Filme de ação: 5 características essenciais para produções do gênero

3 min de leitura
Imagem de: Filme de ação: 5 características essenciais para produções do gênero
Imagem: Summit/Divulgação

Você já parou para pensar o que faz um filme de ação ser bom? Esse tipo de longa-metragem é lançado constantemente no cinema todos os anos, mas apenas alguns se destacam. Por que isso acontece? Em muitos casos, o espectador fica com a sensação de que falta algo, como um elemento que poderia ter tornado a experiência mais memorável.

Isso pode ser observado com base nos critérios básicos para que filmes de ação realmente funcionem,  o que vai desde o protagonista até a trama envolvida em tudo. Para entender melhor do que estamos falando, basta acompanhar em detalhes quais são esses itens indispensáveis para um bom filme de ação!

5. Um protagonista imbatível

(Fonte: Marvel/Divulgação)(Fonte: Marvel/Divulgação)Fonte:  Marvel 

Pode parecer clichê, mas um protagonista forte, poderoso e capaz de destruir todos os obstáculos é exatamente o que as pessoas mais procuram em um filme de ação bom.

No entanto, é importante ter cuidado para não abusar da característica. Quando nada atinge o nosso protagonista, acaba ficando difícil de acreditar na trama, pois transforma o herói em um robô e, isso, em alguns casos, acaba tornando a trama entediante.

Um exemplo perfeito desse equilíbrio são os filmes de super-herói, tanto da DC quanto da Marvel. Em Homem de Ferro, em um dos maiores casos de protagonista imbatível, é possível ver ele superar diversos obstáculos, mas durante o processo ele também acaba se machucando, seja de forma física, seja psicológica.

Assim, o público acaba sentindo suas dores e se envolvendo mais em sua história, aumentando a tensão para vê-lo ganhar no fim.

4. Um vilão detestável

(Fonte: 20th Century Fox/Divulgação)(Fonte: 20th Century Fox/Divulgação)Fonte:  20th Century Fox 

Um bom protagonista acaba passando despercebido se não houver um vilão à sua altura. Enquanto estamos assistindo a um filme de ação, é comum o sentimento de torcer para que ele desapareça, mas é justamente isso que caracteriza um bom vilão: achá-lo detestável.

É o caso de Hans Gruber em Duro de Matar, por exemplo. Ele é culto, inteligente e bem preparado, mas faz de tudo para arruinar a vida de qualquer pessoa que passe pelo seu caminho e da forma mais tortuosa possível.

O desfecho do vilão também é importante, seja a redenção, seja a "crucificação" por tudo que ele fez de errado. Tudo depende do roteiro do filme e, às vezes, ser surpreendido é a melhor opção.

3. Cenas frenéticas de pancadaria

(Fonte: Summit/Divulgação)(Fonte: Summit/Divulgação)Fonte:  Summit 

Uma das principais características quando pensamos em filmes de ação é exatamente a pancadaria, aquela sequência de vários minutos em que os personagens só se batem violentamente em um confronto que tem dois caminhos: eles se destroem ou um dos dois acaba fugindo.

Quando falamos em cenas de ação de tirar o fôlego, é impossível deixar de mencionar John Wick, por exemplo. O filme conta com uma equipe familiarizada com momentos de luta, por isso fica fácil perceber todo o carinho e a dedicação em cada golpe, corte de câmera e a coreografia como um todo.

Não é apenas pancadaria gratuita, mas um grande misto de ação e emoção que resulta em um trabalho impressionante. Com Keanu Reeves no papel de protagonista, tudo fica ainda melhor, beirando à perfeição.

2. Perseguições implacáveis

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

Assim como as cenas de ação que tiram o fôlego, um bom momento de perseguição faz toda a diferença em um filme de ação. O espectador, principalmente quando está no cinema, tem todos os seus sentimentos reforçados quando vê os personagens tensos enquanto imploram para não serem pegos.

O melhor exemplo para isso são os filmes de Velozes e Furiosos. A trama é literalmente focada em cenas de perseguição, mas em Desafio em Tóquio, por exemplo, durante o trecho eletrizante que resulta na “morte” de Han, toda a equipe mostrou a importância de ter uma boa história por trás de tudo. Assim, as sensações são ainda mais intensas!

1. Uma trama de fácil identificação

(Fonte: Miramax/Divulgação)(Fonte: Miramax/Divulgação)Fonte:  Miramax 

Todos os elementos de um filme de ação não fazem sentido se não houver uma boa história que os envolva. O espectador precisa se conectar com o que está sendo mostrado para que as emoções, desde o drama até as lutas, sejam sentidas da maneira certa.

Mas, para isso, não precisa ser nada muito elaborado, necessariamente. Pontos básicos, como vingança ou sequestro, funcionam muito bem quando são bem desenvolvidos, apesar de serem considerados clichês no cinema.

Como Kill Bill mostra, o personagem motivado pela vingança pode surpreender fortemente e ainda virar um clássico, principalmente quando está combinado com cenas incríveis de luta e um elenco de tirar o fôlego.

O que você acha que faz um bom filme de ação? Comente a seguir!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.