Sonserina: conheça algumas curiosidades sobre a casa de Hogwarts

3 min de leitura
Imagem de: Sonserina: conheça algumas curiosidades sobre a casa de Hogwarts
Imagem: Screenrant

Durante sete livros, a escritora J.K. Rowling desenvolveu um mundo de mistério e magia com a saga Harry Potter, focada na vida de um bruxinho de apenas 11 anos que crescia e amadurecia à sombra de um grande fato ocorrido quando ele ainda era um bebê. Tudo isso por conta de um poderoso bruxo vindo da Casa Sonserina (Slytherin, no original), que buscava a imortalidade de todas as formas possíveis.

Curiosamente, muitos personagens vindos dessa mesma casa foram apresentados ao longo da série de livros e filmes como grandes antagonistas e pessoas verdadeiramente ambiciosas. Dessa maneira, confira algumas das principais características da Sonserina e tente entender o porquê de todos os seus escolhidos agirem dessa forma.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Salazar Slytherin: o fundador

Como os fãs de Harry Potter já sabem, as Casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foram definidas por seus fundadores Godric Gryffindor (Grifinória), Helga Hufflepuff (Lufa-Lufa), Rowena Ravenclaw (Corvinal) e Salazar Slytherin (Sonserina). Cada um deles apresentou questões relacionadas à sua própria personalidade para definir seus convidados, sendo guiados por um elemento natural e um símbolo do reino animal.

Nesse sentido, Salazar Slytherin definiu que os membros da Sonserina teriam que ser ambiciosos, apresentar desenvoltura, liderança e também astúcia para se enquadrarem na Casa.

Com as cores verde e prata, o elemento água e uma serpente como símbolo em seu brasão, Salazar valorizava a questão do “sangue puro” entre os bruxos, principalmente porque acreditava em uma espécie de supremacia.

(Harry Potter Fandom/Reprodução)(Fonte: Harry Potter Fandom/Reprodução)Fonte:  Harry Potter Fandom 

Ao longo da história de Hogwarts, Horácio Slughorn e Severo Snape foram dois diretores oriundos da Casa, que também conta com o Barão Sangrento como Fantasma Patrono. O salão comunal da Sonserina está localizado em uma masmorra na Escola de Magia e Bruxaria.

E apesar de Salazar Slytherin apreciar alguns valores tradicionais como ambição e liderança, os membros da Sonserina também ficaram conhecidos por serem orgulhosos, determinados, desprezarem regras e apresentarem autopreservação.

O símbolo da Casa e rivalidade com a Grifinória

Segundo os livros, a serpente foi escolhida como símbolo da Sonserina por ser reconhecida como a mais sábia das criaturas. No entanto, há especulações para isso estar diretamente ligado à perversidade desses animais, que são vistos pela maioria das pessoas como peçonhentos e desprezíveis. Isso ajudou a reforçar ainda mais a má reputação da Casa, que é vista como lar de bruxos maléficos.

Além disso, Salazar Slytherin e Godric Gryffindor discordavam frequentemente de diversas questões, o que incluía a recepção de bruxos mestiços, ou seja, que não tinham sangue puro. Por esse motivo, os dois viviam em grande conflito, tentando chegar a um consenso, tendo em vista que Salazar acreditava que a escola não deveria receber estudantes que não tivessem sangue puro.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

O desentendimento entre os dois culminou na saída de Salazar da instituição e iniciou uma briga constante entre os alunos da Grifinória e Sonserina por inúmeras gerações.

Sonserinos mais célebres

Ao longo da narrativa da saga, os leitores são apresentados a diversos personagens representantes da Sonserina. Como todos sabem desde o início, Tom Riddle, que se tornou Voldemort, havia sido enviado pelo Chapéu Seletor para a Sonserina por conta de todas as características pertinentes à Casa que estavam de acordo com sua personalidade.

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o protagonista quase é enviado para essa Casa, tendo em vista a ligação que ele tinha com o Lorde das Trevas. Apesar disso, Harry foi enviado para a Grifinória, junto de Hermione Granger e Ronald Wesley.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Como era de se esperar, todos eles nutriam uma certa rivalidade com Draco Malfoy, um dos antagonistas da saga, membro da Sonserina, assim como seu pai, Lúcio Malfoy.

Outras curiosidades

Apesar da rivalidade direta com os membros da Grifinória, a relação da Sonserina com as demais Casas de Hogwarts era tranquila na maior parte do tempo, incluindo até mesmo as vitórias consecutivas por sete anos de seu time de quadribol.

E mesmo que muitos dos membros da Sonserina acreditem nos ideais de seu fundador com relação ao sangue puro, muitos outros também se opuseram a essa ideologia. É o caso de Horácio Slughorn, um dos diretores de Hogwarts do passado, e Andrômeda Tonks, a mãe de Ninfadora Tonks.

Gostou do texto? Agora que você já sabe mais detalhes sobre a Sonserina, que tal reler os livros sob uma nova perspectiva?

36% off
Imagem: Box Harry Potter - Edição Premium + Pôster Exclusivo, J.K. Rowling
Imagem: Tecmundo Recomenda

Box Harry Potter - Edição Premium + Pôster Exclusivo, J.K. Rowling

Este Box traz a série completa de livros do universo de Harry Potter! Perfeito para todos que cresceram acompanhando a saga do jovem bruxo e para as novas gerações de fãs que anseiam por conhecê-la!

R$ 279,90
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.