Casa Gucci: 8 filmes de moda parecidos com a produção

3 min de leitura
Imagem de: Casa Gucci: 8 filmes de moda parecidos com a produção
Imagem: Universal Studios

Nesta quinta-feira (25), o longa Casa Gucci, de Ridley Scott, foi lançado em diversos cinemas. A produção foca no assassinato de Maurizio Gucci (interpretado por Adam Driver), que teria sido provocado por sua esposa, a socialite Patrizia Reggiani (Lady Gaga). Em um mundo de requinte e glamour, os personagens enfrentam conflitos inesperados e relacionamentos conturbados com figuras icônicas do mundo da moda.

Dessa forma, confira outras produções interessantes que tem a moda como um dos seus elementos principais!

8. O Diabo Veste Prada (2006)

(20th Century Studios/Reprodução)(20th Century Studios/Reprodução)Fonte:  20th Century Studios 

Estrelado por Anne Hathaway e Meryl Streep, O Diabo Veste Prada é bastante lembrado pelo público quando se fala sobre os melhores filmes de moda. Na trama, a jovem Andrea consegue um emprego em uma revista de moda bastante importante, cuja editora-chefe é a poderosa Miranda Priestly.

Aos poucos, a vida da moça se modifica completamente, bem como seu guarda-roupa, que passa a ter outras combinações. O elenco também conta com as participações de Emily Blunt e Stanley Tucci.

7. Cruella (2021)

(Disney/Reprodução)(Disney/Reprodução)Fonte:  Disney 

As origens da vilã de 101 Dálmatas foram expostas em um filme repleto de cores e figurinos extravagantes. A narrativa explora a ascensão de Estella (vivida por Emma Stone), quando esta conhece a Baronesa Von Hellman (Emma Thompson). Contudo, em meio a diversos confrontos diretos entre as duas, Estella vai despertando seu lado mais rebelde, enquanto suas ambições crescem constantemente.

É interessante perceber, nesse sentido, como tudo aquilo que já é de conhecimento do público foi adquirido aos poucos, incluindo o ódio que ela adquire sobre cães.

6. Dior e Eu (2014)

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Assim como Casa Gucci explora uma das grifes mais prestigiadas do mundo todo, o documentário Dior e Eu foca na criação de uma nova coleção da marca Dior, idealizada pelo estilista Raf Simmons. Repleto de sequências interessantes para amantes de desfiles de alta costura, o filme também conta com as participações de diversas estrelas, como as vencedoras do Oscar Jennifer Lawrence e Marion Cotillard.

Figuras conhecidas da moda e dos negócios que envolvem esse setor, como Anna Wintour, Pieter Mulier, Sidney Toledano e Bernard Arnault, também surgem em contextos distintos da produção.

5. Saint Laurent (2014)

(Imovision/Reprodução)(Imovision/Reprodução)Fonte:  Imovision 

O designer Yves Saint Laurent é bastante conhecido entre os amantes da moda. Durante anos, peças assinadas com seu nome tornaram-se disputadas por diversas pessoas. Isso tudo também pode ser visto no filme francês Saint Laurent, no qual Gaspard Ulliel ficou incumbido de interpretá-lo.

A produção também conta com Jérémie Renier, Louis Garrel e Léa Seydoux nos papéis principais, apostando fortemente em todas as nuances que fizeram sua marca se destacar entre tantas outras.

4. Zuzu Angel (2006)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

No Brasil, Zuzu Angel tornou-se, com o passar dos anos, uma das estilistas mais respeitadas e admiradas pelo público. Contudo, seu nome também ficou bastante atrelado ao período militar, tendo em vista que, incansavelmente, esteve à procura de seu filho, Stuart Angel, assassinado pelos militares.

Sua cinebiografia ilustra muito bem a angústia de uma mãe (interpretada por Patrícia Pillar), que queria apenas reencontrar-se com seu filho (Daniel de Oliveira). Inclusive, a produção é considerada uma das mais célebres sobre o assunto.

3. Alexander McQueen (2018)

(Lionsgate/Reprodução)(Lionsgate/Reprodução)Fonte:  Lionsgate 

Um outro documentário ligado a um estilista importante, que possui depoimentos interessantes e detalhes curiosos, é Alexander McQueen, que, como o próprio título evidencia, aborda as criações do designer de moda britânico.

Lançada em 2018, a produção foca na trajetória dessa figura, mostrando seus primórdios, desde a adolescência, quando começou a desenhar, até chegar à Givenchy e lançar sua própria grife. Tom Ford e Kate Moss também surgem em alguns momentos da narrativa.

2. Trama Fantasma (2017)

(Focus Features/Reprodução)(Focus Features/Reprodução)Fonte:  Focus Features 

Voltando à ficção, no filme de Paul Thomas Anderson, os espectadores se aproximam de Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis), nos anos 1950, quando ele conhece a enigmática Alma (Vicky Krieps), que torna-se sua musa inspiradora para a composição de peças requintadas. Dessa maneira, o longa se debruça sobre esses personagens, que são entrelaçados diretamente a aspectos gerais da alta costura.

O elenco também conta com as participações de Lesley Manville, Camilla Rutherford, Harriet Leitch, Gina McKee e Richard Graham.

1. Blow-Up (1966)

(MGM/Reprodução)(MGM/Reprodução)Fonte:  MGM 

Para fechar a lista, não poderíamos deixar de citar um clássico do cinema, dirigido por Michelangelo Antonioni. Embora não seja exatamente sobre a figura de algum estilista, a narrativa é composta a partir de Thomas (David Hemmings), um fotógrafo de moda, que fica angustiado depois de fotografar um casal em um parque e, aparentemente, descobrir um crime.

Aos poucos, ele se envolve em uma investigação frenética, que pode mexer com todos os seus sentimentos de um jeito inesperado. Há cenas verdadeiramente icônicas que consagraram a produção entre os cinéfilos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.