O Culpado: 7 filmes parecidos com o suspense da Netflix

3 min de leitura
Imagem de: O Culpado: 7 filmes parecidos com o suspense da Netflix
Imagem: Netflix
Avatar do autor

O Culpado, novo filme da Netflix estrelado por Jake Gyllenhaal, tem chamado bastante a atenção do público por ser tenso e prender a atenção do público apenas em um evento específico que vai se desdobrando.

Para quem acabou de assistir e ficou querendo mais, não se preocupe! Nós preparamos uma lista com outras obras do cinema que têm abordagem semelhante para você maratonar por um bom tempo. Confira agora!

7. Celular - Um Grito de Socorro

(Fonte: Electric Entertainment/Divulgação)(Fonte: Electric Entertainment/Divulgação)Fonte:  Electric Entertainment 

Ryan, um jovem universitário interpretado por Chris Evans, recebe uma ligação inesperada: uma mulher raptada precisa de sua ajuda para ser salva. Ela havia encontrado um celular quebrado no esconderijo e agora depende de Ryan para ser localizada e se livrar do seu sequestrador.

Assim como O Culpado, aqui também temos a história que gira em torno de uma ligação aleatória. Apesar de não ser tão profundo e surpreendente como a produção da Netflix, ainda vale a pena assistir.

6. Buscando…

(Fonte: Sony/Divulgação)(Fonte: Sony/Divulgação)Fonte:  Sony 

Quando sua filha de apenas 16 anos some completamente, David Kim, interpretado por John Cho, entra em desespero. Ele tenta cooperar com as autoridades para encontrá-la o quanto antes, mas nada parece avançar e o pai acaba tomando medidas drásticas.

Kim faz o login no computador de sua filha e começa a vasculhar toda a sua vida na internet, desde redes sociais a arquivos armazenados. O filme é filmado quase que completamente apenas pela câmera do computador, o que torna o desespero ainda mais real. Buscando… é um dos filmes parecidos com O Culpado justamente por trazer inovação ao gênero em uma história que lida com tecnologia.

Mesmo recente, é aclamado pelos fãs de cinema.

5. Por Um Fio

(Fonte: Telecine/Divulgação)(Fonte: Telecine/Divulgação)Fonte:  Telecine 

Um homem acaba atendendo uma ligação desconhecida em uma cabine telefônica e sua vida tem uma reviravolta. Ele é ameaçado e, para sair vivo, precisa seguir todos os comandos da pessoa que está do outro lado da linha.

O ponto alto do filme é a atuação de Colin Farrell, que consegue transmitir todo o desespero da situação. Para os fãs de O Culpado, Por Um Fio é a opção perfeita para quem busca algo tão animado quanto a produção recente.

4. Locke

(Fonte: Lionsgate/Divulgação)(Fonte: Lionsgate/Divulgação)Fonte:  Lionsgate 

Estrelado por Tom Hardy, o longa mostra o trajeto turbulento de um homem até chegar ao hospital em que seu filho está prestes a nascer. Durante todo o processo ele é bombardeado com ligações, tanto do seu trabalho quanto de familiares.

Assim como o filme da Netflix protagonizado por Jake Gyllenhaal, aqui o personagem também tem um momento para abordar o seu passado enquanto enfrenta diversos desafios, tudo diretamente do seu carro.

3. O Quarto do Pânico

(Fonte: Columbia Pictures/Divulgação)(Fonte: Columbia Pictures/Divulgação)Fonte:  Columbia Pictures 

A obra mostra o momento em que uma mãe e sua filha percebem que a casa em que moram foi invadida por três bandidos. Elas se escondem em um quarto secreto, mas acontece que o que os invasores procuram está justamente no mesmo lugar.

Mesmo tendo sido lançado em 2002, é possível ver que a nova produção da Netflix aborda temas semelhantes, especialmente a filmagem que foca em um lugar específico, o que causa a sensação de desespero no espectador. O longa é considerado um clássico do cinema.

2. Enterrado Vivo

(Fonte: Warner Bros./Divulgação)(Fonte: Warner Bros./Divulgação)Fonte:  Warner Bros. 

O motorista de um caminhão é atacado e perde a consciência. Quando acorda, percebe que está trancado em um local sem nada além de um isqueiro e um celular, além do oxigênio que acaba aos poucos a cada segundo.

A sensação de desespero aqui é ainda maior pela claustrofobia do ambiente e o pensamento de que o personagem morrerá a qualquer momento.

1. Obediência

(Fonte: Bad Cops Film Productions/Divulgação)(Fonte: Bad Cops Film Productions/Divulgação)Fonte:  Bad Cops Film Productions 

Em um dia agitado no restaurante que comanda, Sandra recebe uma ligação: é um policial acusando Becky, sua funcionária, de roubar dinheiro de um cliente. Ela fica chocada com a notícia mas segue todas as orientações da autoridade para questionar Becky sobre o que ela fez.

Esse é um dos filmes parecidos com O Culpado por retratar bastante a questão da ligação por telefone e a tensão crescente pela qual Sandra passa ao seguir o passo a passo dado pelo policial.