Você já parou para imaginar quantos aviões passam sobre nossas cabeças todos os dias? Não, né? Quem ficaria pensando nisso? Bem, na verdade, o desenvolvedor Callum Prentice pensou. O britânico, que vive em São Francisco, nos EUA, desenvolveu um mapa interativo que mostra centenas de rotas aéreas do mundo.

Sua obra foi criada usando a WebGL (Web Graphics Library), que é uma interface de programação em JavaScript com suporte para renderização de gráficos 2D e gráficos 3D. O recurso pode ser implementado em uma aplicação web sem a necessidade de plugins no navegador.  

Enxergando o mundo

No site Flight Stream, você pode ver a criação de Prentice. Ali, é mostrado o globo terrestre com várias linhas, que representam as rotas aéreas, e alguns pontos, que seriam as aeronaves. O desenvolvedor informa que a página não mostra voos em tempo real, porém, num futuro próximo ele pode aplicar essa ideia.

O usuário pode rotacionar e dar zoom no planeta como quiser. Usando um menu no canto superior direito, é possível destacar os recursos do mapa digital, deixando as rotas mais nítidas e aumentando a velocidade dos pontos ou os deixando maiores para melhorar a visualização. 

Cupons de desconto TecMundo: