Protagonismo Preto: séries com personagens principais negros

4 min de leitura
Imagem de: Protagonismo Preto: séries com personagens principais negros
Imagem: Deadline
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

No dia 20 de novembro é celebrado, no Brasil, o Dia da Consciência Negra 2021. A data, além de trazer à tona questões sobre racismo, igualdade social, discriminação, entre outros pontos importantes, também celebra a cultura afro-brasileira, que foi um dos pilares para a construção da sociedade no país.

Dentro desse contexto, nós separamos uma lista com 15 séries de TV protagonizadas por negros e quem merecem uma maratona nesse dia 20 de novembro. São séries dramáticas, comédias, aventuras recheadas de ação, que trazem reflexões importantes sobre o tema, mas que também oferecem uma boa dose de diversão.

Them

(Fonte: Amazon/Reprodução)(Fonte: Amazon/Reprodução)Fonte:  IndieWire 

A polêmica série Them é uma antologia da Amazon que traz em sua 1ª temporada, uma família negra sofrendo preconceito na década de 50 nos Estados Unidos. Them mistura questões sobre o racismo e um terror psicológico. Os fãs de Jordan Peele irão perceber um tom semelhante de Them com as obras do diretor, como Corra! e Nós.

The Underground Railroad

(Fonte: Amazon/Reprodução)(Fonte: Amazon/Reprodução)Fonte:  Deadline 

A produção da Amazon segue Cora, uma escrava que trabalha em uma plantação no interior dos Estados Unidos e que descobre uma ferrovia subterrânea que pode servir como uma rota de fuga para ela e outros escravos da fazenda onde vive. A minissérie dirigida por Barry Jenkins recebeu diversas indicações ao Emmy.

Black-Ish

(Fonte: ABC/Reprodução)(Fonte: ABC/Reprodução)Fonte:  Deadline 

A premiada e divertida comédia acompanha um homem negro que cria seus filhos em um bairro de classe média alta predominantemente branco, e que tenta passar para eles as malícias e o conhecimento da cultura negra da sua vivência na periferia. Black-ish conta com 7 temporadas.

Raio Negro

(Fonte: The CW/Reprodução)(Fonte: The CW/Reprodução)Fonte:  Deadline 

Raio Negro é uma série da The CW baseada no super-herói da DC. Jefferson Pierce é um pai de duas filhas e diretor de uma escola que sofre com a violência das gangues da região. Pensando na segurança de suas filhas e da comunidade, ele volta a atuar como o vigilante mascarado Raio Negro.

Sangue e Água

(Fonte: Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte:  IndieWire 

Sangue e Água é uma série sul-africana com produção da Netflix. A obra é baseada em fatos reais que aconteceram no país africano, e gira em torno de uma jovem que teve sua irmã sequestrada e que nunca foi encontrada. Anos depois, a jovem passa a desconfiar que uma menina que ela conheceu em uma festa possa ser sua irmã desaparecida. A partir disso, ela parte em uma investigação para descobrir a verdade.

Insecure

(Fonte: HBO/Reprodução)(Fonte: HBO/Reprodução)Fonte:  Deadline 

Para quem gosta de uma comédia dramática, Insecure série é uma ótima pedida. A obra acompanha a vida de duas mulheres negras, melhores amigas desde a época da faculdade, e que agora enfrentam os desafios e inseguranças do cotidiano através de experiências de seus relacionamentos e suas carreiras enquanto vivem em uma comunidade afro-americana em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Atlanta

(Fonte: FX/Reprodução)(Fonte: FX/Reprodução)Fonte:  Deadline 

Outra premiada série, Atlanta segue Earn, um homem de 30 anos que tenta reconstruir sua vida e se redimir com a sua ex-namorada e mãe de sua filha. Earn se torna empresário de seu primo, um rapper conhecido como Paper Boi e que está prestes a chegar ao estrelado. Earn vê na carreia de Paper Boi uma oportunidade de conseguir alcançar seus objetivos de vida. A série está disponível na Netflix e no Star+.

Empire

(Fonte: Fox/Reprodução)(Fonte: Fox/Reprodução)Fonte:  Deadline 

A série da Fox, disponível no Star+,  tem como centro de sua trama a empresa de entretenimento focada em hip-hop, Empire Entertainment. A empresa — e o poder que ela exerce — é motivo de uma grande disputa entre os membros da família que lutam para poder ter o controle da Empire. Empire foi concluída com 6 temporadas.

Pose

(Fonte: FX/Reprodução)(Fonte: FX/Reprodução)Fonte:  Deadline 

Além de trazer a representatividade negra para as telas, Pose também aborda os assuntos da comunidade LGBTQIA+. Blanca, uma jovem trans, passa a acolher pessoas marginalizadas pela sociedade em sua casa, a Casa Evangelista.

A série mostra a ascensão da cultura LGBTQIA+ no final da década de 1980 nos Estados Unidos. As atrizes e atores de Pose foram premiados pela produção, com MJ Rodriguez sendo a primeira mulher trans a ser indicada ao Emmy Awards na categoria de Melhor Atriz. Você pode assistir Pose 3ª temporada no streaming Star+.

Scandal

(Fonte: ABC/Reprodução)(Fonte: ABC/Reprodução)Fonte:  The Hollywood Reporter 

Scandal mostra o dia a dia de uma empresa que age nos bastidores para conter crises envolvendo a Casa Branca e a política ao seu redor. A série, que é considerada um thriller político, foi criada por Shonda Rhimes e conta com 124 episódios divididos em 7 temporadas.

Cara Gente Branca

(Fonte: Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte:  Deadline 

Uma ótima opção de série da Netflix, Cara Gente Branca traz um grupo de jovens estudantes negros que entram para uma importante universidade dos Estados Unidos, mas que é majoritariamente branca. A obra acompanha como os jovens lidam com o racismo presente no campus da universidade.

Como Defender um Assassino

(Fonte: ABC/Reprodução)(Fonte: ABC/Reprodução)Fonte:  Deadline 

Shonda Rhimes é a produtora executiva desse sucesso, que acompanha uma professora de direito em uma grande e respeitada universidade e que acaba se envolvendo em uma complexa trama de assassinato com cinco de seus brilhantes alunos. Viola Davis, que interpreta a protagonista Annalise, foi a primeira mulher afro-americana a ganhar um Emmy de Melhor Atriz em Série dramática por seu papel na série.

Lovecraft Country

(Fonte: HBO/Reprodução)(Fonte: HBO/Reprodução)Fonte:  HBO 

Lovecraft Country é uma minissérie da HBO que mistura elementos de terror do universo de monstros do clássico escritor H. P. Lovecraft com a tensão racial presente nos Estados Unidos da décida de 1950. Considerada como uma das melhores séries de TV de 2020, Lovecraft Country não terá uma 2ª temporada.

Watchmen

(Fonte: HBO/Reprodução)(Fonte: HBO/Reprodução)Fonte:  Deadline 

Uma história que se passa anos após os acontecimentos da clássica HQ. Na série, a detetive Angela assume a identidade secreta de Sister Night para enfrentar um grupo de supremacistas brancos que travam uma guerra contra minorias raciais. Watchmen foi premiada como a Melhor Minissérie de 2019 no Emmy.

Godfather of Harlem

(Fonte: Epix/Reprodução)(Fonte: Epix/Reprodução)Fonte:  Deadline 

Baseada em fatos reais, a série conta a história de Bumpy Johnson, um homem que retorna da prisão após 10 anos e encontra seu bairro, o Harlem, controlado pela máfia italiana. Bumpy passa a travar uma guerra contra eles, enquanto forma uma aliança com Malcolm X.

Imagem: Assine o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Amazon Prime

O serviço da assinatura da Amazon oferece acesso ao Prime Video, Prime Music, Prime Gaming e Prime Reading. Além disso, há frete grátis e entrega rápida para produtos entregues pela Amazon e descontos exclusivos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.