Homem-Aranha: 10 melhores vilões da franquia

4 min de leitura
Imagem de: Homem-Aranha: 10 melhores vilões da franquia
Imagem: IMDb

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa irá contar com alguns dos vilões mais icônicos do Teioso. Enquanto tenta recuperar sua identidade secreta, que foi revelada pelo Mysterio em Homem-Aranha 3, o herói irá abrir as portas do multiverso da Marvel. Isso irá trazer alguns dos principais inimigos do Amigão da Vizinhança que já apareceram nos seus filmes anteriores.

Aproveitando o lançamento do filme, que tal relembrar os 10 melhores vilões da franquia?

10. Homem-Areia

'Homem Aranha 3'.'Homem Aranha 3'.Fonte:  IMDb 

O Homem-Areia é um dos personagens que irão aparecer no próximo filme. Em Homem-Aranha 3 (lançado em 2007 e com Sam Raimi na direção), William Baker é um dos vilões, mas que não tem como objetivo destruir Peter Parker (diferente dos outros dois). Ele acabou se tornando um personagem mais profundo, que cometeu atos ruins, mas sempre pensando em sua filha. Infelizmente, faltou desenvolvimento ao vilão, mas suas lutas contra o Homem-Aranha foram muito boas.

9. Olivia Octavius

'Homem-Aranha no Aranhaverso'.'Homem-Aranha no Aranhaverso'.Fonte:  IMDb 

Homem-Aranha no Aranhaverso foi um filme que trouxe o multiverso para o personagem, antes do MCU estar pensando em fazer isso. Além de contar com diferentes versões do herói, a animação também trouxe alguns ótimos vilões, como Olivia Octavius. Ela é uma versão feminina do Doutor Octopus, e a responsável por ajudar Wilson Fisk a abrir o multiverso, mas se mostrou também uma excelente vilã (na versão original ela foi dublada por Kathryn Hahn, que interpretou a bruxa Agatha Harkness em WandaVision).

8. Venom

'Venom'.'Venom'.Fonte:  IMDb 

Venom é um dos principais inimigos do Teioso nos quadrinhos. No cinema, ele fez parte do bagunçado Homem-Aranha 3 (da primeira trilogia), o que prejudicou seu desenvolvimento. O personagem também reapareceu interpretado por Tom Hardy no papel de Eddie Brock. Embora esta versão ainda não tenha enfrentado o Homem-Aranha, na cena pós-créditos de Venom: Tempo de Carnificina, ele é afetado pelo problema que abriu o multiverso nos filmes do herói, o que significa que poderemos ter um encontro entre os dois no futuro.

7. Mysterio

'Homem-Aranha: Longe de Casa'.'Homem-Aranha: Longe de Casa'.Fonte:  IMDb 

A Marvel soube utilizar o filme Homem-Aranha: Longe de Casa para apresentar ao público os conceitos de multiverso. Embora tudo não passasse de um plano do Mysterio para enganar Peter Parker, o vilão acabou se mostrando importante para o herói, que agora irá tentar desfazer os problemas causados após o encontro entre os dois. Como personagem, seus poderes conseguiram mexer com a cabeça de Peter ao criar um pesadelo alucinógeno que confundiu a cabeça do Teioso.

6. Gatuno

'Homem-Aranha no Aranhaverso'.'Homem-Aranha no Aranhaverso'.Fonte:  IMDb 

O Gatuno foi outro personagem que apareceu em Homem-Aranha no Aranhaverso e nos fez querer mais dele. O fato dele também ser o tio de Miles Morales acrescenta a dose ideal de drama para deixar o conflito ainda mais interessante. O vilão também apareceu em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (interpretado por Donald Glover), mas de maneira mais discreta. Porém, ele pode ser uma peça fundamental para a estreia de Morales no MCU.

5. A arrogância de Tony Stark

'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'.'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'.Fonte:  IMDb 

Tony Stark foi, em muitos sentidos, foi a causa e a solução dos problemas no MCU. E muito disso se deve à arrogância do personagem, desde o seu primeiro filme solo em 2008. Conforme o personagem foi sendo desenvolvido, ele passou por diversas mudanças, mas seu ego continuou inflado. Nos filmes do Aranha, o herói precisou limpar a bagunça que surgiu como uma consequência das ações dos Vingadores.

Depois, mesmo com Tony morto, Peter Parker continuou lidando com as consequências dos atos do bilionário, que o colocaram em contato com Mysterio. Talvez a vida do Amigão da Vizinhança fosse mais simples se ele continuasse sendo apenas o Amigão da Vizinhança.

4. Rei do Crime

'Homem-Aranha no Aranhaverso'.'Homem-Aranha no Aranhaverso'.Fonte:  IMDb 

O Rei do Crime ganhou destaque fora dos quadrinhos com a série do Demolidor lançada na Netflix. O personagem tem um papel importante e Vincent D'Onofrio conseguiu deixá-lo tão ameaçador quanto nos quadrinhos. Enquanto ainda não sabemos se o ator retorna para a franquia de alguma forma, podemos olhar (de novo) para Homem-Aranha no Aranhaverso e ver como Miles Morales teve dificuldade para lidar com Wilson Fisk, que não mediu esforços para tentar trazer sua família de volta.

3. Abutre

'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'.'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'.Fonte:  IMDb 

Uma das consequências das ações dos Vingadores foi a bagunça deixada após os principais conflitos do grupo. E isso é visto em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, quando Adrian Toomes comanda uma equipe que realiza a limpeza após a batalha de Nova York. Ele também aproveita para roubar a tecnologia que encontra para criar sua roupa de Abutre e se tornar o vilão do filme. Peter Parker estar apaixonado pela filha dele apenas adiciona um drama a mais ao filme.

2. Duende Verde

''Homem Aranha'.''Homem Aranha'.Fonte:  IMDb 

Existem inúmeros méritos no Homem Aranha de Sam Raimi. O filme foi decisivo no sucesso que os heróis teriam ao longo dos anos no cinema, e tudo foi construído com base na relação que o herói tinha com todos ao seu redor. Por isso, quando ele precisa enfrentar o Duende Verde, que também é uma espécie de figura paterna para o herói — assim como o pai do seu melhor amigo — Raimi tinha um drama que conseguiu sustentar muito bem o seu filme. Isso também faz com que o vilão seja um dos mais importantes para o Homem-Aranha nos cinemas.

1. Doutor Octopus

'Homem Aranha 2'.'Homem Aranha 2'.Fonte:  IMDb 

Só existe um motivo para o Duende Verde não ser o principal vilão do Homem-Aranha nas telonas. E esse motivo se chama Doutor Octopus. Mesmo se ignorássemos todo o excelente trabalho feito por Alfred Molina, apenas a espetacular sequência de luta no metrô de Nova York já serviria para justificar a posição do vilão nesta lista. O personagem ganha ainda mais destaque pelo roteiro, que mantém as bases do primeiro filme, colocando Otto Octavius como um mentor (e figura paterna) para Peter Parker, deixando o conflito entre os dois ainda mais interessante.

Qual seu vilão favorito de Homem-Aranha?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.