Vai para a Copa do Mundo 2022? Veja regras e costumes do local

3 min de leitura
Imagem de: Vai para a Copa do Mundo 2022? Veja regras e costumes do local
Imagem: Libre Notícias

A aguardada Copa do Mundo finalmente começou, e o país que está sediando a edição de 2022 é o Qatar. É a primeira vez que uma nação do Oriente Médio recebe o evento, então ainda há muito mistério sobre como as coisas vão acontecer por lá.

Seguindo rigorosamente tradições conservadoras do islamismo, é importante que quem deseja fazer as malas para acompanhar o campeonato mundial de futebol tenha em mente que o país aplica leis severas para os seus habitantes e os turistas devem obedecer grande parte delas — muitas extremamente questionáveis, diga-se de passagem.

Além disso, existem também as tradições do Qatar, que são conhecidas pela ancestralidade e inspiram o mundo inteiro. Portanto, criamos uma lista com as principais regras e costumes que fazem parte da cultura local. Confira!

O que pode e o que não pode fazer no Qatar?

É proibido o consumo de álcool nas ruas e estádios do país, apesar de muita gente estar dando um 'jeitinho' para driblar a lei. Mas está tudo bem se a bebida for consumida dentro de algum hotel que a libere.

Além disso, demonstrações de afeto em público também não estão liberadas. Vale para todas as orientações sexuais e pode render prisão de até sete anos. Tenha cuidado na hora de tirar fotos. Fazer registros inautorizados de prédios do governo, mesquitas e até mesmo de pessoas, pode lhe render uma abordagem policial, como aconteceu com esse repórter:

Estrangeiros não precisam usar as mesmas vestimentas que os qataris são obrigados a vestir, como o abaya (feminino) e o thobe (masculino), mas devem usar roupas discretas para não chamar atenção.

No Qatar, homens usam thobe e mulheres vestem abayaNo Qatar, homens usam thobe e mulheres vestem abayaFonte:  Jovem Pan News 

Roupas de banho, trajes mais decotados ou transparentes estão liberados somente dentro de hotéis específicos. Na rua é passível de punição. Sem contar que mulheres estrangeiras não podem mostrar joelhos, ombros, colo e barriga. Tudo tem que ser coberto.

Comprar ou usar entorpecentes ou até mesmo fumar na rua, está fora de cogitação em solo qatari também. E, por fim, falar palavrão e fazer gestos obscenos também estão proibidos, bem como descartar lixo em locais inapropriados;

Costumes e tradições interessantes do país sede da Copa do Mundo 2022

No Qatar, os falcões têm um verdadeiro culto e adoração, além de serem símbolos do país. A ave é tratada como pet e pode custar até R$ 200 mil, dependendo da espécie.

A "Dança das Espadas", conhecida como Ardha, é uma grande tradição qatari. Homens trajados de árabes empunham espadas prateadas e simulam conflitos que remetem ao passado beduíno do país. É uma demonstração de glória, força e habilidade.

O Ardha, ou "Dança das Espadas" é considerada uma demonstração de força, coragem e habilidadeO Ardha, ou "Dança das Espadas" é considerada uma demonstração de força, coragem e habilidadeFonte:  Find Images 

Outra curiosidade interessante são os majilis – grandes espaços para receber famílias e amigos. Eles oferecem muito conforto e requinte, mas quem o frequenta precisa seguir as regras, evitando roupas inadequadas e não deixando de saudar o anfitrião da instalação, entre outras regras;

Os majilis são pensados para receber família e amigos com muito conforto e requinteOs majilis são pensados para receber família e amigos com muito conforto e requinteFonte:  Dubai Curtain and Blinds 

Além dos majilis, outro lugar muito tradicional é o shisha lounge, mais frequentado por homens. Lá é possível socializar enquanto se fuma um narguilé.

Deu fome? O machboo é um dos pratos mais tradicionais do Qatar. Ele é uma combinação de arroz, carnes, vegetais, ervas e temperos. Vale experimentar!

O machboo é um dos pratos mais tradicionais do QatarO machboo é um dos pratos mais tradicionais do QatarFonte:  Daring Gourmet 

E você sabia que no país a semana de trabalho vai de domingo a quinta-feira? Nas sextas e sábados, grande parte dos escritórios permanece fechada. Bem diferente daqui, não é mesmo?

Vale lembrar que a lista é bem mais extensa do que essa, mas tendo conhecimento desse guia básico, você pode curtir a Copa do Mundo no Qatar com mais consciência em relação aos costumes, tradições e regras locais. Ainda dá tempo de fazer as malas e ir torcer pelo hexa!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.