Duna: filme foi inspirado em Star Wars e HQs francesas, diz Villeneuve

2 min de leitura
Imagem de: Duna: filme foi inspirado em Star Wars e HQs francesas, diz Villeneuve
Imagem: Chilton Books

Em entrevista para o Comic Book, Denis Villeneuve comentou sobre os materiais que serviram como principais inspirações para Duna. Segundo o diretor, Star Wars e histórias em quadrinhos francesas construíram a base da mega produção da Warner, ao lado de filmes clássicos das décadas de 1960 e 1970.

Lançado em 1965 por Frank Herbert, o sci-fi Duna foi um marco na literatura fantástica, servindo como base para diversos conteúdos que tornaram-se referências na cultura popular, como a saga A Roda do Tempo, de Robert Jordan, e As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Porém, nenhuma obra utilizou tantos conceitos do livro quanto Star Wars, algo que rendeu a George Lucas uma série de problemas por volta de 1970.

Isso porque a aventura galáctica Guerra nas Estrelas chegou até mesmo a ser acusada de plágio por Herbert, que alegou, em entrevista a um jornal do Oregon, que a trama de George Lucas "roubou" vários elementos de sua criação. Agora, anos depois da confusão, foi a vez de Villeneuve resgatar assumidamente elementos de Star Wars, buscando novas ideias e orientação em um dos maiores xodós do público geek.

(Fonte: Disney / Reprodução)(Fonte: Disney / Reprodução)Fonte:  Disney 

"Em primeiro lugar, é estranho pensar que Star Wars roubou tanto... Não roubou, mas foi tão profundamente inspirado por Duna, e agora eu estou fazendo um filme sobre Duna e estou profundamente influenciado por Star Wars", explicou Villeneuve.

"Eu nasci com Star Wars, então era como o elefante rosa na sala quando começamos a projetar o filme e encontramos nossa própria identidade em um mundo onde existe uma fera tão grande. Então, vou dizer que há muitos filmes que influenciaram Duna, como Lawrence da Arábia, de David Lean, com certeza Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola. São filmes que me influenciaram em vários detalhes de Duna.”

Resgate dos quadrinhos franceses

Outro detalhe que chamou a atenção nos comentários de Villeneuve foi a influência de quadrinistas franceses, como Jean Giraud, mundialmente conhecido como Moebius, Enki Bilal e Philippe Druillet, responsáveis por lançar HQs renomadas, como Blueberry, Edena, La Nuit e A Feira dos Imortais.

(Fonte: Dark Horse Books / Reprodução)(Fonte: Dark Horse Books / Reprodução)Fonte:  Dark Horse Books 

“Quando você é um cineasta com séculos diferentes, é um acúmulo de influências”, continuou Villeneuve. "Mas eu diria que a principal influência foi provavelmente as histórias em quadrinhos que eu lia quando criança, que são de pessoas como Druillet e Bilal e Moebius, todos aqueles artistas de histórias em quadrinhos da Europa e da França, que são belgas, eles tiveram um tremendo impacto sobre mim e provavelmente foram a principal influência para o filme."

Duna já está disponível nos cinemas.

34% off
Imagem: Box Duna: Primeira Trilogia + Mapa Arrakis
Imagem: Tecmundo Recomenda

Box Duna: Primeira Trilogia + Mapa Arrakis

Formado pelos livros iniciais da saga – Duna, Messias de Duna e Filhos de Duna, acompanhando a trajetória de Paul Atreides e sua família no planeta Arrakis. Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política.

R$ 249,90
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.