O que assistir: séries distópicas que talvez você não conheça

3 min de leitura
Imagem de: O que assistir: séries distópicas que talvez você não conheça
Imagem: Amazon Prime Video
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você sabe o que é um mundo distópico? Trata-se do contrário do mundo utópico, ou seja, o mundo perfeito, no qual as pessoas têm paz, vivem em harmonia e podem contar com a liberdade em todos os sentidos. Dessa maneira, já dá para imaginar que em uma distopia as coisas são bem diferentes, certo?

Existem diversas obras que criaram um mundo paralelo, trazendo governos autoritários para o centro das atenções, miséria, fome, destruição, caos e personagens que precisam lidar com essas condições de vida se quiserem sobreviver.

E nos streamings de filmes e séries é possível aproveitar inúmeros títulos que tratam dessas condições de um jeito bem interessante. Ficou curioso? Então confira algumas séries para maratonar que seguem este estilo.

Criado por Lobos

(HBO Max/Reprodução)(HBO Max/Reprodução)Fonte:  HBO Max 

Desenvolvida pelo cineasta Ridley Scott, famoso por outras distopias cinematográficas, em Criado por Lobos temos como centro da história um planeta com poucos habitantes e aparentemente comum.

Nele, dois androides são encarregados de cuidarem de algumas crianças da maneira que conseguem. No entanto, o mundo parece estar ameaçado com outros perigos, incluindo diferenças religiosas, que podem causar verdadeiros estragos nesse local tão remoto.

The Purge

(USA Network/Reprodução)(USA Network/Reprodução)Fonte:  USA Network 

As regras do mundo distópico são constantemente subvertidas em prol do que os governantes querem. E em The Purge, a legislação garante que, uma vez a cada ano, por um período de 12 horas seguidas, é permitido que todos os crimes sejam cometidos nas ruas das cidades dos Estados Unidos.

Embora invasões, muitas vezes, sejam proibidas, durante a noite de crimes ocorrem assassinatos, sequestros e torturas sem grandes problemas.

Philip K. Dick's Electric Dreams

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Assim como o título sugere, a produção é baseada nos escritos inventivos Philip K. Dick. Por tratar-se de uma antologia, cada episódio narra uma nova história, e todas elas têm em comum o mundo distópico, no qual existem regimes autoritários que precisam ser combatidos e formas de trabalho completamente absurdas.

Aos poucos, os personagens vão descobrindo que estão inseridos em formas de sociedade completamente desumanas e tentam lutar com o que podem para quebrar o sistema.

Estação Onze

(HBO Max/Reprodução)(HBO Max/Reprodução)Fonte:  HBO Max 

Tramas pós-apocalípticas também cabem no mundo distópico. Nessa série, os personagens precisam lidar com as consequências devastadoras de uma pandemia colossal que dizimou inúmeras pessoas.

Após a gripe se espalhar, os sobreviventes precisam lidar com as sobras da humanidade, o que inclui todos os seus recursos. Uma nova distribuição de recursos precisa ser feita enquanto a maioria aprende a levar uma vida nômade.

O Homem do Castelo Alto

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Essa é outra série baseada em um romance de Philip K. Dick. A trama imagina um caso curioso da história alternativa: e se as Potências do Eixo, como Alemanha, Itália e Japão, tivessem derrotado os Aliados na Segunda Guerra Mundial? Como o mundo seria atualmente?

Desse modo, a produção aborda diversos conflitos ligados ao Império do Japão e a Alemanha Nazista, que têm como objetivo a dominação mundial.

Contos do Loop

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Com poucos episódios e muita adrenalina, a série mostra como os habitantes de Mercer lidam com as experiências científicas que ocorrem diariamente em um centro subterrâneo instalado na região conhecido como Loop.

Por lá, os pesquisadores tentam resolver boa parte dos maiores mistérios do mundo, incluindo questões que desafiam a gravidade, a física e até mesmo a radioatividade.

Assista no Amazon Prime Video.

A Zona

(Movistar+/Reprodução)(Movistar+/Reprodução)Fonte:  Movistar+ 

E para fechar a lista de recomendações de séries para maratonar, que tal assistir A Zona? A produção espanhola mostra o que teria acontecido no país em questão depois de uma terrível catástrofe nuclear.

Três anos após o ocorrido, Héctor Uría (Eduard Fernández), um detetive sobrevivente, decide retornar ao ponto do acidente para investigar um caso de assassinato. Contudo, ao chegar no local, ele percebe que tudo se transformou e o mundo que ele conhece está longe de ser o mesmo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.