, há um ponto que é preciso levar em conta: o preço. Como todo produto premium, o Dell S2716DG chega por um valor bem salgado, que fica próximo de 3,7 mil reais. O número assusta, mas não destoa tanto considerando modelos concorrentes, como o ASUS PG278Q.

A grande diferença, no entanto, é que alguns produtos de terceiros ainda trazem a tecnologia 3D, com custo idêntico ou pouca coisa abaixo. Também é válido notar que há monitores para games sem o G-SYNC e com resolução Full HD com valores próximos de 2 mil reais, o que complica muito a adesão a esta tecnologia.

É claro que essa é uma decisão que cabe ao consumidor, mas talvez seja interessante aguardar uma promoção para levar este Dell para casa. De qualquer forma, é um ótimo projeto, que certamente oferece alta performance e elegância para o jogador.

Cupons de desconto TecMundo: