Consumo de streaming cresceu 34% com impulso de conteúdo exclusivo

1 min de leitura
Imagem de: Consumo de streaming cresceu 34% com impulso de conteúdo exclusivo
Imagem: HBO Max

De acordo com relatório da App Annie, o consumo das plataformas de streaming cresceu consideravelmente nos últimos anos, e ainda sugere saltos em assinaturas próximos a lançamentos exclusivos das plataformas.

Enquanto o recorde é da Indonésia com salto de 140%, crescimento no Brasil também foi significativo, de 34% entre 2019 e 2021. Naturalmente, a pandemia de covid-19 também contribuiu bastante para esse crescimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Crescimento no consumo de serviços de streamingCrescimento no consumo de serviços de streamingFonte: App Annie

Muitos exclusivos

O lançamento de produtos exclusivos também motivou muito novas assinaturas. A série Round 6 (Squid Game), mesmo sem muita divulgação prévia, se tornou um fenômeno e 30 dias após seu lançamento garantiu à Netflix um aumento de 6% no número de assinaturas.

Apesar de parecer um número pouco expressivo, vale ressaltar que o serviço está no mercado desde 2007 e, segundo o site Statista, terminou o ano de 2021 com uma base de aproximadamente 214 milhões de usuários.

Percentual de novos assinantes 30 dias após lançamentos exclusivosPercentual de novos assinantes 30 dias após lançamentos exclusivosFonte: App Annie

O HBO Max vem investindo pesado nos exclusivos como os especiais de Harry Potter e Friends. Apesar da reunião de elenco de Harry Potter ser recente e não aparecer na estatística, o especial Friends: The Reunion garantiu um crescimento de 34% em novos assinantes.

Futuro do audiovisual

A Globo já reconheceu o streaming como o futuro do mercado audiovisual e mesmo competindo com Disney+ e YouTube, o GloboPlay está em primeiro lugar em média de tempo assistido no país.

GloboPlay é a plataforma de streaming com maior tempo médio de consumo no BrasilGloboPlay é a plataforma de streaming com maior tempo médio de consumo no BrasilFonte: App Annie

Além de oferecer a programação aberta sem qualquer custo, a assinatura da plataforma garante todos canais pagos da TV Globo, como SporTV, GNT, séries premiadas como Verdades Secretas e a cobertura completa do Big Brother Brasil.

Mesmo com as críticas sobre a exclusividade de produtos, em teoria, dificultar o acesso a cultura, a bem da verdade, a soma das mensalidade todas as plataformas ainda sai bem mais em conta que um pacote completo de TV a cabo.

Imagem: Descubra o Star Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Descubra o Star Plus

Assista estreias de filmes, clássicos e sagas, suas séries favoritas e lançamentos exclusivos, comédias animadas, produções originais e esportes ao vivo com a ESPN.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.