Dicas para proteger o celular de hackers e outros problemas

3 min de leitura
Imagem de: Dicas para proteger o celular de hackers e outros problemas
Imagem: Getty Images/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Com o avanço da tecnologia, nossos celulares possuem cada vez mais funcionalidades e integração com outros serviços, armazenando informações pessoais como senhas de banco, acesso a e-mails e redes sociais, fotos e até documentos em forma digital.

De acordo com um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 97 celulares foram furtados ou roubados a cada hora no país só no último ano. Com isso, uma grande preocupação que vem surgindo é: como proteger esses dados?

Seja para proteger o Whatsapp ou recuperar seus dados, há várias ferramentas disponíveis para garantir mais segurança, desde configurações simples disponíveis no próprio aparelho, até aplicativos especializados.

Confira algumas soluções para garantir a segurança do seu aparelho:

Código e opção de bloqueio automático da tela

A medida mais acessível de proteção de seu celular é a configuração do bloqueio de tela. Seja por código numérico, padrão de pontos ou biometria nos modelos mais novos, esta ferramenta é a mais básica para que você bloqueie o acesso inicial de desconhecidos ao seu smartphone.

O bloqueio automático é outro recurso muito útil. Ao ser ativado, você escolhe o tempo que o smartphone levará para ser bloqueado automaticamente, caso você não aperte nenhum botão ou navegue pelo celular. Assim, você assegura que ninguém poderá acessar seus dados sem que você desbloqueie a tela.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty 

Biometria ou reconhecimento facial

Os smartphones mais recentes permitem que você configure o padrão de acesso ao seu celular com biometria ou reconhecimento facial. Esse recurso aumentou o nível de segurança dos aparelhos, e por isso recomenda-se que seja usado sempre que possível.

Dentro do sistema do celular, ainda é possível configurar biometria ou reconhecimento facial nos aplicativos, principalmente os que envolvem dados pessoais e financeiros como WhatsApp, bancos, e-commerces, aplicativos do governo, etc.

Autenticação de dois fatores ou Autenticação Multifatorial

Esse modelo de confirmação de acesso garante que, mesmo após o login com senha, seja necessário uma segunda forma de confirmar a identidade de quem esta acessando seu aparelho/aplicativo. Esta confirmação pode ser com uma senha, uma impressão digital ou uma confirmação em outro e-mail.

Senha no SIM card

Alguns smartphones permitem que você configure uma senha de acesso ao seu cartão SIM. Sempre o aparelho for ligado, desligado, ou tenha o SIM retirado da bandeja, será solicitado esta senha. Em caso de repetidas tentativas de acesso com a senha incorreta, o cartão SIM será bloqueado, e para desbloqueá-lo o usuário deverá entrar em contato com a operadora.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty 

IMEI, nº série, PIN e PUK

Sempre que um aparelho é fabricado, seu registro, lote e modelo tem uma codificação única, que possibilita a identificação individual de cada smartphone. Esses dados são essenciais caso você precise recuperar ou bloquear os dados de seu aparelho.

Com os números de série, IMEI, PIN e PUK, você consegue fazer o bloqueio total do seu aparelho e do seu chip, mesmo à distância. Eles podem ser vistos na caixa e no manual do aparelho, ou no sistema do celular.

Acesso remoto ao aparelho

Um recurso que pode proteger seus dados à distancia é o acesso remoto. Essa ferramenta acaba sendo usado apenas em último caso, já que sua função principal é apagar todo o conteúdo que estiver no celular, para que ninguém mais o acesse.

Pode ser muito útil em casos de furto ou roubo, de forma que, mesmo sem o aparelho em mãos, você poderá apagar todos os arquivos, senhas, dados bancários e o que mais estiver salvo no aparelho.

Para Android, o acesso remoto é realizado pelo android.com/find, enquanto para iPhones, o endereço é o icloud.com.

Seguro para Celular

Seguro de Celular PitziSeguro de Celular PitziFonte:  TecMundo 

Para quem quer se protegerainda mais o aparelho, o seguro de celular é uma ótima alternativa. Os planos de seguro variam a cobertura entre proteção contra diferentes tipos de problemas, como roubo, perda, quebra de tela, furto, falhas de touchscreen e outros.

Desta forma, além de proteger seus dados com as recomendações acima, você pode se prevenir de dores de cabeça em caso de problemas físicos em seu smartphone.

Nossa sugestão de seguradora é a Pitzi, que possui vários planos de seguro para celular, desde para acidentes básicos até a cobertura completa, isso para diversos modelos de celulares e com um preço super competitivo no mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.