Senhor dos Anéis e outros livros de J.R.R. Tolkien

3 min de leitura
Imagem de: Senhor dos Anéis e outros livros de J.R.R. Tolkien
Imagem: IMDb
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

J.R.R. Tolkien foi um dos autores mais importantes em livros de fantasia. Suas obras ganharam inúmeras traduções, e suas histórias são referenciadas até hoje em livros de escritores como J.K Rowling e Neil Gaiman.

Com O Hobbit e O Senhor dos Anéis, Tolkien se tornou famoso e mudou os rumos da literatura. As duas obras ganharam adaptações para o cinema, e agora os fãs têm a oportunidade de ver um pouco mais do universo do autor com a série Os Anéis de Poder, do Prime Video.

Quer conhecer outras histórias do Tolkien e entender como ele se tornou tão influente? Confira 7 sugestões:

1. Box Trilogia O Senhor dos Anéis

Fonte:  Amazon/Reprodução 

A principal obra de Tolkien foi escrita como um livro só, mas dividido em três volumes a pedido da editora. Foi assim que nasceu uma das mais importantes obras de fantasia de todos os tempos.

A história acompanha Frodo e Sam, dois hobbits que vivem pacificamente no Condado, em uma jornada para derrotar o Um Anel, um item mágico criado por Sauron para dominar a Terra-Média. Nesse caminho outros hobbits, homens, elfos, anãos e magos juntarão forças para enfrentar o senhor do mal, enquanto Frodo e Sam partem para Mordor.

2. Kit Grandes Contos Tolkien

Fonte:  Amazon 

Este Kit conta com 3 grandes obras de Tolkien: O Silmarillion, A Queda de Goldolin e Beren e Lúthien.

Em O Silmarillion, conhecemos a história de como os Altos Elfos se rebelaram contra seu deus e seu próprio povo para enfrentar Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio, e recuperar as Silmarils.

Beren e Lúthien é uma das histórias contadas em O Silmarillion, e ganhou uma "versão estendida", na qual podemos conhecer detalhes de como Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma princesa élfica, conseguiram roubar uma das Silmarils.

Finalmente, A queda de Gondolin narra o confronto entre Morgoth e Ulmo, dois seres com poderes quase divinos, em uma batalha do bem contra o mal.

3. Livro O Hobbit

Fonte:  Amazon/Reprodução 

O primeiro livro escrito por Tolkien, O Hobbit é uma história diferente de tudo o que o autor fez depois em sua carreira. Feito para ser um conto de fadas para seus filhos, o livro acompanha a jornada do hobbit Bilbo para recuperar o ouro de 13 anãos que está sendo guardado por um dragão.

4. Livro A Natureza da Terra-Média

Fonte:  Amazon/Reprodução 

Ao longo da sua vida, Tolkien desenvolveu a Terra-Média e os povos que viviam ali em diversos livros. Mas o autor foi além, e também criou um guia para que os fãs dos seus livros pudessem entender melhor os detalhes mais profundos desse universo.

Em A Natureza da Terra-Média, Tolkien oferece detalhes sobre a reencarnação élfica, a fauna e a flora de Númenor, a geografia de Gondor e muito mais. É uma obra para quem já leu os principais livros do autor e quer se aprofundar mais nos detalhes da Terra-Média.

5. Livro Os filhos de Húrin

Fonte:  Amazon/Reprodução

Os filhos de Húrin é mais uma das histórias que aparece descrita brevemente em O Silmarillion, e que neste livro ganha detalhes que os fãs possam se aprofundar.

Húrin foi o maior e mais poderoso guerreiro da Terra-Média. Apesar disso, ele é capturado por Morgoth, que para se vingar e decide atacar toda a família de Húrin. Seu filho primogênito, Túrin, é enviado para o Reino élfico de Doriath, onde ganhará proteção e treinamento para poder enfrentar Morgoth e vingar seu pai.

6. Livro Contos Inacabados De Númenor e Da Terra-Média

Fonte:  Amazon/Reprodução 

Para quem estiver interessado em conhecer algumas das histórias que serão contadas na série O Senhor dos Anéis, Contos Inacabados De Númenor e Da Terra-Média é uma excelente fonte.

O livro oferece alguns detalhes que ajudam a entender o que aconteceu com Númenor e sobre os Cinco Magos, as Palantíri e a lenda de Amroth. Além disso, ele também complementa outros livros do Tolkien, como o Hobbit, O Senhor dos Anéis e Os filhos de Húrin.

7. Livro Árvore e Folha

Fonte:  Amazon/Reprodução 

Embora seja conhecido pelo seu Legendário — os livros que se passam na Terra-Média —, Tolkien também produziu diversas obras sobre outros temas.

Em Árvore e Folha, os fãs do autor têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre um dos nomes mais importantes da literatura do século 20. O livro conta com uma palestra sobre a importância da fantasia, um conto autobiográfico, um poema mítico que mistura fantasia com realidade e tem como base uma conversa entre Tolkien e seu amigo C.S. Lewis, e outro poema de cunho histórico e reflexivo.

--

Qual dessas obras do escritor você já leu?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.