Como Eu Era Antes de Você: veja 15 curiosidades do filme

3 min de leitura
Imagem de: Como Eu Era Antes de Você: veja 15 curiosidades do filme
Imagem: Warner Bros. Pictures
Avatar do autor

Baseado no livro homônimo de Jojo Moyes, Como Eu Era Antes de Você foi lançado em 2016 e contou com a direção de Thea Sharrock. Na trama, Louisa Clark (Emily Clarke) é contratada para cuidar de Will Traynor (Sam Claflin), um jovem que sobreviveu a um acidente trágico e sofre de depressão. Conforme os personagens se aproximam, uma relação de confiança, amizade e amor floresce entre eles.

Repleto de sequências que ficaram na memória dos fãs, o romance tem inúmeras curiosidades. O TecMundo separou algumas delas para você conhecer. Confira a lista a seguir.

1. Jojo Moyes e seus livros

A escritora publicou seu primeiro livro em 2002, depois de anos dedicada ao jornalismo. Na época, depois de ter três de seus manuscritos rejeitados por diversas editoras, pensou em desistir da carreira se o quarto projeto não fosse aceito.

2. Thea Sharrock e seus projetos

Thea Sharrok, diretora da adaptação do livro de Moyes, tem uma carreira curta no audiovisual, tendo em vista que dedicou boa parte de sua vida ao teatro. Inclusive, foi ela a responsável pela versão mais recente da peça Equus, protagonizada por Daniel Radcliffe.

(IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

3. A escolha da diretora

A decisão de escolher a diretora do projeto ficou a cargo dos produtores, pois Moyes não conseguia pensar em ninguém. Sharrock agradou muito a romancista e deixou a equipe e o elenco muito confortáveis em todas as sequências do drama.

4. Louisa foi a personagem mais difícil de ser escalada

Uma das grandes preocupações da equipe era a caracterização de Louisa, então escalar uma atriz que correspondesse às expectativas foi um grande desafio. Por esse motivo, cerca de 300 profissionais da área fizeram testes para interpretar a querida protagonista nas telinhas, papel que acabou ficando com Emilia Clarke.

5. Inspiração na vida real

Segundo Moyes, as inspirações para a composição do romance vieram de notícias de jornais e de pessoas da família que precisavam de cuidados diários. Em algumas entrevistas, a escritora garantiu que, por visualizar situações como aquela de perto, foi mais fácil entender como os personagens poderiam agir na narrativa.

6. Como o elenco foi escolhido?

Além de Clarke e Claflin, o elenco conta com Matthew Lewis, Charles Dance, Janet McTeer, Jenna Coleman e Samantha Spiro. Sharrock e Moyes trabalharam juntas no processo de escalação, sempre conversando sobre todos os detalhes da produção.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

7. Outras produções do elenco

Uma curiosidade é que diversos membros do elenco já haviam participado de grandes franquias cinematográficas ou televisivas, como Harry Potter (Lewis), Game of Thrones (Clarke e Dance), Jogos Vorazes (Claflin) e Doctor Who (Coleman).

8. Equipe de produção feminina

Além da diretora, outras mulheres estiveram na liderança de alguns departamentos importantes para o filme. Moyes assinou o roteiro, Sue Baden-Powell, Karen Rosenfelt e Alison Owen trabalharam no time de produção e Jill Taylor atuou como figurinista.

9. Os figurinos de Louisa

Um dos aspectos fundamentais da narrativa de Como Eu Era Antes de Você está diretamente ligado às vestimentas de Louisa, e Taylor teve um grande trabalho para transpor para a tela o que estava no livro. Para desenvolver o figurino, a profissional buscou peças em lojas de usados e de departamento e recorreu a empréstimos.

10. Personagens e histórias cortadas para o filme

Algumas tramas e personagens precisaram ser cortados para que apenas o essencial do livro estivesse presente no filme, sem que a narrativa perdesse o encanto. Certos cenários também foram adaptados para que o orçamento da produção não fosse estourado. É o caso da viagem de Will e Louisa às ilhas Maurício, que foi remanejada para outro local.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

11. Cenas deletadas

Apesar disso, muitas coisas permaneceram na versão final do roteiro e chegaram a ser filmadas, como uma trama específica envolvendo Stephen Traynor (Dance), mas que acabou sendo deletada por não caber muito na narrativa.

12. Uma sequência foi cogitada

Moyes escreveu outros livros sobre a história de Louisa, e uma sequência foi cogitada pelo time de produtores. No entanto, nenhum detalhe concreto sobre esse assunto foi divulgado depois de 5  anos do lançamento.

13. A mensagem do livro

Segundo Moyes, a história planejada para o livro, e consequentemente para o filme, aborda uma mensagem de não fazermos julgamentos, pois muitas vezes podemos nos surpreender positivamente em vários aspectos.

Editora IntrínsecaFonte:  Editora Intrínseca 

14. Polêmicas

Apesar dessa mensagem, o filme recebeu inúmeras críticas de pessoas com deficiência e de ativistas. Alguns comentários destacam que o longa-metragem trata a questão com punitivismo e como se quem está nessas condições sempre desejasse morrer.

15. Fidelidade à obra original

Para que o filme fosse realizado, Moyes trabalhou com o roteirista para que adaptação fosse fiel à obra original. Em uma entrevista ao BuzzFeed, a escritora afirmou que teria ficado desolada se não pudesse participar do processo criativo do longa.

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e tenha todos esses benefícios grátis por 30 dias! Após o período de teste pague apenas R$ 9,90/mensal.

Fontes