No começo deste mês, um DJ de Belo Horizonte teve uma surpresa muito ingrata após uma apresentação em Belo Horizonte. Gustavo Reis "Zubreu" tocou em uma festa e guardou todos os seus equipamentos no porta-malas do carro. De lá foi para um bar e para a casa da namorada. Na manhã seguinte, percebeu que os equipamentos haviam sido roubados.

Prejuízo grande: além de um Macbook, havia mesa controladora de som, peças e equipamentos de alto desempenho, cerca de 2 TB de músicas de trabalho. No total, o fruto do roubo estava estimado em cerca de R$ 15 mil. O artista então publicou a lista de equipamentos roubados para tentar receber alguma pista. Em um comentário, o link para um computador à venda na OLX.

Zubreu então foi até o anúncio e depois de algumas rápidas avaliações, teve certeza de que aquele computador era mesmo dele. Ou seja: encontrando o PC ele poderia também encontrar os outros itens que foram levados de seu carro arrombado. A história completa você pode conferir no site da BBC.

A negociação

O DJ pediu para que seu irmão e sua namorada dessem lances no computador para que ele pudesse ter o contato facilitado. Ele então foi até a Polícia, mas recebeu a informação de que só poderia ser atendido depois que a máquina estivesse em mãos, uma vez que ela serviria como prova do roubo.

O problema é que o vendedor desapareceu e não respondeu mais às mensagens dos "compradores. Foi aí que ele decidiu agir por conta própria e iniciou um contato direto com o vendedor — sendo que antes ele fez a troca de seu nome no WhatsApp para evitar qualquer identificação.

Na conversa, o DJ perguntou se o Mac ainda estava à venda, mas foi surpreendido com uma pergunta: "Tira senha de mac?". Foi aí que Zubreu tornou-se uma peça importante e em vez de comprar a máquina, iria fazer o desbloqueio para o ladrão.

O momento da ação

Depois de combinar o horário e o local da transação, Zubreu foi até um café combinado e esperou a chegada do vendedor-ladrão. Pegou o dispositivo, mas a polícia não apareceu. Por isso, ele teria que delatar o ladrão apenas quando fosse "devolver" o dispositivo já desbloqueado.

No dia seguinte, o DJ estava indo para o mesmo café e foi parado na rua pelo bandido. Nesse momento, o artista falou que só entregaria o computador no café para evitar problemas, foi então que o bandido acelerou e enviou mensagens dizendo que sabia que Zubreu teria "armado pra ele".

O ladrão ainda insistiu para que a máquina fosse enviada pelo correio, mas Zubreu queria um encontro pessoal para poder prendê-lo e recuperar o restante dos itens. Mas ele decidiu interromper a missão e contentar-se apenas com o computador. Como o próprio DJ disse: "Restou-me levar o equipamento na assistência técnica, para desbloquear e reinstalar todo o sistema operacional, que havia sumido no processo. E recomeçar a carreira: outros equipamentos e repertório novo - e um certo orgulho de ter passado a perna num profissional."

Cupons de desconto TecMundo: