Review: roteador D-Link AC1750 DIR-859

6 min de leitura
Imagem de: Review: roteador D-Link AC1750 DIR-859

Nós já conhecemos os aparelhos da D-Link de longa data e geralmente ficamos surpresos com a qualidade que a companhia emprega em seus produtos. Ela é uma das principais fabricantes quando o assunto são soluções para redes domésticas e empresariais, inovando sempre com boas ideias e tecnologias mais robustas.

Recentemente, a empresa nos enviou o roteador D-Link AC1750 DIR-859 para uma análise mais detalhada. Trata-se de um aparelho de porte intermediário, que visa fornecer suporte completo para residências de tamanho avantajado com uma grande gama de dispositivos conectados simultaneamente à internet.

Apesar do tamanho diminuto, não se deixe enganar, pois este produto não é um roteador simples de capacidades limitadas. Muito pelo contrário, as características básicas deste D-Link já mostram que a fabricante conseguiu aliar os principais requisitos do consumidor comum num único aparelho.

Capaz de entregar taxas de transferências que somadas chegam a 1.750 Megabits por segundo, com longo alcance de sinal e transmissões simultâneas de duas bandas, este roteador pode ser uma solução interessante para a maioria dos consumidores que buscam um aparelho preparado para o futuro. Vamos conferir de perto todas as vantagens deste D-Link.

Especificações

Design funcional

Aparelhos de rede dificilmente são projetados para impressionar no quesito visual — ainda que existam modelos com esse tipo de proposta, inclusive um produto da D-Link que parece uma nave espacial —, sendo que este é exatamente o caso deste dispositivo.

O D-Link AC1750 DIR-859 apresenta características de design comuns, portanto nada de excepcional nesse quesito. Trata-se de um aparelho com projeto inteligente, pensado na funcionalidade, e não necessariamente focado para decorar o ambiente.

Com carcaça de plástico, este roteador se mostra muito leve. Ele é bem compacto, mas tem espaço suficiente para acomodar todos os componentes internos sem apresentar problemas com temperaturas excessivamente elevadas.

Na parte superior, ele traz os ícones de funcionalidade, que brilham com LEDs na cor verde. Os elementos visuais de representação são simples, mas informam rapidamente o usuário, sendo que isso é o que realmente importa para o dia a dia. Ficamos incomodados com o tamanho dos espaços luminosos, que são pequenos e de difícil visualização.

Na parte traseira, este D-Link apresenta as conexões de rede (quatro portas para conexão local e uma para interner) e energia. Ainda nessa região, o aparelho conta com espaços para as antenas. São três componentes que visam entregar sinal de alta potência e longo alcance. As antenas contam com ajustes de posicionamento.

Para facilitar na hora da instalação, a D-Link projetou orifícios na parte inferior do aparelho que permitem fixá-lo em uma parede. Nesse tipo de configuração, é possível ajustar as antenas para a vertical, garantindo a distribuição do sinal com melhor eficiência.

Duas bandas para alto desempenho

Roteadores que trabalham nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz não são exatamente novidade. Esses aparelhos já são bem comuns no mercado, mas nem todos conseguem transmitir os dois sinais simultaneamente, o que limita um pouco as capacidades de transmissão no dia a dia.

Felizmente, o roteador DIR-859 utiliza o padrão 802.11ac (a tecnologia wireless de alta velocidade mais atual) e consegue oferecer transmissão de dados que podem, teoricamente, alcançar até 1.750 Mbps.

É possível configurar dois SSDs diferentes, com duas senhas distintas, e garantir mais segurança para seus aparelhos, bem como economizar energia e conseguir sinais mais estáveis em algumas situações. A transmissão de sinal do DIR-859 é robusta, graças ao sistema de alta potência que leva o sinal wireless mais longe.

Vale constatar, no entanto, que a velocidade máxima deste modelo não se dá para um único aparelho. O valor informado pela fabricante é a somatória das duas bandas operando em conjunto, garantindo que vários gadgets conectados simultaneamente possam, em teoria, alcançar essa taxa de transferência total.

Apesar disso, este aparelho garante experiências mais do que satisfatórias para qualquer ocasião. Você pode curtir streamings de mídia, ligações de voz pela internet, jogos on-line e uma navegação web rica em conteúdo em toda a sua residência.

Administração muito fácil

A configuração do D-Link AC1750 DIR-859 é descomplicada, sendo apenas necessário conectar o modem ao seu roteador e ligar o PC no roteador para começar a usar. Caso você queira realizar configurações adicionais, todos os procedimentos são informados no manual do usuário.

Em nossas verificações, tivemos alguns problemas nesse sentido, pois nossa rede já conta com outros roteadores e switches, o que fez com que o D-Link obtivesse um IP diferente do que estava informado no manual. Contudo, esse tipo de problema não deve ocorrer em redes mais simples, como as que são comuns em residências.

O painel de administração da D-Link continua muito similar ao que já vimos em outros modelos. Todas as configurações são bem claras, os menus são rápidos e as opções escondidas são poucas. É bem fácil encontrar as principais funcionalidades e deixar sua rede protegida em poucos minutos.

Testes de desempenho

Testes com roteadores são complexos, uma vez que eles dependem da conexão com a internet para retransmitir os dados. Para conferir as capacidades de transmissão do D-Link AC1750 DIR-859, nós realizamos alguns testes práticos, visando avaliar tanto a potência do sinal quanto o gerenciamento do dispositivo na hora de transmissões sem fio.

A ideia é justamente averiguar este aspecto, uma vez que já é mais do que comprovado que roteadores desse segmento conseguem suprir as necessidades em conexões cabeadas. Além disso, é importante ressaltar que este modelo visa justamente suprir as deficiências que existem nesse sentido, então os testes wireless são fundamentais.

Nós fizemos testes tanto com notebooks quanto com smartphones. Abaixo, informamos alguns resultados de nossas verificações:

  • Conexão estável com até duas barreiras para distâncias de até 30 metros
  • Velocidade elevada (acima de 100 Mbps) para distâncias de até 20 metros com barreiras
  • Velocidade impressionante (acima de 300 Mbps) para distâncias de até 20 metros sem barreiras
  • Sinal de alta potência tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz
  • Alta capacidade para distribuir sinal para múltiplos dispositivos (testes realizados com seis aparelhos)
  • Execução de vídeos em alta definição (Netflix e YouTube) em vários produtos simultaneamente (seis aparelhos usados)
  • Conexão funcional (velocidade máxima de 30 Mbps) com mais de cinco barreiras para distâncias de até 30 metros

É importante ressaltar que os resultados não foram idênticos em todos os produtos, de modo que notamos diferenças por conta das diferentes capacidades dos aparelhos. Além disso, a reprodução simultânea apresentou variações de acordo com o uso da rede (tivemos resultados diferentes em alguns horários) e a conexão de internet (usamos uma conexão de 100 mega).

Vale a pena?

O D-Link AC1750 DIR-859 chega como uma ótima solução para roteamento de IP e distribuição de sinal wireless. Seu sistema de três antenas de alta potência e as capacidades para trabalhar com os mais recentes padrões, bem como a funcionalidade dual-band, são diferenciais importantes que garantem boas vantagens no dia a dia.

Em suma, percebemos que ele se posiciona muito bem frente aos modelos mais robustos (tratando aqui de modelos do tipo AC3200) graças às suas tecnologias que satisfazem as necessidades do usuário. Além disso, ele também se mostra uma alternativa viável para quem usa produtos mais simples, já que o preço não é tão alto.

É possível encontrar o DIR-859 por valores que variam de 600 a pouco mais de 700 reais nas principais lojas do Brasil. Certamente, é um preço elevado para quem conta com poucos dispositivos em casa ou simplesmente não pretende usar serviços muito pesados na web.

No entanto, levando em conta que muitos consumidores costumam usar vários aparelhos (e que muitos serviços já oferecem opções para múltiplos streamings), a adesão de um roteador mais robusto para tais atividades pode ser uma ideia interessante. O preço está dentro do cabível para a proposta, mas é claro que você sempre pode aguardar uma promoção. Ótima solução da D-Link. Recomendado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.