Matrix Resurrections: perfil do filme zoa Meta, novo nome do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Matrix Resurrections: perfil do filme zoa Meta, novo nome do Facebook
Imagem: Warner

Nesta última quinta-feira (29), o perfil oficial de Matrix Resurrections fez um trocadilho inteligente com o Meta, nova marca do Facebook anunciada por Mark Zuckerberg. A imagem mostra o cartaz das pílulas refeito e atualizado para provocar os fãs sobre o anúncio das redes sociais, que virou trending topic e memes nesta semana como um dos assuntos mais comentados da web.

Inspirado pelo livro sci-fi Snow Crash, lançado em 1992 por Neal Stephenson, Mark Zuckerberg confirmou nesta semana o rebranding do Facebook, que agora passará a ser um grande cyberverso chamado Meta — a rede social não se alterará.

A revelação caiu como uma surpresa para o público e rendeu críticas, com muitos comentando sobre os perigos de integrar em um universo virtual compartilhado, especialmente com os problemas que a empresa vem enfrentando nos últimos anos.

Seguindo essa tendência, o perfil do Twitter de Matrix Resurrections decidiu compartilhar o cartaz das pílulas versão 2.0, aproveitando o conceito original que estimula o público a tomar a decisão de Neo no primeiro filme: ficar preso na realidade virtual ou ser livre para viver no mundo real. O trocadilho substituiu a tradicional frase "a escolha é sua" por "agora, baseado em fatos reais" e foi precedido pela hashtag Meta, mencionando a marca e jogando no ar uma profunda crítica referencial.

Confira abaixo a foto:

O posicionamento leva em consideração uma série de problemas que o Facebook vem enfrentando, sendo acusado de violar informações confidenciais de usuários, exigir dados pessoais que vão muito além dos necessários e por afrouxar políticas, facilitando a insurgência de trolls e discursos de ódio. E fazendo um breve paralelo com as questões de Matrix, sugestões de invasão de privacidade e domínio de IA são temas recorrentes na franquia.

Matrix Resurrections estreia em 22 de dezembro nos cinemas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.