Você não vai ver os 12 pontos pretos ao mesmo tempo e nós contamos por quê

1 min de leitura
Imagem de: Você não vai ver os 12 pontos pretos ao mesmo tempo e nós contamos por quê

Ilusões de ótica são sempre um assunto que chama a atenção de muita gente. Afinal de contas, é difícil não se deixar contagiar pelas dúvidas que elas deixam em nossas mentes.

Hoje, trouxemos um desses exemplos que pode deixar a sua mente confusa e os seus olhos ainda mais. Está curioso para saber do que estamos falando?

Então confira a imagem que está logo abaixo deste parágrafo e depois aproveite para ver também a explicação de tudo.

Depois de analisar calmamente o material, você consegue dizer quantos pontos pretos estão sendo mostrados na tela? Pois a resposta é "12" — e é bem possível que você só consiga contá-los se fizer a análise ao mesmo tempo em que tapa parte da imagem.

Por quê?

Esta imagem se chama a "Ilusão da Extinção" e foi criada por J. Ninio. Ela foi criada com uma série de pontos pretos distribuídos em um padrão cinza com fundo branco. E de acordo com o criador do projeto, os motivos pelos quais nós vemos os pontos sumindo é bem fácil de ser explicado:

"Quando os discos brancos na grade são reduzidos e os pontos pretos são postos neles, eles tendem a desaparecer. Você vê somente alguns deles por vez, em conjuntos que parecem se mover pela página. Onde eles não são vistos, a grade cinza parece ser contínua e isso gera cruzamentos que não estão efetivamente presentes. Alguns pontos pretos piscam  e podem ser vistos nos cruzamentos em que não estão. A ilusão também funciona no contraste reverso."

Isso tudo acontece porque o nosso cérebro nos engana ao criar padrões de acordo com a visualização inicial. Isso faz parecer que a imagem está em movimento, mas você pode salvá-la aí no seu computador para ver que realmente não se trata de um GIF animado.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.