Harry Potter: todos os livros, do pior ao melhor (ranking)

4 min de leitura
Imagem de: Harry Potter: todos os livros, do pior ao melhor (ranking)
Imagem: Warner Bros.

Em 2021, o filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal completou 20 anos de existência, marcando o aniversário de uma das maiores franquias do cinema mundial. Os oito longas-metragens do bruxinho são inspirados na saga de sete livros, que foi escrita por J. K. Rowling, e faz enorme sucesso entre crianças, jovens e adultos.

Iniciada em 1997, a história de Harry Potter e o lançamento de livros se estendeu até 2008, período em que havia vendido cerca de 300 milhões de cópias no mundo. No ano de 2018, a venda dos livros alcançou meio bilhão de cópias.

Para celebrar o aniversário dos filmes e o sucesso da saga de livros, confira o nosso ranking das obras de J. K. Rowling, elencadas da “pior” até a melhor!

7. Harry Potter e a Câmara Secreta

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

A posição de Câmara Secreta é uma consequência de alguns fatores. O segundo livro da saga não tem o brilho de ser o primeiro sobre o mundo mágico e a história de Harry Potter. A história sobre o basilisco, a introdução do termo "sangue-ruim" e a presença de Dobby são os pontos fortes da história.

Mesmo sendo o primeiro contato com o universo da Horcrux e ter um plot twist que agrega muito valor literário, a importância para o desenvolvimento da história da saga acaba sendo um pouco menor do que os cinco livros seguintes.

6. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

O Prisioneiro de Azkaban é um livro importante para a saga Harry Potter, apresentando Sirius Black, os marotos — um ponto forte para a obra — e um pouco mais da história da família de Potter.

Colocar o livro na 6ª posição pode ser doloroso, considerando a importância que tem para a vida de Harry, mas acontece por ele acabar servindo mais para preparar os leitores para as alegrias, transformações, dores e emoções dos livros seguintes.

5. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

Assim como Prisioneiro de Azkaban, Enigma do Príncipe acaba ficando com uma função de preparar o leitor e criar o ambiente para o último livro da saga. Nessa situação, foi surpreendente como a vida amorosa e pessoal de Harry acaba sendo um destaque durante a narrativa.

O livro fica na frente de Prisioneiro de Azkaban e Câmara Secreta por acontecer mais no clímax da história. Outro aspecto a favor da obra é o fato de introduzir as Horcruxes e aprofundar a conexão entre Harry e Dumbledore, que morre ao final do livro, sendo mais um acontecimento marcante para Harry.

4. Harry Potter e a Ordem da Fênix

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

O quinto livro da saga é conhecido por alguns fatores, entre eles o de ser a obra mais longa entre as sete, o que acabou afetando um pouco da história que foi parar nos cinemas. O livro marca a mudança de realidade para Harry, com o retorno de Voldemort e os sinais de uma guerra entre os bruxos cada vez mais evidentes.

Na obra, Harry aprende um pouco mais sobre a conexão entre ele e o Lorde das Trevas, enquanto começa a se preparar para um futuro sombrio. O livro divide momentos leves e de estudante com uma realidade tenebrosa e uma guerra dentro de Harry.

3. Harry Potter e a Pedra Filosofal

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

Uma coisa é indiscutível: Pedra Filosofal é o livro mais importante da saga. Foi o responsável por lançar o universo e introduzir o mundo da magia para os fãs ao redor do mundo. Se não fosse por ele, não teríamos as sequências de livros ou os filmes de Harry Potter.

Em a Pedra Filosofal, conhecemos a Plataforma 9 3/4, o Beco Diagonal, a escola de Hogwarts e o começo da amizade entre Rony, Hermione, Harry, Dumbledore e os outros personagens da saga.

2. Harry Potter e as Relíquias da Morte

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

O último livro da saga é o segundo colocado da nossa lista. O livro é a conclusão da história de Harry e seus amigos, sendo o ápice da guerra bruxa. A narrativa é densa, cheia de tensão e de dúvidas para Harry, Rony e Hermione, que precisam largar Hogwarts e ir atrás das Horcruxes de Voldemort.

A conclusão da trajetória de Potter é cheia de emoções e de aventuras, com mortes marcantes, histórias lindas e muita magia. Relíquias da Morte é uma conclusão com chave de ouro para a história construída durante as seis obras anteriores.

1. Harry Potter e o Cálice de Fogo

(Fonte: Warner Bros./Reprodução)(Fonte: Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

O primeiro colocado da lista é Cálice de Fogo! O quarto livro da saga é um divisor de águas nítido, sendo uma obra importantíssima para a dinâmica entre Harry e Voldemort. Além disso, é a transição de um mundo mágico e infantil para uma realidade mais jovem e sombria.

Alguns fatores que agregam ao livro são, sem dúvida, o Torneio Tribruxo e o retorno do Lorde das Trevas e dos Comensais da Morte. Outro aspecto importante para a história é a vida pessoal e adolescente de Harry, com interesses amorosos e um amadurecimento como bruxo. Tudo isso expandindo o universo da bruxaria para além de Hogwarts.

Qual seu livro favorito da franquia Harry Potter?

36% off
Imagem: Box Harry Potter - Edição Premium + Pôster Exclusivo, J.K. Rowling
Imagem: Tecmundo Recomenda

Box Harry Potter - Edição Premium + Pôster Exclusivo, J.K. Rowling

Este Box traz a série completa de livros do universo de Harry Potter! Perfeito para todos que cresceram acompanhando a saga do jovem bruxo e para as novas gerações de fãs que anseiam por conhecê-la!

R$ 279,90
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.