Conheça o Techwear, tendência da moda com inspiração nos games

2 min de leitura
Imagem de: Conheça o Techwear, tendência da moda com inspiração nos games
Avatar do autor

Tendências surgem a todo momento e, no atual contexto das redes sociais, ideias e estéticas têm se espalhado numa velocidade incalculável. Um novo estilo inspirado em games ganhou destaque nos últimos meses: o Techwear.

Original da Ásia, mais especificamente no Japão e Coréia do Sul, o techwear é uma evolução do streetwear inspirado no estilo cyberpunk, pós-apocalíptico e, por vezes, com um toque de cosplay. Focado na estética futurista e utilitária, as peças misturam materiais esportivos com design tático.

Jaqueta Techwear Harajuku (Fonte: Etsy/Reprodução)Jaqueta Techwear Harajuku (Fonte: Etsy/Reprodução)Fonte:  Etsy 

É comum ver materiais de alta-performance com proteção contra germes, poluição e raios UV, tecidos respiráveis e detalhes que oferecem segurança e praticidade, mantendo-se preparado para qualquer eventualidade. Algumas características são costuras coladas, zíperes à prova d’água, bolsos, capuz, entre outros.

Calça com bolsos táticos (Fonte: Rebels Market/Reprodução)Calça com bolsos táticos (Fonte: Rebels Market/Reprodução)Fonte:  Rebels Market 

Influência dos games

O mundo dos games está cada vez mais relevante na sociedade e seus impactos são visíveis no mundo da moda, com os cosplays se tornando uma prática mais acessível e com mais interesse por parte do público jovem. No techwear, esses conceitos se misturam como um escapismo pela busca por expressar sua personalidade, tanto no mundo online quanto no real.

Cyberpunk

(Fonte: Tenshi/Reprodução)(Fonte: Tenshi/Reprodução)Fonte:  Tenshi 

O estilo cyberpunk pode influenciar um look de várias formas, mas em especial traz acessórios como máscaras, chapéus, correntes e luvas. A cor preta predomina, mas ainda é possível ver modelos com pontos de cores neon e destaques em branco.

Death Stranding

Jaqueta em parceria com Hideo Kojima inspirada em Death Stranding (Fonte: HypeBeast/Reprodução)Jaqueta em parceria com Hideo Kojima inspirada em Death Stranding (Fonte: HypeBeast/Reprodução)Fonte:  HypeBeast 

O jogo Death Stranding traz a jornada de um entregador que precisa de roupas adaptáveis para realizar seu trabalho e conseguir superar os obstáculos de lugares de difícil acesso com as intempéries do tempo. Com o sucesso do jogo, Hideo Kojima lançou uma jaqueta inspirada nos modelos utilizados por Sam. O produto é feito em parceria com a marca ACRONYM.

Watch Dogs Legion

(Fonte: A-Taman/Etsy/Reprodução)(Fonte: A-Taman/Etsy/Reprodução)Fonte:  Pinterest 

O ar rebelde que precisa estar sempre preparado para o combate traz as características de modelos táticos para as roupas, com bolsos, máscaras e jaquetas corta-vento. Outro ponto muito marcante são os sneakers com as tecnologias avançadas, solados marcantes, materiais respiráveis e muito conforto. Para um aspecto mais punk, coturnos tomam a vez com solados grandes e fivelas.

Influência da pandemia

Isabela Bez, expert do futuro na WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo, disse em uma entrevista para o site Steal The Look que a sua marca já acompanhava a tendência "modo de sobrevivência", mesmo antes da pandemia, como uma resposta às preocupações crescentes com uma crise climática, ataques terroristas e desastres naturais.

"Prevemos uma evolução para 2022, num cenário de busca por segurança e proteção em um mundo dominado por medo e incerteza, que se traduz em produtos adaptáveis que trazem soluções necessárias para a sobrevivência." diz Bez.