Tazo e outros 9 brinquedos antigos que deixaram saudade

3 min de leitura
Imagem de: Tazo e outros 9 brinquedos antigos que deixaram saudade
Imagem: UOL

Quem cresceu nos anos 80 e 90 certamente tem saudade de alguns brinquedos que viraram verdadeira febre. Quem teve Tazo, ioiô, ou brincou com o macaco Murfy e a coleção Moranguinho sabe como era bom brincar com eles.

Neste texto, lembramos de 10 brinquedos antigos que marcaram a vida das crianças desta época. Confira!

1. Tazo

(Fonte: Casa do Colecionador)(Fonte: Casa do Colecionador)Fonte:  Casa do Colecionador 

No fim da década de 1990, a Elma Chips lançou uma coleção de disquinhos de papel que vinham dentro dos sacos de salgadinho. O sucesso foi imediato: as crianças passaram a colecionar aquelas peças para apostar partidas de um jogo que lembrava bafo – aquele em que dá um tapa na figurinha no intuito de virá-la.

As vendas dos salgadinhos aumentaram em 100% em 1997. A primeira coleção foi de Looney Tunes. Depois vieram Animaniacs, Tiny Toons, O Máskara, Pókemon e Dragon Ball Z. No total, foram 900 disquinhos diferentes para colecionar.

2. Macaco Murfy

(Fonte: Blog Ana Caldatto)(Fonte: Blog Ana Caldatto)Fonte:  Blog Ana Caldatto 

No fim dos anos 1980, a empresa Estrela lançou um boneco de um gorila com um brinco de banana que, quando sua barriga era apertada, ele soltava um grunhido.

O macaquinho fez um sucesso enorme entre as crianças, que queriam colecionar as edições do Murfy em várias cores, idades e roupas. O slogan da propaganda do boneco era "o conquistador de corações".

3. Ioiô

(Fonte: Sebo nas Canelas)(Fonte: Sebo nas Canelas)Fonte:  Sebo nas Canelas 

O ioiô é um dos mais antigos brinquedos já inventados. Ele consiste em dois discos unidos por um eixo no qual se prende uma corda. A brincadeira envolve conseguir fazer o ioiô subir e descer na corda sem que ele fique parado – foi responsável por auxiliar a reduzir a ansiedade em muitas pessoas!

Nos anos 1980 e 1990, as crianças brasileiras viveram ondas de febre em que os ioiôs voltaram à moda. Em 1982 e 1995, a Coca-Cola lançou coleções do brinquedo, revivendo o interesse sobre este esporte.

4. Coleção Moranguinho

(Fonte: Shopee)(Fonte: Shopee)Fonte:  Shopee 

As bonecas Moranguinho foram criadas a partir dos desenhos feitos pela ilustradora Muriel Fahrion em 1977. Em 1979, um fabricante criou o primeiro protótipo: uma boneca de pano, com sardas, fios vermelhos e um chapéu com estampas de morango.

Mais tarde viriam outras personagens, com nomes de frutas ou de sobremesas. A marca existe até hoje. Uma curiosidade: o Brasil é o segundo país em que a coleção de bonecas faz mais sucesso, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

5. Cara a Cara

(Fonte: Pinterest)(Fonte: Pinterest)Fonte:  Pinterest 

O jogo Cara a Cara, lançado em 1986 pela Estrela, é a versão nacional de outro jogo lançado em 1979, com o nome "Guess Who?" 

Ele tem uma dinâmica simples, mas era super divertido: consistia em uma espécie de "batalha naval" em que cada um dos jogadores fazia perguntas e tinha que descobrir qual era o personagem do adversário.

6. Fofolete

(Fonte: Você se Lembra)(Fonte: Você se Lembra)Fonte:  Você se Lembra 

As pequenas Fofoletes surgiram nos anos 1970. São bonequinhas que vinham em caixas que lembravam embalagens de fósforos.

Foram lançadas no Brasil pela Estrela e fizeram muito sucesso, contabilizando cerca de 12 milhões de itens vendidos. E elas existem até hoje!

7. Gravador infantil da Gradiente

(Fonte: Propagandas Históricas)(Fonte: Propagandas Históricas)Fonte:  Propagandas Históricas 

Toda criança mais moderna e antenada queria ter um rádio-gravador da Gradiente. Ele vinha com espaço para colocar uma fita K7 e um microfone.

A partir daí, os pequenos conseguiam cantar músicas, gravar histórias e fazer entrevistas. Um brinquedo incrível, que foi relançado recentemente em uma versão mais moderna.

8. Tamagotchi

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)Fonte:  Wikipedia 

Já na década de 1990 – mais especificamente, em 1996 – uma empresa japonesa chamada Bandi lançou um brinquedo eletrônico que pareceu revolucionário.

Basicamente, era um animalzinho eletrônico que as crianças precisavam cuidar para que ele não morresse. Isso consistia em alimentar o bichinho, dar banho e brincar com o filhote. O brinquedo foi um sucesso enorme e mais de 79 milhões de Tamagotchis foram comercializados pelo mundo.

9. Pense Bem

(Fonte: Sempre Família)(Fonte: Sempre Família)Fonte:  Sempre Família 

As crianças dos anos 1980 também tiveram a oportunidade de conhecer algo próximo ao computador.

O Pense Bem era uma pequena máquina eletrônica em que os participantes respondiam a perguntas – que eram acompanhados em livros à parte – e apertavam um botão correspondente com sua resposta. Para os nerds, era irresistível!

10. Pogobol

(Fonte: Pinterest)(Fonte: Pinterest)Fonte:  Pinterest 

O Pogobol foi lançado no Brasil no Natal em 1987. Ele consiste em duas bolas de borracha unidas por uma plataforma de plástico rígido. A criança sobe nele e começa a pular pela casa.

Ele foi uma febre na década de 1980, mas existe até hoje, e foi responsável por muitos tombos. Afinal, é necessário muita coordenação para permanecer em cima do brinquedo.

Curtiu este conteúdo? Acompanhe mais matérias aqui no TecMundo sobre elementos da cultura pop dos anos 80 e 90 que deixaram muita saudade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.