Copa do Mundo: 10 comerciais inesquecíveis da competição

3 min de leitura
Imagem de: Copa do Mundo: 10 comerciais inesquecíveis da competição
Imagem: Pexels

Ruas decoradas, bandeirinhas em carros e casas, noticiários com extensivas coberturas, expedientes reduzidos, bolões da firma, vuvuzelas, palpite entre os amigos… Não tem escapatória, a Copa do Mundo vai além das linhas do estádio de futebol e simplesmente toma conta de tudo, mas de tudo mesmo, ainda mais no nosso país.

E certamente uma das vertentes mais lembradas durante o período do evento é a publicidade, sobretudo os comerciais exibidos na televisão. Nesta lista para lá de nostálgica, vamos recordar o que houve de melhor e mais emblemático nas copas anteriores, com direito a um bônus bem bacana no final.

1. Mais um, mais um!

Em 1994, ano do tetracampeonato, as crianças cantavam o jingle de bebida alcoólica dentro das escolas, mas convenhamos que era difícil não se deixar levar pela energia do comercial da Brahma, que fez um sucesso estrondoso na época e com certeza é o mais recordado da Copa que ocorreu nos Estados Unidos.

2. 'Dibrando' geral no aeroporto

Queríamos estar assim com os amigos que gostamos, "dibrando" todo mundo em um aeroporto ao som de "Mais que Nada", de Sérgio Mendes. Ronaldo, Romário, Denilson, Cafú, Leonardo, entre outros grandes nomes da seleção que foi vice-campeã na França, em 1998, eram as estrelas desse comercial inesquecível da Nike.

3. "Tartaruga Né! Tartaruga Né!"

Essa aí de lenta não tinha nada! No ano do penta, a tartaruga da Brahma fazia embaixadinhas com latas de cerveja, driblava pessoas mundo afora e, claro, consumia muita cerveja para espantar o calor. Os comerciais da mascote são facilmente os mais recordados daquela época. Impossível não se lembrar do "iiihhh" no final de cada filme.

4. Coca-Cola na rua!

Em todo lugar, pelas ruas do país, estava todo mundo junto na vontade de ser feliz com Pelé, Toni Garrido e muita Coca-Cola para a galera. Esse jingle é, de longe, um dos mais contagiantes quando assunto é Copa do Mundo, e expressava com fidelidade o clima otimista que tomou o nosso país em 2002.

5. 'Olê!'

Quando Brasil e Portugal estão próximos de se enfrentar em campo, Luís Figo dá um 'olê!' em Ronaldo fenômeno, desencadeando um embate épico que toma conta dos corredores do estádio. Destaque também para Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e o até então novato Cristiano Ronaldo. Esse vídeo da Nike foi um verdadeiro sucesso em 2006.

6. Oktober Pepsi

Imagina só você chegar em uma Oktoberfest regada a… Pepsi — isso mesmo, refrigerante —, não encontrar nenhuma cervejinha e ainda ter que bater uma pelada com os festeiros para poder tomar um gole da bebida. Foi assim que Roberto Carlos, David Beckham, Thierry Henry e companhia tiveram que fazer para curtir essa festa em 2006.

7. O torneio secreto!

Voltando para 2002, a bola "comia solta" em um torneio épico e secreto organizado pela Nike — que todo mundo sabia que existia, não é mesmo?

Ao som de Elvis Presley, os craques mostravam seus talentos no maior estilo FIFA Street. Muita gente considera esse comercial o melhor de todos os tempos no quesito futebol.

8. Dancinhas e comemorações de gol

E essa versão de "Wavin' Flag" na voz de Samuel Rosa, vocalista do Skank, no duo com o próprio K'naan, responsável pela canção original? A Copa do Mundo de 2010 detém os hits mais amados pelo público, e o comercial da Pepsi era reflexo disso, exaltando as comemorações dos gols.

9. Futebol na África

Mais uma vez os craques tiveram que bater uma bolinha para conseguir tomar uma Pepsi gelada. Dessa vez na África e na presença de Messi, Thierry Henry, Kaká, Lampard, Andrei Arshavin e Drogba, além de Akon garantindo a trilha sonora do embate. Vídeo super-rítmico e bem-produzido.

10. Nunca foram campeãs

O tempo passou desde o penta e tem gente que não faz nem ideia do que é ver a Seleção Brasileira erguendo uma taça. Esse é o mote da campanha da Sadia na Copa de 2014, com crianças pedindo para que o time de Felipe Scolari trouxesse o hexa — e nós sabemos muito bem o que aconteceu naquele fatídico ano… Quem sabe não chegou a vez de elas verem o hexa acontecer.

Bônus cheio de nostalgia

E, para fechar com um bônus, o vídeo mais atual da nossa lista é pura nostalgia e mistura só que teve de bom nas Copas anteriores: Zeca Pagodinho, cerveja para geral, "Waka Waka", Galvão Bueno, memes, comemoração do Bebeto em 94 e muito mais.

Se esse comercial lançado agora, em 2022, não ajudar a trazer o hexacampeonato, vai ser bem triste! E aí, qual é o seu comercial favorito? Comente lá nas nossas redes sociais para a gente saber.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.