Código para lançar mísseis nucleares dos EUA foi 00000000 durante 20 anos

1 min de leitura
Imagem de: Código para lançar mísseis nucleares dos EUA foi 00000000 durante 20 anos

(Fonte da imagem: Reprodução/TodayIFoundOut)

Durante o período da Guerra Fria, os Estados Unidos davam tanta ênfase à capacidade de se defender rapidamente de um ataque da União Soviética que tomaram algumas decisões no mínimo estranhas. Entre elas, está o fato de que todas as instalações do país capazes de lançar mísseis nucleares utilizavam o código 00000000 para permitir a realização dessa ação.

Para entender como isso pôde ser possível, é preciso voltar a 1962, ano no qual o então presidente John F. Kennedy criou um documento destinado a assegurar que todas as instalações armamentistas do país tivessem uma tecnologia conhecida como “Permissive Action Link” (PAL) instalada. Basicamente, esse dispositivo tinha o objetivo de garantir que somente a autoridade certa, munida do código correto, conseguisse iniciar um ataque.

Apesar de extremamente seguro, o sistema demorou a ser adotado por todas as instalações militares sob o controle dos Estados Unidos. Em 1972, por exemplo, metade dos mísseis instalados na Europa não contava com a proteção, e a maioria dos locais que possuía a tecnologia instalada só foram ativá-la em 1977.

Dentro do território norte-americano, coube ao secretário de defesa do governo Kennedy, Robert McNamara, se certificar de que o PAL estava instalado e funcionando. Porém, graças a uma richa entre ele e o Comando Aéreo Estratégico do país, todos os códigos de lançamento das 50 instalações locais foram configurados para 00000000 assim que McNamara deixou seu cargo.

Facilitando um contra-ataque

Para tornar tudo mais estranho, caso uma pessoa se esquecesse da sequência de números, era possível consultá-la em uma lista entregue a cada um dos soldados. Essa atitude, que pode parecer pouco segura, tinha como objetivo garantir a sobrevivência do país e a capacidade de contra-ataque em caso de uma ofensiva inimiga.

Os códigos de lançamento estavam prontamente disponíveis porque, no caso de um ataque nuclear, esperar pela confirmação presidencial de que isso realmente aconteceu poderia desperdiçar o tempo necessário para bombardear a Rússia. Além disso, como centros de comunicação poderiam ter sido destruídos, isso poderia resultar em diversos mísseis nucleares inutilizáveis simplesmente porque ninguém teria seus códigos de lançamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.