Halloween: veja a ordem certa para assistir os filmes de Michael Myers

4 min de leitura
Imagem de: Halloween: veja a ordem certa para assistir os filmes de Michael Myers
Imagem: Compass International Pictures
Avatar do autor

Uma pergunta que todos os fãs de filmes de terror já fizeram: qual é a ordem certa para assistir os filmes de Halloween, com o icônico Michel Myers? Pois bem, fomos atrás da resposta.

Em 1978, o cineasta John Carpenter lançou o primeiro filme daquela que se tornaria uma das franquias de terror de maior sucesso no cinema: Halloween. De alguma maneira, as produções que vieram na sequência ajudaram na popularização do slasher film, subgênero do terror no qual há mortes contínuas permeando todas as cenas.

Mais de 40 anos se passaram e novos filmes de Halloween continuam a ser lançados. Dessa forma, confira a ordem correta para assistir às produções e ser aterrorizado pela figura do maníaco Michael Myers.

1. Halloween: A Noite do Terror (1978)

(Compass International Pictures/Reprodução)(Fonte: Compass International Pictures/Reprodução)Fonte:  Compass International Pictures 

Considerado por diversos fãs como uma obra-prima do terror, o longa introdutório da franquia mostra como Michael Myers (Nick Castle) teria fugido do hospital em que estava internado e começado a provocar diversas mortes em sua cidadezinha natal durante o Halloween. Jamie Lee Curtis estrelou a produção como a jovem Laurie Strode.

2. Halloween II: O Pesadelo Continua (1981)

(Universal Pictures/Reprodução)(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Nessa sequência, John Carpenter não assina a direção. Entretanto, o cineasta se manteve na equipe de criação e passou seu bastão a Rick Rosenthal. A trama mostra o que Michael Myers teria feito após matar sua última vítima no primeiro filme. A obsessão do assassino com Laurie se torna ainda maior.

3. Halloween III: A Noite das Bruxas (1982)

(Universal Pictures/Reprodução)(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

No comando da terceira sequência estava o cineasta Tommy Lee Wallace. E embora Michael Myers fosse o grande foco da narrativa, o assassino não participa do longa-metragem. A ideia dos produtores era transformar a franquia em uma antologia, algo que não foi bem aceito pelo público, visto todo o sucesso que Myers fez nos primeiros filmes.

4. Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988)

(Galaxy/Reprodução)(Fonte: Galaxy/Reprodução)Fonte:  Galaxy 

Obviamente, para contornar o fracasso do filme anterior, o maníaco titular estava de volta com um retorno triunfal e cheio de violência. Apesar de sua história estar diretamente ligada à Laurie, a personagem não participa da produção. Dessa maneira, o assassino se volta contra Jamie (Danielle Harris), filha de Laurie, considerando que dez anos já teriam se passado.

5. Halloween 5: A Vingança de Michael Myers (1989)

(Galaxy/Reprodução)(Fonte: Galaxy/Reprodução)Fonte:  Galaxy 

Diversos elementos interessantes foram adicionados à narrativa da franquia, mas sua quinta sequência ignorou todas elas para contar uma história de origem bastante confusa sobre o assassino principal. Elementos sobrenaturais incomodaram os espectadores e modificaram totalmente aquilo que já havia sido exposto.

6. Halloween 6: A Última Vingança (1995)

(Dimension/Reprodução)(Fonte: Dimension/Reprodução)Fonte:  Dimension 

Seguindo com a ideia do filme anterior, a sexta parte de Halloween afastou os fãs, sobretudo porque a trama de origem de Michael Myers não tinha grandes atrativos. É a última vez que o Dr. Loomis (Donald Pleasence) aparece na franquia.

7. Halloween 6: O Corte da Produção (2014)

(Dimension/Reprodução)(Fonte: Dimension/Reprodução)Fonte:  Dimension 

Por conta das controvérsias envolvendo o corte original do filme, os produtores lançaram, anos mais tarde, uma nova versão da narrativa, criada a partir de uma nova experiência de montagem. Inúmeros fãs afirmam que o corte da produção poderia ter se tornado oficial.

8. Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998)

(Dimension/Reprodução)(Fonte: Dimension/Reprodução)Fonte:  Dimension 

Quando o primeiro filme da franquia estava prestes a completar 20 anos de lançamento, Jamie Lee Curtis retornou ao protagonismo para um novo filme. De certa forma, a produção continua diretamente do final do segundo longa, mostrando Laurie tentando esquecer de seu passado traumático.

9. Halloween: Ressurreição (2002)

(Dimension/Reprodução)(Fone: Dimension/Reprodução)Fonte:  Dimension 

H20 deu novos ares à franquia, reconquistando os fãs e deixando todos animados para o que viria a seguir. Mesmo que Laurie apareça apenas nas primeiras cenas, a ideia dos roteiristas não agradou e trouxe mais bizarrices à narrativa central, principalmente por conta de uma competição na casa de infância de Michael Myers.

10. Halloween: O Início (2007)

(Paramount Pictures/Reprodução)(Fonte: Paramount Pictures/Reprodução)Fonte:  Paramount Pictures 

Rob Zombie, conhecido por sua carreira na música, também se envolveu com a franquia de terror. Ao explorar novas possibilidades para as tramas já apresentadas, o artista focou a vida pregressa de Michael Myers, quando o assassino ainda era jovem. Malcolm McDowell se destacou ao interpretar o Dr. Loomis.

11. Halloween II (2009)

(Dimension/Reprodução)(Fonte: Dimension/Reprodução)Fonte:  Dimension 

Muita violência e mortes brutais foram vistas pelo público do novo filme de Rob Zombie para a franquia. Diversas questões interessantes também foram abordadas e Laurie (agora interpretada por Scout Taylor-Compton) seguia com seus traumas. No elenco ainda estavam Tyler Mane, Brad Dourif, Sheri Moon Zombie e Danielle Harris.

12. Halloween (2018)

(Universal Pictures/Reprodução)(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Depois de um grande hiato em Halloween, em 2018, David Gordon Green trouxe Jamie Lee Curtis de volta à franquia. Iniciando uma nova jornada e apresentando uma sequência direta para o filme de 1978, o cineasta mostrou como Laurie estaria vivendo com a ameaça constante do retorno de Michael Myers.

13. Halloween Kills: O Terror Continua (2021)

(Universal Pictures/Reprodução)(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Com o sucesso do longa anterior, uma continuação foi produzida e lançada recentemente. Na trama, os habitantes de Haddonfield querem se unir para acabar com o reinado aterrorizante do assassino, mas as coisas podem ser mais difíceis do que eles imaginam.

14. Halloween Ends (2022)

(Universal Pictures/Reprodução)(Fonte: Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Fechando a lista, há um filme que será lançado apenas no próximo ano (2022). Ao que tudo indica, Laurie e Michael vão se encontrar para ter, finalmente, um confronto direto. O que será que vai acontecer? Fique ligado e não perca essa estreia.