Halloween: 10 filmes de terror baseados em histórias clássicas

3 min de leitura
Imagem de: Halloween: 10 filmes de terror baseados em histórias clássicas
Imagem: Universal Pictures
Avatar do autor

Diversos filmes de terror são baseados em histórias pré-existentes. Seja na literatura ou na tradição oral, essas narrativas são bastante populares e ficaram eternizadas no imaginário social, principalmente por conta de suas ideias mirabolantes. Pensando nisso, e com o Halloween em voga, elaboramos uma lista com alguns filmes de terror imperdíveis que utilizaram tramas inesquecíveis como elementos centrais. Confira!

10. Lenda Urbana

(TriStar Pictures/Reprodução)(TriStar Pictures/Reprodução)Fonte:  TriStar Pictures 

Muitas lendas urbanas já foram citadas em algum momento em diversas produções. É o caso de Bloody Mary, que, além de nomear um drink super famoso, também esteve em alguns episódios de Supernatural. Contudo, o filme de 1998 apresenta estudantes universitários tentando sobreviver a um serial killer que teria sido inspirado no assassino no banco de trás e no homem de mãos de gancho.

9. O Corvo

(Relativity Media/Reprodução)(Relativity Media/Reprodução)Fonte:  Relativity Media 

Ao longo de seus anos de vida, Edgar Allan Poe produziu contos e poemas incríveis. Seus escritos já foram adaptados diversas vezes para a televisão e o cinema — incluindo o longa O Farol, de 2019, baseado em um conto inacabado. Dessa maneira, esse filme conta os últimos dias de Poe, que teria morrido de causas misteriosas. O fio condutor é o seu poema mais famoso, que também dá título à produção.

8. Histórias Assustadoras para Contar no Escuro

(Diamond Films/Reprodução)(Diamond Films/Reprodução)Fonte:  Diamond Films 

Abordando diversas histórias bizarras, esse filme, lançado em 2019, apresenta uma boa variedade de criaturas sobrenaturais e outras questões bastante interessantes. A narrativa se desenvolve a partir da descoberta do livro de Sarah Bellows por um grupo de adolescentes. A obra contém diversos contos de horror. Aos poucos, todos os elementos das tramas passam a surgir na vida real.

7. A Lenda de Candyman

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Recentemente, uma nova adaptação do conto de Clive Barker chegou aos cinemas. Por sua vez, o escritor utilizou elementos da tradição oral para compor a narrativa, que conta a história de um amor impossível e torturas bizarras ocorridas após o período escravagista. Nesse sentido, vale destacar que ambas as produções abordam o caso de uma maneira perturbadora.

6. À Beira da Loucura

(Allied Vision/Reprodução)(Allied Vision/Reprodução)Fonte:  Allied Vision 

O serial killer Jack, o Estripador, nunca teve sua identidade revelada desde que seus primeiros assassinatos passaram a acontecer. Mesclando ficção com o que se conhece sobre este fato, Gérard Kikoïne criou um filme repleto de nuances assustadoras. O roteiro, inclusive, foi baseado em O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde, romance escrito por Robert Louis Stevenson.

5. O Iluminado

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Stephen King possui diversos livros envolventes e com personagens controversos. É o caso deste romance, ambientado em um hotel praticamente à deriva durante um inverno tenebroso.

Jack Torrance é o protagonista, um escritor que leva sua família para cuidar do local em questão durante a geada. Muitas coisas estranhas acontecem por lá durante esse período, o que rendeu várias cenas assustadoras para o público de Stanley Kubrick nos anos 1980.

4. A Múmia

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Sir Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, também escreveu histórias macabras durante sua carreira. E quando a Universal Pictures iniciou sua aventura em filmar obras aterrorizantes, A Múmia surgiu nos anos 1930.

A trama aborda a saga de Imhotep, um sacerdote mumificado do Egito Antigo, que retornava dos mortos para encontrar-se novamente com sua amada, cuja alma havia reencarnado em uma outra mulher.

3. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

(Paramount Pictures/Reprodução)(Paramount Pictures/Reprodução)Fonte:  Paramount Pictures 

Com seu estilo sombrio, Tim Burton reinventou o clássico de Washington Irving de um jeito interessante. Trazendo diversos elementos da obra original, o cineasta conseguiu também reestruturar algumas passagens para adicionar ainda mais tensão à trama.

Na história, o investigador Ichabod Crane (Johnny Depp) analisa os mistérios do vilarejo de Sleepy Hollow, local assombrado por um cavaleiro sem cabeça.

2. Frankenstein

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Mary Shelley, considerada uma das grandes escritoras do gênero, criou uma obra repleta de simbolismos em 1818. Seu clássico fez bastante sucesso e foi adaptado diversas vezes no cinema.

Uma das versões mais icônicas foi produzida no início dos anos 1930, contando com Colin Clive e Boris Karloff nos papéis principais. De acordo com relatos da época, Karloff levava cerca de seis horas para se caracterizar como o monstro criado por Henry Frankenstein.

1. Drácula

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Fechando a lista, outro clássico que também já foi adaptado diversas vezes apresenta o vampiro mais famoso da literatura. Ao longo da história, o famigerado Conde Drácula foi interpretado por Béla Lugosi, Gary Oldman, Jack Palance, Frank Langella, Gerard Butler, Leslie Nielsen e até mesmo por Luke Evans. A história de Bram Stoker se tornou tão famosa que rendeu variações como Nosferatu (1922) e Van Helsing (2004).