20 Cenas assustadoras de filmes de terror para ver no Halloween

6 min de leitura
Imagem de: 20 Cenas assustadoras de filmes de terror para ver no Halloween
Imagem: Warner Bros. Pictures

Os filmes de terror conseguem provocar sentimentos extremos em seus espectadores, sobretudo por conta de sequências cheias de tensão e momentos de tirar o fôlego. Pensando nisso, e com o Halloween em chegando, reunimos algumas das cenas mais assustadoras da história do cinema de horror.

Elas foram escolhidas de acordo com experiências do público. Então, já sabe, né? Se você é um amante de cenas horripilantes, separe um tempinho e curta o Dia das Bruxas com muito sustos. Confira!

20. O acidente em Hereditário

Considerado por muitos como um dos filmes de terror mais interessantes da última década, há uma cena em particular de Hereditário (2018) que remete a diversos contos clássicos do gênero na literatura. Quando o carro se choca com um poste e o som de algo quebrando é incômodo, não há mais nada a ser feito. Nem mesmo olhar para trás e visualizar o estrago.

19. Final de A Bruxa de Blair

Precursor de um subgênero bastante curioso no cinema de terror e horror, o final desse found footage – normalmente filmado em primeira pessoa, com apenas uma câmera simples – conseguiu ser assustador e ao mesmo tempo intrigante, pois deixa diversas pontas soltas para o público.

Além disso, a atmosfera criada pelos realizadores com filmagens caseiras deixou tudo ainda mais medonho. Para se ter uma ideia, inúmeros entusiastas do gênero chegaram a acreditar que a história era verdadeira.

18. O frame escondido de Hitchcock em Psicose

Psicose (1960) é considerado um dos grandes clássicos do gênero. O cineasta Alfred Hitchcock, inclusive, teria mesclado o frame de uma caveira, nos últimos instantes do filme, com o de Norman Bates (Anthony Perkins) quando ele está olhando fixamente para o público. Surreal, não é mesmo?

17. O porão em Zodíaco

Embora o filme de David Fincher não seja exatamente um projeto de terror, há uma cena que deixou o público angustiado pelo que viria a seguir, principalmente porque traduz todos os indícios de que uma tragédia vai acontecer quando o personagem de Jake Gyllenhaal é guiado até o porão da casa de um suspeito.

16. O palhaço em Poltergeist

Diversas pessoas têm medo de palhaço. Só por esse motivo, essa cena já seria assustadora para elas. No geral, a sequência em questão apresenta um clichê recorrente do gênero que foi utilizado à exaustão.

Porém, vale lembrar que Poltergeist (1982) foi um dos primeiros filmes a utilizá-lo, o que deixou muita gente de boa aberta.

15. Expectativas em Sinais

O filme de M. Night Shyamalan provoca o público a todo instante e, inclusive, faz algumas brincadeiras com os clichês do gênero.

No entanto, quando o personagem de Joaquin Phoenix está acompanhando um noticiário, ele é surpreendido por algo que também pega os espectadores repentinamente por alguns segundos.

14. Mortes terríveis em A Hora do Pesadelo

Entre diversas mortes apresentadas por Wes Craven em seu clássico com o assassino Freddy Krueger, há uma em particular que é bastante assustadora. As garras do personagem surgem de dentro da cama do personagem de Johnny Depp, que dormia tranquilamente até ser sugado. Do buraco, uma enxurrada de sangue acaba sendo espirrada.

13. O filme produzido em Don't Look Up

Quando os editores resolvem assistir ao longa-metragem que está sendo produzido, eles notam que algo bizarro pode estar acontecendo nos bastidores. Sem qualquer tipo de som, a sequência é assustadora por conta do que pode surgir à tela nesse momento.

12. Um esconderijo em Halloween

Muitos consideram o longa protagonizado por Jamie Lee Curtis como a obra prima de John Carpenter. Em meio a tantas perseguições, a personagem se esconde dentro de um armário de roupas.

Mas quando o maníaco Michael Myers invade o local, a imprevisibilidade do que poderia acontecer toma conta da atmosfera.

11. O hospital de Alucinações do Passado

Há muitos elementos que podem tirar o sono dos espectadores desse filme, mas quando seu protagonista é mantido em um hospital, várias alucinações são provocadas nesse contexto. Todas elas, obviamente, invadem a tela de um jeito medonho.

10. O jantar em Massacre da Serra Elétrica

Com uma premissa aparentemente simples, O Massacre da Serra Elétrica (1974) conquistou o público de sua época com cenas cheias de violência gráfica e muito horror.

Obviamente, a figura do serial killer desse slasher é a que mais impactou todos aqueles que tiveram contato com a produção, principalmente por conta de sua aparência bizarra em uma das cenas mais icônicas do longa.

9. Tortura psicológica em Louca Obsessão

Muitas vezes, os filmes não precisam mostrar muitos detalhes do que está acontecendo, mas apenas sugerir. É o caso de Louca Obsessão (1990), cuja loucura de Annie (Kathy Bates) permitiu que ela assustasse seu ídolo (James Caan) e também a audiência apenas com palavras.

8. A perseguição de O Iluminado

Entre todas as coisas assustadoras e imprevisíveis do filme de Stanley Kubrick, em particular, há uma perseguição no labirinto ao final da produção que deixou o público angustiado sobre qual seria o destino do pequeno Danny.

7. O início de Pânico

Tudo parecia bem quando o primeiro filme da franquia se iniciou. Até que Casey (Drew Barrymore) atende o telefone e se desespera por estar sozinha em casa e diversos detalhes lhe chamarem a atenção.

O fato é que a cena tem uma construção dramática muito bem feita e deixou os espectadores aflitos pelo que viria a seguir.

6. O vídeo de Ringu (O Chamado)

No final dos anos 1990, um vídeo bizarro ficou no imaginário de diversas pessoas. A fixação daqueles que se envolviam com ele gerava um encontro bizarro com Sadako, a fantasma arrepiante que conseguia se materializar na casa daqueles que assistiam seu sofrimento.

5. O homem alto de Corrente do Mal

A crescente tensão provocada pelo que já se tem conhecimento é uma das marcas da cena mais aterrorizante de Corrente do Mal (2014). Quando Jay (Maika Monroe) sabe que há algo a perseguindo, ela corre para se trancar em seu quarto, mas não adianta, pois a aparição do homem alto é inevitável.

4. O suicídio de Kairo

Entre todas as sequências incômodas de Kairo (2001), há uma em particular que é brutal e muito chocante.

Repleto de fantasmas, simbolismos e silêncios absurdos, o filme apresenta, de um modo bastante gráfico, um suicídio em plano sequência. A vítima se atira de uma grande altura e o barulho do impacto é assustador!

3. Aparição do Babadook

A entidade titular deste filme pode aparecer a qualquer momento na narrativa. Mas a cena mais assustadora da produção acontece quando Amelia (Essie Davis) está tentando dormir e seu desconforto é evidente. Apesar de todos os indícios, a criatura surge quando ninguém espera.

2. Escuridão de O Silêncio dos Inocentes

Quando Clarice Starling (Jodie Foster) decide se arriscar para encontrar mais pistas do serial killer que investiga, ela está sozinha e em uma escuridão imprevisível.

Por meio de um contraste de luz, o público consegue acompanhar sua agonia rumo ao desconhecido. Uma das grandes cenas da produção de 1991.

1. O crucifixo em O Exorcista

Por fim, não poderíamos deixar de citar um dos filmes mais aterrorizantes de todos os tempos. O Exorcista é carregado de cenas apavorantes, mas uma delas, especificamente, conseguiu tirar o sono de muita gente.

Em determinado momento, Regan (Linda Blair) está com um crucifixo em suas mãos atingindo violentamente suas partes íntimas e sangrando.

E aí, qual é a sua cena favorita? São tantas cenas de terror que nos deixam de cabelo em pé, que é impossível citar todas aqui. Continue de olho no Minha Série para mais conteúdos de Halloween como esse!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.