Review: repetidor D-Link DAP-1620

5 min de leitura
Imagem de: Review: repetidor D-Link DAP-1620

Quem usa WiFi em casa sabe que é difícil manter bom nível de sinal em todos os cômodos. Às vezes, por limitações nos aparelhos ou por conta de interferências, a rede fica bem fraca em alguns locais e a frustração é uma constante.

Para driblar esses inconvenientes, muitas pessoas optam pelas redes cabeadas. É claro que, do ponto de vista de velocidade e estabilidade, tal prática resolve bem o problema, porém é óbvio que a praticidade é deixada de lado.

É por isso que fabricantes como a D-Link investem em repetidores de sinal, que visam ampliar a extensão do sinal da rede sem fio ao mesmo tempo que garantem uma navegação mais homogênea. A marca que é uma das líderes no segmento apresenta agora uma nova solução para usuários domésticos e pequenas empresas.

O D-Link DAP-1620 é um repetidor de sinal que promete até quatro vezes mais velocidade do que os modelos comuns, chegando a quase 1.200 Mbps. Com sistema dual-band, este modelo opera com duas redes WiFi simultaneamente e garante que vários usuários naveguem sem ter suas experiências online comprometidas.

Especificações

Simples, compacto, simpático

Tirando alguns poucos modelos luxuosos — como o D-Link AC 3200 —, aparelhos de rede geralmente não são feitos para impressionar pelo visual. Os motivos são bastante lógicos: eles ficam em locais de difícil acesso (ou até escondidos) e não estão na lista de desejos dos consumidores.

Todavia, quando vemos um aparelho como o D-Link DAP-1620, percebemos que há como investir em design e levar conceitos diferenciados ao mercado, sem ter de acrescentar absurdos ao valor do produto. Seguindo padrões de mercado, este modelo tem dimensões reduzidas e não necessita de fonte externa.

Com formato retangular e antenas externas acopladas diretamente na carcaça, você só precisa arranjar uma tomada para conectar o dispositivo. Os cantos arredondados garantem um acabamento de boa qualidade e compõem um visual simples, mas ainda bem simpático. Quando as antenas são levantadas, o repetidor parece um pequeno ET.

Na parte da frente, a D-Link instalou um nível de sinal que é bem prático para o dia a dia: basta observar o índice de potência (que varia de 1 a 3 níveis) para verificar a qualidade do sinal recebido. Nessa área, ainda existe um ícone de funcionamento, que indica o status do produto. Abaixo, há uma porta de rede para conectar PC ou aparelhos que não possuem WiFi.

Configuração rápida

Assim como outros dispositivos de rede, o D-Link DAP-1620 não exige grande conhecimento de redes em sua primeira utilização. O procedimento demanda apenas a conexão com a rede sem fio padrão (que tem todos os dados informados em um cartão que acompanha o produto) e o acompanhamento do passo a passo pelo navegador (só é necessário acessar o IP do repetidor).

É importante notar que o usuário pode usar o mesmo nome de sua rede padrão ou criar outras redes próprias para o repetidor. O aparelho exigirá apenas a criação de senhas para cada WiFi. Após realizar esses procedimentos, o DAP-1620 reiniciará automaticamente e estará pronto para uso.

Por se tratar de uma extensão da sua rede, o repetidor conectará seu PC ou smartphone diretamente ao roteador, ou seja, o IP atribuído e os dados de acesso serão fornecidos pelo roteador principal (tal qual acontece com um hub). Depois da configuração inicial, você provavelmente não terá de voltar ao setup do repetidor, mas há opções (informadas no manual) para acessá-lo quando necessário.

Duas bandas para alto desempenho

Roteadores do tipo dual-band já são bem comuns, mas repetidores desse tipo ainda são peças raras, principalmente porque custam um bocado a mais. Felizmente, o repetidor DAP-1620 utiliza o padrão 802.11ac (a tecnologia wireless de alta velocidade mais atual) e consegue oferecer transmissão de dados que podem, teoricamente, chegar a 1.200 Mbps.

Vale notar que, mesmo se o seu roteador for do tipo single-band, você pode ter um ganho de sinal com o repetidor ao ativar dois SSIDs diferentes. A vantagem de ativar duas redes WiFi é que você pode conseguir sinais mais estáveis em algumas situações.

Um detalhe importante ao qual se deve prestar atenção é a velocidade máxima do produto. O DAP-1620 alcança em teoria 1.200 Mbps, mas essa velocidade só é possível ao somar as duas bandas e com aparelhos distintos conectados.

Apesar disso, este dispositivo garante experiências mais do que satisfatórias para qualquer ocasião. Você pode curtir streamings de mídia, ligações de voz pela internet, jogos online e uma navegação web rica em conteúdo em toda a sua residência — ao menos se sua internet permitir tudo isso.

Sua rede com alcance inacreditável

Testes com equipamentos de rede são complexos, já que dependem da conexão com a web para retransmitir os dados. Para conferir o desempenho do D-Link DAP-1620, nós realizamos testes práticos, visando avaliar a potência do sinal.

A ideia aqui é justamente analisar o gerenciamento do sistema dual-band, bem como testar a melhoria no alcance. Nós fizemos testes tanto com notebooks quanto com smartphones. Abaixo, veja alguns resultados de nossas verificações:

  • Conexão estável com até duas barreiras para distâncias de até 20 metros
  • Velocidade boa (acima de 100 Mbps) para distâncias de até 10 metros com barreiras
  • Velocidade elevada (acima de 200 Mbps) para distâncias de até 15 metros sem barreiras
  • Sinal de alta potência tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz
  • Alta capacidade para distribuir sinal para múltiplos dispositivos
  • Execução de vídeos em alta definição (Netflix e YouTube) em vários produtos simultaneamente (seis aparelhos usados)
  • Conexão funcional (velocidade máxima de 30 Mbps) com mais de três barreiras para distâncias de até 15 metros

É importante ressaltar que os resultados não foram idênticos em todos os produtos; notamos diferenças por conta das capacidades dos aparelhos. Além disso, a reprodução simultânea apresentou variações de acordo com o uso da rede (tivemos resultados diferentes em alguns horários) e a conexão de internet (usamos uma conexão de 100 mega).

Vale a pena?

O D-Link DAP-1620 é um excelente repetidor de sinal, que cumpre muito bem sua tarefa ao entregar bom nível de sinal e ótima experiência em múltiplos dispositivos. O sistema dual-band e as duas antenas externas garantem boas vantagens no dia a dia, seja para o uso doméstico ou em pequenos comércios.

Considerando este segmento que é abastecido por modelos bem mais simples e que nem sempre entregam a potência de que o consumidor precisa, o DAP-1620 se mostra muito mais robusto e interessante. Acontece que, devido às tecnologias mais avançadas e à capacidade ampliada na transmissão de dados, o preço deste modelo acaba sendo bem mais alto do que os básicos.

É possível encontrar o D-Link DAP-1620 por valores que variam de 300 a pouco mais de 400 reais nas principais lojas do Brasil. É um investimento alto para quem conta com poucos aparelhos em casa ou simplesmente não pretende usar serviços muito pesados na web. Todavia, a vantagem no ganho de sinal e a possibilidade de ter menos problemas com o WiFi acabam compensando um tanto.

No fim das contas, a decisão vai depender muito da quantidade de dispositivos que você utiliza na sua rede doméstica, bem como das tecnologias que você busca em um repetidor. Quem conta com muitos produtos que usam a banda de 5 GHz pode encontrar no DAP-1620 uma boa solução. Contudo, é inegável que com o mesmo preço é possível comprar dois repetidores e ampliar o sinal para mais ambientes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.