Daniel Gies é o que podemos chamar de um artista talentoso. Seus diversos vídeos publicados no Vimeo mostram de maneira bem interessante, curiosos pontos da nossa ciência. Embora não sejam completamente instrutivos como um adulto possa esperar, é a dose ideal para despertar a curiosidade de aprendizado em uma criança.

No vídeo acima, Daniel explica um pouco mais do tamanho de um nanômetro. Para quem não conseguir acompanhar a narração, vamos tentar ajudar. A animação mostra uma criança sendo questionada pelo narrador sobre o que significa um nano. Segundo ele, a medida é um milhão de vezes menor do que a menor medida vista em uma régua.

A partir daí, a comparação começa a ficar interessante. A partir de um fio de cabelo, as medidas vão diminuindo na casa do milhar. Ao chegar ao tamanho de uma célula sanguínea, ainda estamos mil vezes maiores do que um nano. Diminuindo mais, temos um tamanho menor do que a luz visível. Nesse ponto, a célula parece com um gigante estádio de futebol.

No fim, podemos chegar a uma noção real de tamanho. A menina, com 100 nm de altura, é capaz de segurar um vírus da gripe, que possui em torno de 30 nm de diâmetro. A célula sanguínea também pode ser destrinchada, chegando ao ponto que nota-se que ela é formada por uma imensa quantidade de nano materiais, responsáveis pela sustentação e maleabilidade dela.

Adulto ou criança, apostamos que você não sabia que havia tanto acontecendo em um pedaço tão minúsculo de espaço.

Cupons de desconto TecMundo: