Dia Mundial do Rock 2022: sugestões de biografias de grandes astros

3 min de leitura
Imagem de: Dia Mundial do Rock 2022: sugestões de biografias de grandes astros
Imagem: Pexels
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Dia Mundial do Rock 2022 é comemorado em 13 de Julho. A data é uma celebração para um estilo musical que foi além, e virou um estilo de vida. Mas você sabe porque essa data foi escolhida? Calma, que a gente te explica!

O ano de 1985 ficou marcado na história como o ano do primeiro Rock in Rio, e também foi o ano em que o Live Aid aconteceu, um evento simultâneo ocorrido na Inglaterra e nos Estados Unidos justamente em 13 de julho.

Saiba mais sobre a criação do Dia Mundial do Rock

Com o objetivo nobre de chamar a atenção para a situação da fome na Etiópia, diversos artistas consagrados se apresentaram no Live Aid, como Queen, Paul McCartney, Elton John, U2, Kiss, Madonna, Led Zeppelin, David Bowie, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Phil Collins, entre tantos outros.

Por aqui, embora o “Mundial” esteja no título, a comemoração só acontece no Brasil, algo que as rádios paulistanas começaram a comentar em meio às suas programações durante os anos 1990. Em linhas gerais, o Rock já chegou a ser um dos gêneros mais populares entre o público jovem, influenciando uma série de artistas, incluindo cineastas e escritores.

Sendo assim, que tal comemorar o Dia Mundial do Rock 2022 conhecendo um pouco mais sobre alguns dos grandes astros do gênero? Confira algumas recomendações de livros:

Rita Lee: Uma autobiografia, escrito por Rita Lee

Imagem: Livro Rita Lee: Uma autobiografia, Rita Lee
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro Rita Lee: Uma autobiografia, Rita Lee

O Livro conta momentos da infância e os primeiros passos na vida artística de Rita Lee, sua prisão em 1976, o encontro de almas com Roberto de Carvalho, o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos, os tropeços e as glórias. Está tudo lá!

Há um consenso no Brasil de que Rita Lee é a Rainha do Rock Brasileiro. Vocalista de Os Mutantes durante meados dos anos 1960, a artista se consagrou como uma das mais influentes do gênero, gerando composições irreverentes, criativas e críticas ao longo de toda a sua carreira.

No campo da literatura, junto de livros infantis já publicados, ela também lançou sua autobiografia, contando diversas histórias sobre sua vida e obra, algo que certamente irá encantar todos os seus fãs e também aqueles que gostam de música de uma forma geral.

Diários de Kurt Cobain, escrito por Kurt Cobain

Imagem: Livro Diários de Kurt Cobain, Kurt Cobain
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro Diários de Kurt Cobain, Kurt Cobain

O livro é o mais precioso retrato sobre a vida e os pensamentos de Kurt Cobain, escrito pelo próprio, sem imaginar que um dia se tornaria um documento para a história do rock e um presente para milhões de órfãos do Nirvana.

Nos anos 1990, um subgênero do rock ficou bastante famoso: o grunge. Conhecido por ter uma sonoridade meio caótica, bandas como Nirvana e Pearl Jam se destacaram dentro desse contexto. Kurt Cobain talvez seja uma das figuras mais emblemáticas da época, sobretudo por ser o vocalista dessa primeira e ter morrido de forma trágica alguns anos depois — e com apenas 27 anos.

Seus diários foram publicados recentemente pela primeira vez, evidenciando suas angústias, seus receios e anseios, bem como todas as inspirações na criação de um verdadeiro mito no ramo musical.

O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música, escrito por Dave Grohl

Imagem: Livro O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música, Dave Grohl
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música, Dave Grohl

Um livro repleto de reflexões sobre rock, família, carreira e as encruzilhadas que encontramos na vida, esta autobiografia traz a perspectiva de um dos maiores nomes do rock sobre a fama, em relatos carregados de honestidade, emoção e humor. 

O atual vocalista da banda Foo Fighters, inicialmente era o baterista do Nirvana. Dave Grohl marcou seu nome na história do rock de diferentes maneiras e, agora, com o lançamento de seu livro de memórias, muitas informações podem ser extraídas pelos leitores.

Na obra, há histórias verdadeiramente emocionantes que ilustram seus sentimentos mais profundos durante a infância, adolescência, juventude e fase adulta.

Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música: A Biografia Definitiva da Mulher mais Influente da História do Rock, escrito por Holly George-Warren

Imagem: Livro Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música: A Biografia Definitiva da Mulher mais Influente da História do Rock, Holly George-Warren
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música: A Biografia Definitiva da Mulher mais Influente da História do Rock, Holly George-Warren

Esta biografia consolida Janis como pioneira musical, alguém que, de fato, rompeu regras; uma mulher rebelde, inteligente e complexa, abrindo caminho para as mulheres poderem extravasar suas dores e revolta no cenário artístico.

Outra artista bastante influente, e que também morreu muito jovem, é a cantora Janis Joplin. Dona de um timbre inconfundível, cuja extensão vocal impressionava a todos, sua biografia é recheada de informações coletadas a partir de entrevistas, relatos orais e documentos.

Desde os primeiros instantes em que se envolveu com a música até a despedida dos palcos, no livro, fica nítido como sua rebeldia em querer ser grandiosa a transformou em um ícone eterno.

Jimi Hendrix por ele mesmo, escrito por Jimi Hendrix

Imagem: Livro Jimi Hendrix por ele mesmo, Jimi Hendrix
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro Jimi Hendrix por ele mesmo, Jimi Hendrix

A história do maior guitarrista de todos os tempos contada por ele mesmo em um livro de memórias íntimo, divertido, crítico, poético e musical.

Para fechar a lista de opções para ler no Dia Mundial do Rock 2022, conheça mais sobre Jimi Hendrix que, entre outras coisas, ficou bastante famoso por se apresentar no Festival de Woodstock. O livro de memórias é ousado, crítico, divertido e também poético, mostrando como a música estava entrelaçada à vida do artista desde o início.

A reunião das informações desenvolvidas pelo próprio Hendrix foi realizada por Alan Douglas, seu amigo e produtor musical, junto do documentarista Peter Neal. Informações importantes sobre o momento histórico em que ele viveu também são abordadas, incluindo relatos a respeito da contracultura.

--

Gostou da lista? Então continue ligado aqui no TecMundo para não perder nenhuma novidade!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.