Interestelar: Christopher Nolan revela inspirações para criação do filme

1 min de leitura
Imagem de: Interestelar: Christopher Nolan revela inspirações para criação do filme
Imagem: Warner Bros. Pictures

Em entrevista recente publicada pelo jornal The New York Times, o cineasta Christopher Nolan revelou algumas de suas principais inspirações para a criação do filme Interstellar, lançado comercialmente nos cinemas em 2014. A produção, que conta com diversos elementos de física quântica e astronomia, revela o amor grandioso que Nolan possui por filmes consagrados da ficção científica.

"Eu vi Star Wars quando tinha 7 anos e o filme mudou tudo para as pessoas da minha idade”, afirmou ele ao revelar sua primeira inspiração, lançada originalmente em 1977, com direção de George Lucas. “E em 2001, muitos cinemas exibiram 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, com base em seu sucesso anterior, e fui assisti-lo com um grupo de amigos”, lembrou.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

“Nós ficamos nos perguntando o que diabos aquilo poderia significar, mas era tudo muito emocionante”, contou o cineasta. “Nós queríamos apenas ver espaçonaves, queríamos ver o espaço, queríamos aquela experiência de deixar a Terra", explicou Nolan.

Interestelar: entenda como alguns filmes de ficção científica inspiraram a criação do filme

Estrelado por Matthew McConaughey, Interestelar conta a história de um ex-astronauta chamado Cooper, que, depois de assistir de perto a escassez de recursos naturais no Planeta Terra, resolve aceitar uma missão bastante importante junto de outros cientistas renomados.

No entanto, para isso, ele precisa se despedir de Murphy (Mackenzie Foy/Jessica Chastain), sua filha de sete anos de idade, muito ligada a ele.

Por conta da relatividade temporal, a missão é considerada perigosa, sobretudo porque os astronautas podem nunca mais retornar à Terra da maneira que a deixaram.

O elenco ainda conta com as participações de Anne Hathaway, Michael Caine, Matt Damon, Casey Affleck e Timothée Chalamet.

No decorrer da mesma entrevista, Christopher Nolan relembrou um dos momentos mais interessantes vividos por ele no set de filmagens dessa produção, quando seu irmão, Jonathan Nolan, lhe fez uma visita e ficou impressionado com todos os detalhes das espaçonaves criadas pela equipe de arte. “Ele disse algo sobre como aquilo tudo era bastante óbvio para nós mesmos, pois [aqueles filmes] fizeram a nossa infância inteira”, disse ele.

Vale destacar que o cineasta trabalhou diretamente na remasterização de 2001: Uma Odisseia no Espaço, no qual supervisionou a restauração da película de 70 mm do filme durante o ano de 2018.

Você já assistiu a essas produções? Enquanto Interstellar e 2001 estão disponíveis no HBO Max, a franquia Star Wars pode ser vista no Disney+.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.