Revista Time divulga sua lista com as 25 melhores invenções do ano

6 min de leitura
Imagem de: Revista Time divulga sua lista com as 25 melhores invenções do ano

A Time divulgou na última quinta-feira (19) sua lista anual das invenções que mais marcaram o ano. Em 2015, a publicação decidiu eleger produtos tão distintos como o “Hoverboard Scooter” e o iPad Pro como os itens que mais ajudaram a melhorar e diversificar a vida nos mais diversos segmentos.

Além de objetos de uso prático, a revista também elegeu soluções arquitetônicas que fogem do lugar-comum. Exemplo disso é o “Lowline Lab”, um parque subterrâneo criado em um terminal de metrô abandonado de Nova York, um projeto de Dan Barasch e James Ramsey que tenta transformar um local escuro em sinônimo de áreas verdes com plantas florescentes.

A publicação também dá destaque a massas feitas com grão-de-bico substituindo trigo, ao HoloLens da Microsoft, testes de DNA compactos e a um sistema de moradias que oferece auxílio a moradores de rua. Para completar, há um livro que filtra a água para torná-la apta ao consumo e uma panela que ensina você a cozinhar, entre outras invenções interessantes. Confira a lista (sem ordem específica) eleita pela Time:

Hoverboard Scooter

O veículo que lembra um Segway usa um par de giroscópios elétricos para garantir o equilíbrio de seus usuários. Diversas companhias estão investindo no dispositivo, que é usado por algumas pessoas para fazer manobras radicais.

HoloLens da Microsoft

A descrição do HoloLens é simples, mas audaciosa: “o computador holográfico mais avançado do mundo que você já viu”. O produto é, de fato, uma máquina completa, contando com uma CPU, uma GPU e um processador holográfico que inaugura uma nova categoria de componentes, o Holographic Processing Unit (HPU).

Com a capacidade de reproduzir som de forma uniforme e em todas as direções, o HoloLens garante que a pessoa vai poder ouvir até mesmo o áudio reproduzido holograficamente em suas costas. Bacana, não é mesmo?

O caminhão transparente

Na Argentina, a Samsung se uniu à agência de publicidade Leo Brunett para criar um sistema de câmeras que transmite imagens da estrada à parte traseira de um caminhão. O objetivo é aumentar a visibilidade dos motoristas que dirigem atrás do veículo para tentar diminuir a grande quantidade de acidentes registrados durante tentativas de ultrapassagem.

Ouvidos biônicos do Doppler Labs

O sistema Here Active Listening da Doppler Labs promete reduzir ou ampliar sons específicos dentro de um ambiente. Dessa forma, você pode assistir a TV em casa sem se incomodar com o maquinário de uma construção vizinha ou ter uma conversa normal dentro de uma estação de metrô sem ter que levantar a voz.

iPad Pro + Apple Pencil

Pela primeira vez, a Apple ultrapassa a casa das 10 polegadas para uma tela sensível ao toque, prometendo altíssimo desempenho para que os usuários profissionais possam utilizar seus softwares com a maior área útil possível.

Os iPads sempre foram compatíveis com canetas stylus comuns, mas agora a Apple está trazendo a sua própria caneta — ou seria lápis? — para o iPad Pro: Apple Pencil. Conectando-se ao tablet , a novidade permitirá funções inéditas para os portáteis da Apple, sendo totalmente integrado aos apps de produtividade e desenho, por exemplo.

Parque subterrâneo

Trata-se de uma estação abandonada do metrô de Nova York que está sendo transformada em um parque subterrâneo. As plantas sobrevivem abaixo da terra por conta de uma rede de fibra óptica que capta luz do Sol no terraço de prédios acima e transmite tudo para dentro do espaço fechado.

Casper: startup que oferece colchões de alta qualidade

A Casper quer facilitar a vida de quem pretende comprar um novo colchão. Para isso, a companhia aposta em um único modelo de produto com custos claros e vendas exclusivamente pelo método online. Os consumidores que apostam na ideia têm 100 dias para mudar de ideia, o que acontece raramente — com isso, somente em 2015 a companhia deve registrar vendas de US$ 75 milhões.

Massa de grão de bico da Banza

Para acabar com a sensação de peso no estômago que sucede uma bela macarronada, a Banza decidiu substituir o trigo usado no preparo de massas por grão-de-bico, dobrando o número de proteínas e quadruplicando a quantidade de fibra do alimento original. Agora, a companhia planeja reinventar produtos como a massa de pizza e os cereais matinais.

Drikable Book, o livro que filtra água

O Drinkable Book faz parte de uma iniciativa que quer trazer água potável às 663 milhões de pessoas que não dispõem desse recurso básico. Graças a um tratamento especial, as páginas daquilo que parece um livro comum conseguem filtrar 99% das bactérias presentes na natureza. Atualmente em fase de testes, o sistema depende da ajuda de parceiros para poder um dia ser produzido em massa.

Hackaball, bola que ensina crianças a programar

Feita pela Many, empresa de consultoria digital, a Hackaball se conecta a um aplicativo de celular que permite controlar a maneira como ela se ilumina. Funcionando de forma relativamente simples, o sistema quer servir como estímulo para que crianças se acostumem com princípios de programação, cada vez mais necessários em um mercado que busca profissionais com essa habilidade.

CogniToys Dino, brinquedo que conversa com crianças

Em vez de repetir as mesmas falas constantemente, o Dino da CogniToys realmente conversa com crianças de 5 a 9 anos de forma realista. Além de responder perguntas simples, o dispositivo pode ser conectado à internet para ampliar seu vocabulário e aprender com as respostas dos seus usuários. Segundo o CEO da companhia, Donal Coolidge, o objetivo da novidade é permitir que o desenvolvimento educacional se torne uma experiência divertida e interessante.

Google Cardboard

O Google Cardboard ganhou dezenas de imitações, mas fez com que um novo ecossistema de apps fosse criado. Agora, a nova versão do Cardboard suporta aparelhos com telas de até 6 polegadas e também é compatível com iPhones.

Todos os visitantes da Google I/O 2015 receberam um de presente da Google e, com ele em mãos, tivemos a oportunidade de fazer os primeiros testes de compatibilidade com o iOS. Além do suporte ao app, a versão para iPhone ganhou ainda novas animações.

Saiba tudo sobre o Cardboard aqui.

Tesla Model X

Desde 2012, consumidores interessados no futuro da tecnologia aguardam ansiosamente pelo lançamento do Model X, automóvel fabricado pela Tesla. Após diversos adiamentos, revisões de projeto e iterações, a companhia finalmente anunciou na última terça-feira (29) que o modelo finalmente deve começar a ser ofertado ao público em geral.

Totalmente elétrico, o carro possui espaço para sete passageiros e um sistema baseado em dois motores capaz de atingir velocidades bastante altas — a novidade vai de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 3,2 segundos. Esse valor é mais baixo que o atingido por nomes consagrados como a Ferrarri Spider 458 4.5 V8 e a Lamborghini Gallardo LP570-4.

O estetoscópio superior da Eko Core

Este é o primeiro estetoscópio inteligente já fabricando. O aparelho funciona basicamente como um acessório que substitui a parte central do estetoscópio tradicional usado por médicos. Com isso, o aparelho pode se conectar a smartphones e tablets via Bluetooth e oferecer muito mais precisão e informações extras.

TZOA, o detector pessoal de poluição

Trata-se de um aparelho vestível desenvolvido para ser usado no dia a dia urbano. Com isso, ele consegue medir a quantidade de poluição a qual o usuário está exposto. O aparelho consegue instantaneamente determinar quão limpo ou sujo o ar ao redor é.

Outras invenções

A Time declarou que seus critérios para a escolha de invenções levam em consideração novidades que ajudam a tornar o mundo um lugar melhor, mais inteligente e um pouco mais divertido. Clique aqui para conferir a matéria completa (em inglês) e descobrir as justificativas que levaram a cada uma das escolhas.

O que você pensa sobre as escolhas da Time? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.