12 curiosidades sobre a origem do brinquedo LEGO

4 min de leitura
Imagem de: 12 curiosidades sobre a origem do brinquedo LEGO

Provavelmente, em algum momento da infância, você já brincou com LEGO. Os pequenos tijolos coloridos são realmente fascinantes, uma vez que oferecem respaldo à imaginação das crianças — e dos adultos também. Basicamente, o que fazemos com ele é usar as peças para criar coisas.

Por incrível que pareça, o brinquedo dinamarquês já completou 90 anos. Se você, assim como nós, gosta desse tipo de peça, vai adorar ficar por dentro das 12 curiosidades sobre a origem do LEGO, que segue conquistando pessoas no mundo inteiro. Confira!

1. O LEGO originalmente era de madeira

Lego

O LEGO originalmente era de madeira.

O primeiro LEGO foi criado na Dinamarca, por um carpinteiro chamado Ole Kirk Kristiansen. Pasmem: ele, inicialmente, produziu os brinquedos usando madeira!

Em 1916, Kristiansen adquiriu uma empresa pequena chamada Billund Woodworking and Carpenter’s Shop, onde começou a produzir blocos de madeiras encaixáveis que depois eram envernizados.

Porém, em 1924, a fábrica foi destruída por um incêndio causado acidentalmente pelos 2 filhos de Ole — Karl Georg e Godtfred. Em vez de desistir da empreitada, o empresário resolveu expandir o negócio e abrir uma fábrica maior, o que resultou no desenvolvimento da gigante do ramo de brinquedos.

2. A palavra "lego" quer dizer “brincar bem”

LegoA palavra "lego" quer dizer “brincar bem”.

Ole Kirk Kristiansen chamou sua empresa de LEGO, pois era uma abreviação de Leg Godt, que, em dinamarquês, quer dizer “brincar bem” ou “jogar bem”. E é exatamente isso o que fazemos com uma caixa cheia dessas pecinhas.

3. O plástico só começou a ser usado em 1949

LegoO plástico só começou a ser usado em 1949.

A LEGO foi fundada em 1932, ou seja, ela já completou 90 anos. Mas foi apenas 17 anos depois, em 1949, que a empresa começou a criar blocos de plástico. Até então, os brinquedos eram produzidos somente em madeira.

4. O tijolinho do LEGO foi patenteado em 1958

LegoO tijolinho do Lego foi patenteado em 1958

Você já deve ter visto alguns brinquedos genéricos que imitam uma pecinha de LEGO. Mas sabia que essas imitações podem sofrer processos por causa de plágio? 

Isso porque o design dos tijolinhos de LEGO — com tubos no centro e “preguinhos” no topo de cada peça — foi devidamente patenteado pela empresa em 1958, protegendo a marca contra cópias.

5. As combinações são quase infinitas

LegoAs combinações são quase infinitas.

Uma das razões pelas quais o LEGO é um brinquedo mágico é porque ele pode se tornar vários outros. Os matemáticos, inclusive, já calcularam: com apenas 6 tijolinhos, com 8 preguinhos em cada, é possível fazer 915.103.765 combinações diferentes!

6. Os LEGOS dariam 5 voltas ao mundo

LegoTodas as peças de LEGO dariam cinco voltas ao mundo.

Outro cálculo já feito pelos matemáticos é: se pegássemos todas as pecinhas de LEGO que já foram vendidas até hoje e colocássemos todas alinhadas, elas dariam cinco voltas ao mundo. Realmente, as crianças amam LEGO!

7. Os “homenzinhos” de LEGO foram criados em 1974

LegoOs “homenzinhos” de LEGO foram criados em 1974

Além de produzir peças de construção, a LEGO também fez algumas em forma de objetos e pessoas. Uma curiosidade: os primeiros "homenzinhos" de LEGO foram criados em 1974 — mas eles não tinham rostos nem braços.

E quer saber por que os bonequinhos são amarelos? Porque a empresa considerou que esse tom era relativamente neutro — o que não quer dizer que os personagens conhecidos não sejam fabricados em outras cores.

8. Alguém já criou uma casa de LEGO

Por incrível que pareça, alguém já criou uma casa em tamanho real feita apenas com peças de LEGO. Foi um homem chamado James May, que usou 3,2 milhões de tijolinhos para fazer uma casa em Surrey (Grã-Bretanha). Ela tinha até cama e chuveiro feito apenas de pecinhas, que foram montadas com ajuda de voluntários.

O plano de May era, de fato, viver na casa. Mas a construção começou a prejudicar a propriedade onde ela estava, que era dentro de uma vinícola. Ele até tentou repassar a casa para a LEGOLAND, mas não houve como fazer o transporte. A consequência: ela teve que ser desmontada, infelizmente.

9. Os bloquinhos não são biodegradáveis

LegoOs bloquinhos não são biodegradáveis.

Se você abandonar sua caixa de LEGO, saiba que ela levará muito tempo para se decompor naturalmente. Isso porque o polímero usado no brinquedo é feito por um material especial, quimicamente trabalhado para aguentar temperaturas extremas.

Por isso, nunca será uma boa ideia simplesmente descartá-lo. Atualmente, a empresa busca estratégias para que o brinquedo se torne mais sustentável e agrida menos o meio ambiente.

10. A empresa produz mais pneus que a Goodyear

LegoA empresa produz mais pneus do que a Goodyear.

Uma das peças de LEGO mais produzidas é aquele pequeno pneu que vai nos carrinhos. A empresa produz cerca de 318 milhões de pneuzinhos de plástico por ano. 

Isso quer dizer que a LEGO produz, anualmente, uma quantidade de pneus muito maior do que a Goodyear, que é uma gigante do setor.

11. A marca LEGO já foi considerada a mais poderosa do mundo

LegoEla já foi considerada a marca mais poderosa do mundo

Em 2015, a conclusão de uma pesquisa feita pela empresa Brand Finance foi de que a marca LEGO havia-se tornado a mais poderosa do mundo, ultrapassando a Ferrari. Na época, a empresa havia lançado o filme Uma aventura LEGO, além de jogos eletrônicos. 

Por isso, ela ficou muito popular na opinião pública. Sem dúvida, essa é uma marca que soube se adaptar bem à chegada do mundo digital.

12. Há apenas 4 fábricas de LEGO

LegoExistem 4 fábricas da Lego no mundo

Só há 4 fábricas de LEGO no mundo, que distribuem o produto para vários países. Elas ficam na Dinamarca, na Hungria, na República Tcheca e no México. Essas indústrias conseguem fabricar brinquedos suficientes para exportar para 130 países.

Sem dúvidas, o LEGO está presente no coração de crianças e adultos de todos os lugares do mundo. Se você conhece alguém que também ama essa marca, mande este texto para essa pessoa e fique de olho aqui no TecMundo para mais matéria de Cultura Geek!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.