O Dia do Orgulho Geek está aí: saiba tudo sobre a data!

4 min de leitura
Imagem de: O Dia do Orgulho Geek está aí: saiba tudo sobre a data!
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você sabe que a estreia do primeiro filme de Star Wars nos cinemas, o dia em que a monarquia foi substituída pela democracia em "Discworld" e o Dia da Toalha têm em comum? Acertou quem respondeu a data. Sim, todos esses eventos aconteceram e são celebrados no dia 25 de maio, mesmo dia escolhido para comemorar o Dia do Orgulho Geek (ou Dia da Toalha, se preferir).

Mas não foram essas coincidências da cultura pop que fizeram o dia 25 de maio ser escolhido, mas sim o fato do autor do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, ter morrido no dia 11 de maio e ter sido homenageado no dia 25 de maio de 2001, fazendo com que milhares de fãs e geeks do mundo inteiro escolhessem a data para celebrar a cultura nerd.

O fato é: o Dia do Orgulho Nerd não é uma data para ser levada a sério, mas sim uma data para celebrar a cultura geek de diferentes formas e maneiras, sempre com muita alegria e descontração. Uma brincadeira que começou em forma de homenagem e hoje se estende para milhões de pessoas que ressignificam o dia 25 de maio de acordo com as suas realidades e vivências.

Pensando nisso, nesse texto você vai encontrar informações sobre esse dia especial para milhares de pessoas ao redor do mundo. Além disso, poderá também encontrar cupons de desconto para fazer suas compras de livros, computadores e acessórios com ofertas exclusivas.

Big Bang: o boom da cultura nerd

Tecmundo(Fonte: TecMundo)Fonte: Tecmundo

Antigamente, nerd era uma palavra que, na maioria das vezes, possuía um sentido pejorativo, quase um xingamento. Com o passar do tempo, no entanto, essa palavra foi ganhando outros significados e acepções até que, hoje, não é mais tão associada a uma coisa ruim, dependendo do contexto.

Principalmente a partir dos anos 2010, o geek vem ganhando cada vez mais protagonismo e destaque na cultura pop. Filmes e séries destacam essa figura despertando a simpatia do público de modo geral. Filmes de adaptações de HQ's e séries, como The Big Bang Theory, são alguns exemplos disso.

Da toalha ao sabre de luz, muitos são os artigos e acessórios que ilustram o imaginário popular do nerd pelo mundo. Cada objeto possui um significado e um valor para um determinado fandom (grupo de fãs de um determinado produto ou obra). Vejamos abaixo alguns desses itens:

  • Toalha: esse objeto é retratado muitas vezes como o símbolo maior da cultura nerd, isso porque ele é praticamente o protagonista do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias. Na obra, a toalha é tida como um objeto de grande valor porque com ela há a possibilidade de se fazer várias coisas, possuindo assim grande utilidade para várias aventuras diferentes.
  • Sabre de luz: esse é um objeto de desejo de muitos nerds do mundo todo, a espada de luz do universo Star Wars é realmente uma febre e quase uma unanimidade entre os nerds de todo o mundo. O sabre de luz foi visto pela primeira vez nos cinemas com a estreia do primeiro filme da saga, em 1977.
  • Nimbus 2000: a famosa vassoura voadora de Harry Potter é também um artigo de luxo, tanto no universo bruxo quanto no universo trouxa. A vassoura foi vista pela primeira vez no primeiro filme do "menino que sobreviveu", em 2001.
  • Um Anel: o Um Anel (também conhecido como o Anel de Sauron) é, definitivamente, um dos objetos mais desejados por nerds e geeks de todo o mundo. Cultuada pela imensa maioria dos nerds, a obra de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis, popularizou todo o mistério em volta do anel mais cobiçado pela Terra Média. O Gollum que o diga.

Por que um dia para celebrar o fato de ser nerd?

O primeiro dia do Orgulho Nerd aconteceu no dia 25 de maio de 2006, na Espanha, e havia uma vontade de afirmar a identidade nerd com orgulho naquele dia, observando o estilo de vida e tudo aquilo que fazia e faz parte do que constitui um verdadeiro e autêntico nerd.

Ou seja, o nerd tecnológico, científico, matemático, biólogo, físico, químico ou que gosta de todas essas coisas ao mesmo tempo. Por que não? Há algumas décadas, essa pessoa que demonstrava muito interesse por estudos, independentemente da área, era má vista e, geralmente, era excluída pelos demais grupos sociais, que não gostavam de se associar aos nerds nem de serem vistos em público com eles.

Assim, no início dos anos 2000, com a morte de Douglas Adams, os nerds se juntaram para dar um grito de liberdade e orgulho de serem o que eram. A partir disso, a sociedade e a cultura como um todo passou a acolher e representar essas pessoas com maior cuidado.

Nerd e Geek significam a mesma coisa?

Pexel(Fonte: Pexels / Reprodução)Fonte: Pexels

Os dois termos geram certa confusão entre as pessoas. Muitas vezes, elas utilizam as duas palavras como sinônimos, mas você sabia que elas possuem significados diferentes? Geek é uma expressão que varia da palavra "geck", que em inglês significa "bobo". Essa palavra passou a ser utilizada para designar pessoas que faziam coisas socialmente "estranhas".

Com o passar do tempo, o termo geek foi associado às pessoas que gostam de uma determinada série de TV, saga de cinema ou revista em quadrinho. Já o termo nerd é utilizado para designar pessoas estudiosas, que gostam de se aprofundar em ciência, tecnologia, biologia, física ou química. Seria como dizer que o geek é aquela pessoa que gosta de acompanhar séries sobre zumbis enquanto o nerd prefere gastar o tempo lendo um livro sobre neurociência.

Agora você sabe um pouquinho mais sobre o universo geek e a cultura nerd. Para se aprofundar e curtir o próximo Dia do Orgulho Nerd, aproveite os descontos e benefícios do cupom Kabum, com promoções de até 70% OFF em computadores e acessórios, e também o cupom Americanas, para adquirir todos os livros da saga O Guia do Mochileiro das Galáxias, além de filmes e séries.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.