6 incríveis obras criadas com softwares de modelagem 3D

2 min de leitura
Imagem de: 6 incríveis obras criadas com softwares de modelagem 3D

Você já parou para pensar em como os softwares de modelagem 3D revolucionaram o mundo nos últimos anos? Mais do que permitir mais precisão em projetos, eles garantiram também muita diversão para as pessoas, graças à soma das possibilidades oferecidas com a criatividade. E se você está esperando encontrar um dinossauro gigante feito de LEGO na lista de possibilidades, veio ao lugar certo.

Confira alguns dos projetos mais legais que foram criados com o auxílio dos aplicativos de modelagem 3D da Autodesk e que agora estão exposição na Autodesk Gallery, em São Francisco (Estados Unidos). Vale dizer que seria praticamente impossível montar algo parecido com os exemplos deste artigo sem a utilização dos softwares.

1. Dinossauro de LEGO

Unindo as funcionalidades dos softwares Digital Designer e AutoCAD, foi possível criar e testar modelos para a construção de um dinossauro de 2,51 metros de altura. O projeto inclui a utilização de 62.500 peças de LEGO, todos com as posições calculadas pelos softwares da Autodesk. Para quem quiser comparar com a realidade, o modelo é baseado em um Lambeossauro.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

2. Torre de Xangai

Em 2014, quando a Torre de Xangai estiver completada, ela terá um total de 128 andares e será a maior construção da China. Uma versão menor da obra (escala 1:85) foi projetada com o AutoCAD para que vários testes de resistência ao vento pudessem ser realizados. Com o projeto, foi possível reduzir o impacto do vento na construção real em 24%.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

3. Renderização molecular

Impresso em três dimensões, uma réplica da transcrição de DNA para RNA (em escala aumentada de 10.000.000:1) foi totalmente projetada por cálculos realizados pelo AutoCAD. O modelo foi realizado por um estúdio de animação científica chamado Xvivo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

4. Sede da Masdar

A Masdar é uma empresa de energia dos Emirados Árabes e a maquete que você pode ver na imagem é uma réplica do que será a nova sede deles. Tudo foi projetado por designers e engenheiros especializados no AutoCAD, inclusive os sistemas de reaproveitamento de recursos – painéis de captação solar, por exemplo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

5. Ponte da Baía de São Francisco

A galeria com as obras criadas pelos aplicativos da Autodesk está em São Francisco. Por isso, a cidade não poderia deixar de receber uma homenagem. E ela veio em forma de uma grande ponte – a maior ponte suspensa e autoancorada do mundo –, que é uma réplica da “San Francisco Bay Bridge”, que liga a cidade até Oakland.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

6. Escaneamento e modelagem 3D

Dezenas de câmeras realizando a varredura de um rosto e um computador realizando cálculos complexos para conseguir projetar a imagem no AutoCAD 123 Make. Depois, uma impressora 3D ou um uma máquina de corte industrial pode colocar o projeto em prática. Na foto, você o rosto do CEO da Autodesk reproduzido pelo sistema.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

.....

Você imaginava que era possível fazer tantas coisas diferentes com os softwares desse tipo? Pois como você pode ver, as possibilidades são quase ilimitadas, pois tudo depende da sua criatividade. Já está pronto para criar seus próprios modelos?

Fontes: Gizmodo e Autodesk Gallery

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.