Você não vai ver os 12 pontos pretos ao mesmo tempo e nós contamos por quê

1 min de leitura
Imagem de: Você não vai ver os 12 pontos pretos ao mesmo tempo e nós contamos por quê
Avatar do autor

Ilusões de ótica são sempre um assunto que chama a atenção de muita gente. Afinal de contas, é difícil não se deixar contagiar pelas dúvidas que elas deixam em nossas mentes.

Hoje, trouxemos um desses exemplos que pode deixar a sua mente confusa e os seus olhos ainda mais. Está curioso para saber do que estamos falando?

Então confira a imagem que está logo abaixo deste parágrafo e depois aproveite para ver também a explicação de tudo.

Depois de analisar calmamente o material, você consegue dizer quantos pontos pretos estão sendo mostrados na tela? Pois a resposta é "12" — e é bem possível que você só consiga contá-los se fizer a análise ao mesmo tempo em que tapa parte da imagem.

Por quê?

Esta imagem se chama a "Ilusão da Extinção" e foi criada por J. Ninio. Ela foi criada com uma série de pontos pretos distribuídos em um padrão cinza com fundo branco. E de acordo com o criador do projeto, os motivos pelos quais nós vemos os pontos sumindo é bem fácil de ser explicado:

"Quando os discos brancos na grade são reduzidos e os pontos pretos são postos neles, eles tendem a desaparecer. Você vê somente alguns deles por vez, em conjuntos que parecem se mover pela página. Onde eles não são vistos, a grade cinza parece ser contínua e isso gera cruzamentos que não estão efetivamente presentes. Alguns pontos pretos piscam  e podem ser vistos nos cruzamentos em que não estão. A ilusão também funciona no contraste reverso."

Isso tudo acontece porque o nosso cérebro nos engana ao criar padrões de acordo com a visualização inicial. Isso faz parecer que a imagem está em movimento, mas você pode salvá-la aí no seu computador para ver que realmente não se trata de um GIF animado.

Fontes

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Você não vai ver os 12 pontos pretos ao mesmo tempo e nós contamos por quê