DJ engana ladrão e 'rouba' seu próprio notebook de volta

2 min de leitura
Imagem de: DJ engana ladrão e 'rouba' seu próprio notebook de volta

No começo deste mês, um DJ de Belo Horizonte teve uma surpresa muito ingrata após uma apresentação em Belo Horizonte. Gustavo Reis "Zubreu" tocou em uma festa e guardou todos os seus equipamentos no porta-malas do carro. De lá foi para um bar e para a casa da namorada. Na manhã seguinte, percebeu que os equipamentos haviam sido roubados.

Prejuízo grande: além de um Macbook, havia mesa controladora de som, peças e equipamentos de alto desempenho, cerca de 2 TB de músicas de trabalho. No total, o fruto do roubo estava estimado em cerca de R$ 15 mil. O artista então publicou a lista de equipamentos roubados para tentar receber alguma pista. Em um comentário, o link para um computador à venda na OLX.

Zubreu então foi até o anúncio e depois de algumas rápidas avaliações, teve certeza de que aquele computador era mesmo dele. Ou seja: encontrando o PC ele poderia também encontrar os outros itens que foram levados de seu carro arrombado. A história completa você pode conferir no site da BBC.

A negociação

O DJ pediu para que seu irmão e sua namorada dessem lances no computador para que ele pudesse ter o contato facilitado. Ele então foi até a Polícia, mas recebeu a informação de que só poderia ser atendido depois que a máquina estivesse em mãos, uma vez que ela serviria como prova do roubo.

O problema é que o vendedor desapareceu e não respondeu mais às mensagens dos "compradores. Foi aí que ele decidiu agir por conta própria e iniciou um contato direto com o vendedor — sendo que antes ele fez a troca de seu nome no WhatsApp para evitar qualquer identificação.

Na conversa, o DJ perguntou se o Mac ainda estava à venda, mas foi surpreendido com uma pergunta: "Tira senha de mac?". Foi aí que Zubreu tornou-se uma peça importante e em vez de comprar a máquina, iria fazer o desbloqueio para o ladrão.

O momento da ação

Depois de combinar o horário e o local da transação, Zubreu foi até um café combinado e esperou a chegada do vendedor-ladrão. Pegou o dispositivo, mas a polícia não apareceu. Por isso, ele teria que delatar o ladrão apenas quando fosse "devolver" o dispositivo já desbloqueado.

No dia seguinte, o DJ estava indo para o mesmo café e foi parado na rua pelo bandido. Nesse momento, o artista falou que só entregaria o computador no café para evitar problemas, foi então que o bandido acelerou e enviou mensagens dizendo que sabia que Zubreu teria "armado pra ele".

O ladrão ainda insistiu para que a máquina fosse enviada pelo correio, mas Zubreu queria um encontro pessoal para poder prendê-lo e recuperar o restante dos itens. Mas ele decidiu interromper a missão e contentar-se apenas com o computador. Como o próprio DJ disse: "Restou-me levar o equipamento na assistência técnica, para desbloquear e reinstalar todo o sistema operacional, que havia sumido no processo. E recomeçar a carreira: outros equipamentos e repertório novo - e um certo orgulho de ter passado a perna num profissional."

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.