Halloween: 10 costumes que acontecem na comemoração

4 min de leitura
Imagem de: Halloween: 10 costumes que acontecem na comemoração
Imagem: Unsplash

Um dos aspectos mais lembrados quando pensamos nos Estados Unidos é o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, celebrado anualmente no dia 31 de outubro.

Apesar de não ser um feriado oficial norte-americano, ele movimenta a economia local e faz parte da cultura do país. A data também é forte em outros locais, como Irlanda e Canadá.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue a leitura conosco e veja quais são os 10 melhores costumes de Halloween espalhados pelo globo!

1. Histórias de terror

costumes de halloweenContar histórias de terror é um costume do Halloween.

Se você é fã dos gêneros de terror, com certeza já assistiu algum filme em que um grupo de jovens se encontram para contar histórias assombradas. Afinal, o friozinho na barriga é uma ótima para entreter e mergulhar na atmosfera do Halloween.

Isso também acontece na vida real. Muitos entusiastas de suspense, true crime e lendas urbanas se juntam para falar sobre os temas e encarar de perto a sensação de medo.

2. Doces ou travessuras

(Fonte: Unsplash)Pedir doces ou fazer travessuras é um dos costumes do Dia das Bruxas.Fonte:  Unsplash 

Essa tradição de Halloween começou de modo diferente. Inicialmente, os norte-americanos tomaram emprestadas tradições europeias, vestindo-se com fantasias e indo de casa em casa pedir comida ou dinheiro.

Com o passar dos anos, próximo à Independência, a tradição trocou o dinheiro por travessuras. Na virada para o século XIX, houve um movimento para acabar com essa tradição, tornando a celebração menos sobre fantasias e doces e mais em ponto de encontro da comunidade.

3. Lanterna de abóbora (Jack-O'-Lanerns)

(Fonte: Unsplash)As lanternas de abóboras são tradicionais no Halloween.Fonte:  Unsplash 

A lanterna de abóbora é feita esculpindo um desenho em sua lateral, posteriormente colocando velas acessas em seu interior. Sua origem está na Irlanda, na segunda metade do século XIX.

Foi popularizada a partir da lenda de Stingy Jack, um homem que prendeu o diabo, soltando-o apenas com a promessa de nunca ir para o inferno. Com sua morte, descobriu que não seria aceito no céu, sendo condenado a vagar pela Terra como um fantasma.

Para não ficar de mãos abanando, o diabo teria lhe dado um carvão em brasa dentro de um nabo esculpido para iluminar seu caminho. A lenda virou livro e inspirou os moradores, que passaram a montar a lanterna para afugentar maus espíritos.

4. Fantasias assustadoras

(Fonte: Unsplash)Fantasias são utilizadas tradicionalmente no Halloween.Fonte:  Unsplash 

A questão das fantasias vem do Samhain, a festa celta. Eles acreditavam que durante a celebração, os espíritos caminhavam livres pela Terra.

A criação do Dia de Finados ajudou a perpetuar essa ideia. Então, os celtas tiveram a ideia de se disfarçar usando fantasias, para que os espíritos os deixassem em paz.

5. Pegar maçãs com a boca

(Fonte: Wikimedia Commons)Pegar maçã com a boca é uma das brincadeiras do Dia das Bruxas.Fonte:  Wikimedia Commons 

Um dos costumes de Halloween mais comuns nas festas é o jogo de pegar maçãs de uma grande bacia com água utilizando apenas a boca.

A origem da brincadeira está na celebração romana: a Pomona, deusa da agricultura e da abundância. Quando os romanos conquistaram as Ilhas Britânicas, a tradição se misturou com o Samhain, precursor do Halloween.

6. Preto e laranja: as cores do Halloween

(Fonte: Unsplash)Preto e laranja são as cores oficias do Halloween.Fonte:  Unsplash 

O uso de preto e laranja como "cores oficiais do Halloween" também vem do Samhain, a celebração celta. O preto era associado com a "morte", o fim do verão; já o laranja representava a vida, o renascimento, simbolicamente caracterizado pela colheita do outono.

7. Pegadinhas

(Fonte: Wikimedia Commons)As travessuras também fazem parte do Dia das Bruxas.Fonte:  Wikimedia Commons 

Pregar peças ou fazer pegadinhas com as pessoas também faz parte dos costumes de Halloween. Para ser mais exato, ela ocorria antes da festa em si, em uma data conhecida como "noite do diabo".

Existem diferentes teorias para sua origem, mas o Samhain é a mais aceita, tendo chegado à América com escoceses e irlandeses. Nos Estados Unidos, reuniram a tal "noite do diabo" com o dia das bruxas.

8. Fartura de doces

(Fonte: Wikimedia Commons)Doces são consumidos e "caçados" no Halloween.Fonte:  Wikimedia Commons 

Entre as tradições da celebração, o consumo de doces é muito conhecido. Porém, só foi introduzido na festa a partir de meados do século XX. Antes disso, crianças e adolescentes recebiam brinquedos, moedas, frutas e nozes. A mudança partiu como um esforço de marketing de companhias de doces.

9. "Milho doce"

(Fonte: Wikimedia Commons)Milho doce é uma guloseima tradicional.Fonte:  Wikimedia Commons 

O "milho doce" é um tipo de guloseima que não encontramos aqui no Brasil. É uma espécie de confeito, feito no formato de grão de milho e pintado em três cores: branco, laranja e amarelo.

O doce foi inventado em 1880, mas só se popularizou em 1898, com o nome de "ração de galinha". Tornou-se comum o consumo no dia das bruxas porque era produzido apenas no período da celebração.

10. Morcegos e o Halloween

(Fonte: Unsplash)Há quem associe Halloween com morcegos.Fonte:  Unsplash 

Os morcegos se tornaram símbolos do Halloween também a partir do Samhain. Não apenas eles, mas também insetos, eram atraídos pelas grandes fogueiras das festas.

Logo, entraram para o folclore da festa como sendo parte integrante. Todo o misticismo e superstição veio do folclore medieval – e dos filmes –, que ligava os morcegos à morte.

Você é do time que celebra o Dia das Bruxas ou da turma que prefere celebrar o folclore nacional? Seja como for, dê uma olhadinha no portal  para encontra outros artigos do seu interesse.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.