11 livros de romance juvenil para você ler e se surpreender

5 min de leitura
Imagem de: 11 livros de romance juvenil para você ler e se surpreender
Imagem: Unsplash

Ano após ano, ele é um dos gêneros literários que mais cresce. Não é incomum encontrar livros de romance juvenil na lista dos mais vendidos. Eles fazem parte da formação dos leitores, são fundamentais em parte de nossa vida.

É por essa razão que decidimos contribuir no incentivo à leitura, elaborando uma lista que contempla obras do gênero reconhecidas por sua qualidade. Seja em formato físico ou em ebook, não tenha dúvidas, um deles pode ser seu próximo livro favorito. Confira!

1. Eleanor & Park - Rainbow Rowell

(Fonte: Companhia das Letras/Reprodução)(Fonte: Companhia das Letras/Reprodução)Fonte:  Companhia das Letras 

Rainbow Rowell é uma autora de livros de romance juvenil muito conceituada, tanto entre o público como na crítica especializada. Eleanor & Park, a obra dela que destacamos, é considerada uma das maiores da literatura jovem contemporânea.

O livro conta a história de Eleanor, que chega a uma nova cidade e passa por dificuldades para se encaixar. Ela conhece Park, um rapaz meio no canto dele, com perfil mais rebelde, com quem desenvolve uma forte amizade, até que se apaixonam. O livro se passa em 1986, mostrando como dois jovens de 16 anos reagem ao primeiro amor.

2. Vermelho, Branco e Sangue Azul - Casey McQuiston

(Fonte: Companhia das Letras/Reprodução)(Fonte: Companhia das Letras/Reprodução)Fonte:  Companhia das Letras 

Lançado no fim de 2019 no Brasil, Vermelho, Branco e Sangue Azul, da autora Casey McQuiston, é daqueles livros de romance juvenil que marcam os leitores.

Conta a história de Alex Claremont-Diaz, filho da presidente dos Estados Unidos, que acaba se apaixonando por Henry, príncipe da Inglaterra. Os dois, que não se suportam, acabam desenvolvendo um relacionamento impensado.

3. A Barraca do Beijo - Beth Reekles

(Fonte: Astral Cultural/Reprodução)(Fonte: Astral Cultural/Reprodução)Fonte:  Amazon 

Ok, talvez você tenha assistido A Barraca do Beijo na Netflix, mas sabia que se tratava da adaptação de uma obra literária? Pois é, o livro da autora britânica Beth Reekles acompanha Elle Evans, uma garota bonita e popular que nunca foi beijada.

Amiga de Lee e apaixonada por Noah, seu irmão, ela luta para não ter seu coração partido e tentar conquistar o bad boy da escola.

4. Teto Para Dois - Beth O'Leary

(Fonte: Intrínseca/Reprodução)(Fonte: Intrínseca/Reprodução)Fonte:  Intrínseca 

Quando lançou Teto para Dois, em 2019, a britânica Beth O'Leary provavelmente não sabia que estava lançando um dos principais livros de romance juvenil daquele ano.

A obra tem como protagonistas Tiffy e Leon, que dividem um apartamento com apenas uma única cama. Ela, recém-saída de um namoro, vai morar com Leon, que passa por dificuldades financeiras e subloca seu apartamento, onde só fica durante a manhã. Não quero dar spoiler, mas talvez você queira se apaixonar depois de ler o livro.

5. Victoria e o Patife - Meg Cabot

(Fonte: Galera/Reprodução)(Fonte: Galera/Reprodução)Fonte:  Record 

Poucos nomes são tão consolidados no romance juvenil do que o da norte-americana Meg Cabot. Em Victoria e o Patife, acompanhamos garota que dá nome ao livro, criada pelos tio na Índia e enviada para a Inglaterra com o objetivo de conseguir um marido.

Durante a viagem, conhece Hugo Rothschild, por quem se apaixona, mas vê a resistência do capitão do navio, Jacob Carstairs, ser um obstáculo à sua história de amor.

6. Amor & Gelato - Jenna Evans Welch

(Fonte: Intrínseca/Reprodução)(Fonte: Intrínseca/Reprodução)Fonte:  Amazon 

Lina perde a mãe e precisa ir morar com o pai que não conhecia na Itália. Incomodada com os rumos abruptos que sua vida toma, ela encontra o diário da mãe, que narra a história de amor com o pai.

No meio disso, a autora Jenna Evans Welch constrói aventuras amorosas para sua personagem de Amor & Gelato, em um dos livros de romance juvenil mais tocantes que você poderá ler.

7. Azeitona - Bruno Miranda

(Fonte: Outro Planeta/Reprodução)(Fonte: Outro Planeta/Reprodução)Fonte:  Amazon 

O paulistano Bruno Miranda fez de Azeitona um dos livros de romance juvenil brasileiros mais interessantes. A narrativa permeia a história de dois "estranhos".

Sem nunca terem sido amigos na escola, Ian e Emília desenvolvem um plano de fingir que são um casal que terá um bebê, tudo para poder participar de um reality show que apresente a vida deles. Acontece que, no meio do caminho a relação deles muda, e eles se aproximam como nunca imaginariam.

8. Só Escute - Sarah Dessen

(Fonte: Seguinte/Reprodução)(Fonte: Seguinte/Reprodução)Fonte:  Amazon 

Annabel, a personagem de Só Escute, da norte-americana Sarah Dessen, é uma jovem que aparenta ter a vida perfeita. Só que fatos inesperados jogam sua vida de ponta cabeça.

Ao brigar com a melhor amiga e sofrer com problemas em casa, ela acaba se sentindo isolada. Ao menos até conhecer Owen, o misterioso garoto da sua sala.

9. Fica entre nós - Sophie Gonzales e Cale Dietrich

(Fonte: Seguinte/Reprodução)(Fonte: Seguinte/Reprodução)Fonte:  Amazon 

A dupla de autores australianos Cale Dietrich e Sophie Gonzales criou, em Fica Entre Nós, um dos livros de romance juvenil contemporâneos mais ligado com as novas gerações.

A obra acompanha a boy band Saturday, em que o amor vai surgir entre Ruben e Zach, não sem as dificuldades que se assumir gay possuem. É uma obra tocante sobre a autodescoberta e sobre o amor – em toda sua dimensão!

10. E se a gente tentasse? - Becky Albertalli e Adam Silvera

(Fonte: Intrínseca/Reprodução)(Fonte: Intrínseca/Reprodução)Fonte:  Amazon 

Sequência de E se fosse a gente?, E se a gente tentasse? foi escrito pela dupla Becky Albertalli e Adam Silvera.

A aguardada continuação de um dos livros mais aclamados dos últimos anos torna a tentar ver se o universo dará uma chance ao amor de Ben e Arthur. Ao se reencontrarem após dois anos, precisam entender se o futuro reserva a eles o amor.

11. Olá, Caderno! - Manu Gavassi

(Fonte: Rocco/Reprodução)(Fonte: Rocco/Reprodução)Fonte:  Amazon 

Olá, Caderno!, da cantora e ex-BBB Manu Gavassi, é mais dos livros de romance juvenil brasileiros que merece destaque.

Ele é uma espécie de diário de Nina, que nele escreve seus pensamentos e reflexões ao longo do último ano do ensino médio. Uma obra muito elucidativa sobre o universo de garotas jovens, suas desilusões amorosas, problemas familiares e a expectativa pelo futuro.

Nossa torcida é para que você ainda não conheça todos os livros presentes nessa lista e se apaixone por cada um deles. Porém, se tivermos esquecido algum, não esqueça de contar para nós. Compartilhe com os amigos, aproveite para ler e se encantar com histórias premiadas e recheadas de romance!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.