As ilusões de óptica mais incríveis da internet vol. 2

3 min de leitura
Imagem de: As ilusões de óptica mais incríveis da internet vol. 2

Nem tudo o que estamos vendo existe realmente. É verdade, somos enganados por nossos olhos o tempo todo – e não adianta dizer que com você é diferente. E quando encontramos algumas imagens ou vídeos preparados especialmente para esse tipo de “enganação”, percebemos o quanto é comum estarmos diante de ilusões.

Neste artigo, trouxemos dez ilusões de óptica incríveis que deixam qualquer um de boca aberta ao perceber o que estão vendo. Então, se você gosta do assunto, prepare-se para conhecer mais alguns exemplos surpreendentes. Só não nos responsabilizamos pela ocorrência de nós no seu cérebro.

1. Uma bela garota e seu braço peludo

Você está navegando pelas fotografias de sua amiga ou daquela menina que conheceu na balada e de repente percebe que ela tem o braço um pouco, digamos, peludo. O susto é grande, não é mesmo? Agora olhe de novo, mas com calma dessa vez. Conseguiu perceber que existe uma terceira pessoa na foto?

(Fonte da imagem: Reprodução/MoIllusions)

2. Beijos distantes

Uma das consequências mais bonitas da luz é a sombra. Quem é que nunca brincou de fazer bichos com as mãos em frente a lanternas? Se você sabe do que estamos falando, deve se lembrar de que nem sempre as sombras correspondem à realidade – afinal de contas, mãos podem ser transformadas em coelhinhos e vários outros animais.

(Fonte da imagem: Reprodução/MoIllusions)

Essa foto mostra exatamente isso. Quem observa apenas a sombra no muro não imagina que o casal projetado não passa de dois desconhecidos que nem mesmo estão próximos. Só esperamos que o namorado da menina também perceba o que estamos falando.

3. Vacas e manchas

Em que você pensa quando ouve a palavra “vaca”? Para alguns, a resposta pode ser outra, mas algumas pessoas responderiam “manchas” (tudo bem, “leite” também é uma resposta comum, mas vamos pensar em manchas). Veja a foto seguinte: o que aparece nela são apenas “borrões”, mas com um pouco de esforço é possível visualizar várias vaquinhas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Flixya)

4. O mundo psicodélico

Clique para executar o vídeo abaixo e aguarde enquanto ele é carregado. Depois, concentre-se no centro da imagem giratória e observe tudo girando por cerca de 40 segundos. Logo em seguida, é a hora de ver como o mundo pode ser maluco e giratório. Não entendeu? Então olhe para a palma da sua mão ou para qualquer outro lugar e veja tudo se mexendo de um modo engraçado.

5. Bill Gates voador

Uma foto clássica do fundador da Microsoft e um efeito simples de imagem. Aplicando o modo negativo e o intercalando com a fotografia normal, foi possível criar a sensação de que Bill Gates estava flutuando em seu escritório. Não olhe por muito tempo, pois você pode ficar bastante tonto.

(Fonte da imagem: Reprodução/MoIllusions)

6. Está tudo apertando

Você se lembra de uma cena clássica de “Guerra nas Estrelas” em que os personagens estão presos no processador de lixo, quase sendo esmagados? É essa a sensação que você vai ter ao olhar o centro da imagem. Apesar de ser uma composição estática, certamente você conseguirá notar a “movimentação” das laterais.

7. Pinturas 3D

Pinturas no chão são sempre impressionantes, ainda mais quando criadas por artistas muito talentosos. Esta foto, por exemplo, mostra uma das mais bem feitas. Criado por Edgar Mueller, o cenário caótico faz parecer que o mundo está desabando, mas na verdade são apenas desenhos tridimensionais. (Fonte da imagem: Reprodução/MetanaMorph)

8. Cavalinhos ou mesas gigantes?

Em meio a uma fazenda, você percebe que está vendo cavalos muito menores do que uma mesa e algumas cadeiras. A foto é impressionante, não? Você consegue dizer se os cavalos são miniaturas ou se a mesa é que é gigante? Enquanto pensa, aproveite para apreciar um pouco mais a maravilhosa obra.

(Fonte da imagem: Reprodução/MoIllusions)

9. Livro de imagens em movimento

Este vídeo nem precisaria de explicações, de tão impressionante. Um livro com várias imagens e uma pequena barreira – que funciona de maneira parecida com as telas parallax – compõem um sistema de animação bem simples. O dono do material só precisa movimentar sutilmente a barreira para ver todas as imagens se movimentando.

10. Branco ou colorido?

Olhe para o centro da imagem, entre os dois objetos coloridos. Quando eles começam a se movimentar, você os vê em cores ou em preto e branco? A grande verdade é que eles estão sem cor alguma, mas nossos olhos nos enganam, fazendo parecer que cada um dos lados está com uma cor diferente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.