Harry Potter: 10 curiosidades sobre o castelo de Hogwarts

4 min de leitura
Imagem de: Harry Potter: 10 curiosidades sobre o castelo de Hogwarts
Imagem: Warner Bros

Harry Potter se tornou uma das franquias de filmes mais bem sucedidas de toda a história do cinema. Os 8 filmes lançados pela Warner Bros entre 2001 e 2011 atraiu milhões de pessoas para as salas de cinemas em todo o mundo, gerando uma legião de fãs que cultua a história de fantasia até os dias de hoje.

No entanto, algumas questões ainda são desconhecidas pelo público, uma vez que elas só foram reveladas anos depois do final da saga. Dessa forma, trouxemos 10 curiosidades sobre o castelo de Hogwarts para quem sempre quis frequentar a escola de magia e bruxaria.

Confira abaixo!

10. Lufa-Lufa possui uma sala de estar

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

Que Lufa-Lufa é uma das quatro casas de Hogwarts, todos já sabem. Entretanto, uma particularidade que sempre chamou a atenção dos fãs foi o fato de que o salão comunal da casa nunca foi exibido ou comentado nos filmes e nem nos livros.

Todavia, algum tempo depois, a autora por trás da obra revelou que a sala está localizada nos porões do castelo, atrás das mágicas cozinhas de Hogwarts. Além disso, J. K. Rowling afirmou que o local possui poltronas confortáveis e uma decoração cheia de plantas.

9.  Portas, janelas e cômodos podem surgir quando é preciso

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

Quem nunca desejou ter uma varinha mágica para mudar o visual ou a funcionalidade da casa sem nenhuma dificuldade? Pois bem, isso acontece no mundo de Harry Potter sem nenhum esforço e pode ser conferido ao assistir os filmes da franquia. Comumente, é possível verificar que portas, janelas e até mesmo cômodos do castelo estão em locais diferentes de cenas e filmes anteriores, indicando que mudanças são realizadas para atender novas demandas.

8. Centenas de Elfos trabalham diariamente no castelo

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

Para que a magia aconteça e que tudo saia como deve ser, centenas de Elfos trabalham diariamente na limpeza, alimentação e organização de Hogwarts. Apesar de não ser abordado de forma ampla nos filmes e livros, é possível ter alguma aproximação com essa história através do personagem Dobby, que ganhou o coração de muitos fãs.

7. Hogsmeade possui atrativos de lazer

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

Conforme visto nos filmes de Harry Potter, Hogsmeade é bastante importante para o contextos de Hogwarts, principalmente porque, durante os livros e filmes, acompanhamos os personagens visitando o vilarejo e descobrindo novas opções de lazer, que incluem lojas de conveniências e casas assombradas. Inclusive, vale lembrar, que o expresso de hogwarts passa pela pequena cidade antes de chegar da escola de bruxaria e magia.

6. Ninguém sabe ao certo a altura de Hogwarts

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bro 

Um antigo tweet de J. K. Rowling dizia que o Castelo de Hogwarts possui 7 andares e cerca de 142 escadas. No entanto, como as coisas funcionam um pouco diferente no mundo de magia, as dimensões não são nada parecidas com as que temos no mundo real. Isso leva os fãs da franquia estimarem que cada andar possui seu próprio universo e particularidades, fazendo com que a altura do prédio não possa ser estimada em números.

5. O Castelo de Hogwarts pode agir por conta própria

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

Apesar do fato não ser abordado nos filmes e livros de Harry Potter, Hogwarts é muito mais que um amontoado de rochas e material de construções. Ao que tudo indica, o castelo possui poderes mágicos que o permitem agir em situações emergenciais que colocam em risco a vida de professores e alunos.

4. Apenas os pertencentes à Hogwarts podem enxergar o castelo

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

Outra forma de proteger Hogwarts de ataques e invasões encontrada pelos bruxos foi através de uma magia lançada sobre todo o castelo, que fez com que qualquer pessoa de fora da escola que visualize o local veja apenas um campo cheio de irregularidades e ruínas.

3. Hogwarts foi construído por um mago

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

Você já deve se perguntar por qual motivo Hogwarts possui tantos segredos escondidos ao longo de seus corredores e salas. Uma explicação para isso é que o castelo foi construído por um mago em conjunto com os quatro famosos fundadores da escola.

Isso fez com que alguns detalhes do local, como a existência da câmera secreta, fossem de conhecimento apenas do personagem, que nunca teve um espaço na história abordada.

2. Hogwarts está ou não submerso?

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

Muitas teorias sobre Hogwarts e outras construções de Harry Potter foram criadas pelo público e uma delas é se o castelo está ou não submerso sobre águas mágicas. A verdade é que parte da construção está abaixo das águas do Lago Negro, que fica envolto ao prédio. Um grande exemplo de cômodo é a sala da Sonserina, que possui sua iluminação afetada pelas águas turvas e agitadas do perigoso lago.

1.  O castelo possui inúmeras entradas secretas

(Warner Bros/Reprodução)(Warner Bros/Reprodução)Fonte:  Warner Bros 

No decorrer de todos os filmes e livros lançados, foram contadas cerca de 8 entradas secretas que os personagens descobriram em diversas situações conflituosas. Entretanto, segundo o site Screen Rant, ao que parece, o castelo possui ainda mais entradas e saídas de emergência que nunca foram abordadas por J. K. Rowling. Dessa forma, essa nova função está sob responsabilidade das gerações de bruxos que vieram após a finalização da história.

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo e fique por dentro do TecMundo para não perder nenhuma novidade!

36% off
Imagem: Box Harry Potter - Edição Premium + Pôster Exclusivo, J.K. Rowling
Imagem: Tecmundo Recomenda

Box Harry Potter - Edição Premium + Pôster Exclusivo, J.K. Rowling

Este Box traz a série completa de livros do universo de Harry Potter! Perfeito para todos que cresceram acompanhando a saga do jovem bruxo e para as novas gerações de fãs que anseiam por conhecê-la!

R$ 279,90
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.