10 melhores filmes sobre faculdade para assistir

3 min de leitura
Imagem de: 10 melhores filmes sobre faculdade para assistir
Imagem: Alliance Films/Reprodução

Diversos filmes se propuseram a retratar diversas fases da vida. Desde a infância e adolescência na escola, passando pelo período de transição para a vida adulta, na qual muitas pessoas chegam à universidade. Por esse motivo, selecionamos algumas produções incríveis que são ambientadas na faculdade para assistir em diversas plataformas de streaming.

Confira!

10. Universidade Monstros

(Pixar/Reprodução)(Pixar/Reprodução)Fonte: Pixar

Disponível no Disney+, o filme prequel de Monstros S.A. mostra como Sulley e Mike Wazowski se conheceram no campus universitário, além de evidenciar algumas rivalidades que permaneceram no longa original e outras construções narrativas interessantes e curiosas sobre o universo desses seres monstruosos.

9. Ela e os Caras

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Diversas universidades norte-americanas possuem, em seu próprio campus, diversos alojamentos para os estudantes. Por esse motivo, algumas repúblicas segmentadas são criadas em Ela e os Caras, incluindo a famigerada Capa, para a qual Sydney White (Amanda Bynes) é enviada. Contudo, por lá, a garota se vê deslocada entre tantas regras de etiqueta e acaba caindo em uma república de nerds ao ser expulsa do local.

8. Versos de um Crime

(Sony Pictures/Reprodução)(Sony Pictures/Reprodução)Fonte:  Sony Pictures 

Protagonizado por Daniel Radcliffe, Dane DeHaan, Ben Foster, Michael C. Hall, Jennifer Jason Leigh e Elizabeth Olsen, em Versos de um Crime (Kill Your Darlings, no original), os alunos do curso de literatura de uma universidade britânica se aproximam após um crime brutal acontecer no campus. De forma biográfica, o público conhece mais sobre a vida de Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William Burroughs.

7. A Rede Social

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Dirigido por David Fincher, neste filme, em linhas gerais, os espectadores acompanham o julgamento de Mark Zuckerberg (vivido por Jesse Eisenberg) sobre os desdobramentos da criação do Facebook, uma das redes sociais mais famosas da década passada.

Dessa maneira, o longa aborda como tudo surgiu no campus de uma prestigiada universidade, trazendo também as visões de Eduardo Saverin (Andrew Garfield) e Sean Parker (Justin Timberlake).

6. M-8: Quando a Morte Socorre a Vida

(Downtown Filmes/Reprodução)(Downtown Filmes/Reprodução)Fonte:  Downtown Filmes 

Depois de conquistar uma vaga na faculdade de medicina, o jovem Maurício (Juan Paiva) assiste uma aula de anatomia que mudaria sua vida para sempre. Durante as explicações de seu professor, ele conhece M8, um cadáver que será seu companheiro de estudos pelo semestre.

No entanto, aos poucos, o personagem passa a ser atormentado pela identidade do corpo, passando a investigar suas origens enquanto enfrenta os desafios do curso escolhido.

5. A Escolha Perfeita

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Nesta comédia musical, Anna Kendrick vive Beca, uma estudante desinteressada que é obrigada a cursar faculdade onde seu pai leciona. Por lá, ela se envolve com um grupo musical composto apenas por garotas, que quer vencer uma competição contra um grupo composto apenas por garotos. Dessa maneira, Beca se sente convencida a dar o melhor de si pela equipe e sair vitoriosa do Campeonato Regional de Música.

4. Cara Gente Branca

(Lionsgate/Reprodução)(Lionsgate/Reprodução)Fonte:  Lionsgate 

Antes mesmo de ser transformada em série pela Netflix, o filme de Justin Simien teceu diversas críticas aos modelos tradicionais das faculdades estadunidenses, sobretudo quando questões raciais eram abordadas.

Na trama, depois de promoverem uma festa cheia de problemas, quatro estudantes negros de uma prestigiada faculdade resolvem se manifestar, provocando grandes confrontos e denunciando diversas situações bizarras ocorridas no local.

3. Polytechnique

(Alliance Films/Reprodução)(Alliance Films/Reprodução)Fonte:  Alliance Films 

Dirigido por Denis Villeneuve, o longa aborda o massacre da Escola Politécnica de Montreal, ocorrido em 1989, quando um homem armado invadiu uma sala de aula e matou diversas estudantes por não acreditar que elas poderiam frequentar o curso de engenharia da instituição.

Dessa maneira, a produção apresenta três pontos de vistas diferentes sobre o fato histórico, levando em consideração, inclusive, os pensamentos misóginos do assassino.

2. Gênio Indomável

(Miramax Films/Reprodução)(Miramax Films/Reprodução)Fonte:  Miramax Films 

Vencedor de dois Oscars, incluindo o de Melhor Ator Coadjuvante para Robin Williams, neste filme cheio de metáforas, os espectadores conhecem Will Hunting (vivido por Matt Damon), um jovem rebelde que trabalha como zelador de uma universidade em Boston.

No entanto, ele acaba sendo revelado como um gênio da matemática depois de resolver um teorema bastante complexo proposto pelo Professor Gerald Lambeau (Stellan Skarsgård).

1. O Sorriso de Monalisa

(Sony Pictures/Reprodução)(Sony Pictures/Reprodução)Fonte:  Sony Pictures 

Fechando a lista, há um filme bastante interessante ambientado na década de 1950. Durante a narrativa, Katherine Ann Watson (Julia Roberts), uma renomada professora de História da Arte, tenta instigar suas alunas a reformularem sua visão sobre as questões artísticas de um jeito único e convincente.

Contudo, todas as estudantes parecem estar apenas interessadas em questões domésticas, tendo em vista que foram ensinadas, desde suas residências, a conseguirem um marido e viverem suas vidas em torno deles. A partir desse ponto, a professora tenta fazer ligações diretas entre o seu conteúdo artístico com a rotina das jovens garotas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.