10 melhores filmes que marcaram os anos 90

3 min de leitura
Imagem de: 10 melhores filmes que marcaram os anos 90
Imagem: Paramount Pictures/Reprodução
Avatar do autor

Diversas pessoas se recordam dos anos 1990 com grande saudade. Apesar de muita gente ter sido criança durante essa época e se lembrar de pouca coisa efetivamente, em linhas gerais, havia coisas extremamente interessantes para o consumo popular, seja na televisão ou no cinema.

Pensando nisso, selecionamos alguns dos filmes mais icônicos dessa década tão importante, pois, de alguma maneira, eles definitivamente marcaram o público dos anos 90. Confira!

10. Ghost In The Shell

(Manga Entertainment/Reprodução)(Manga Entertainment/Reprodução)Fonte:  Manga Entertainment 

O lançamento deste filme provocou grande sucesso em boa parte do mundo. Por aqui, as animações japonesas estavam em alta, sobretudo pelo sucesso que algumas séries faziam na TV aberta. Nesse sentido, a obra cyberpunk de Mamoru Oshii contava com uma trama futurista, ambientada no ano de 2029.

Major Motoko, a personagem principal, é uma agente responsável por combater o crime, que de tantas modificações em seu corpo com o uso da tecnologia, se tornou uma fantasma de si mesma.

9. O Balconista

(Miramax Films/Reprodução)(Miramax Films/Reprodução)Fonte:  Miramax Films 

O cineasta Kevin Smith foi, durante muito tempo, considerado como uma espécie de porta-voz da Geração X. Seu filme de estreia tornou-se um grande sucesso entre o público alternativo, principalmente porque a produção conseguiu resumir muito bem o espírito jovem dos anos 90.

Com diálogos surpreendentes e personagens bem construídos, a obra é aclamada até os dias atuais por conseguir retratar de forma interessante a juventude noventista.

8. Os Donos da Rua

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Algumas populações ainda estavam à margem da sociedade durante a década de 1990. No entanto, foi a partir desse período que algumas produções focadas nessas pessoas ganharam os holofotes. Muitas delas se devem ao sucesso de Os Donos da Rua (Boyz n the Hood, no original) que trouxe as vivências e lutas dos negros americanos para o centro das atenções.

7. A Bela e a Fera 

(Disney/Reprodução)(Disney/Reprodução)Fonte:  Disney 

Logo no início dos anos 90, a Disney emplacou uma estreia bastante importante, instigando a imaginação infantil com um conto de fadas cheio de romance e drama. A história da animação tornou-se instantaneamente popular e ganhou inúmeras adaptações com o passar dos anos, faturando mais de US$ 100 milhões em diversos territórios.

6. Jurassic Park

(Universal Studios/Reprodução)(Universal Studios/Reprodução)Fonte:  Universal Studios 

Steven Spielberg sempre esteve ligado às tendências do mercado audiovisual e, por esse motivo, em 1993, lançou o enigmático Jurassic Park. Repleto de efeitos visuais de tirar o fôlego, principalmente quando se fala na construção imagética dos dinossauros assustadores do longa, a produção ganhou algumas sequências que não se sobressaíram tanto quanto o primeiro volume da franquia.

5. As Patricinhas de Beverly Hills

(Paramount Pictures/Reprodução)(Paramount Pictures/Reprodução)Fonte:  Paramount Pictures 

As comédias românticas adolescentes puderam ser felizes novamente após o sucesso incontestável de As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, no original). Na trama, Cher (interpretada por Alicia Silverstone) é uma garota popular apaixonada por moda, que deseja transformar o guarda-roupa de Tai (Brittany Murphy), uma aluna novata. Obviamente, uma das grandes marcas do filme são os figurinos icônicos da protagonista.

4. Pulp Fiction

(Miramax Films/Reprodução)(Miramax Films/Reprodução)Fonte:  Miramax Films 

Quentin Tarantino ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1995 por seu trabalho em Pulp Fiction, uma obra repleta de elementos memoráveis. A narrativa fragmentada apresentou personagens icônicos como Vincent Vega (John Travolta), Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), Mia Wallace (Uma Thurman) e ainda Butch Coolidge (Bruce Willis) em uma trama cheia de reviravoltas, diálogos impressionantes e violência.

3. Clube da Luta

(20th Century Fox/Reprodução)(20th Century Fox/Reprodução)Fonte:  20th Century Fox 

Ao final da década de 1990, grandes filmes chegaram aos cinemas. Um deles, marcado por um drama cheio de camadas, trazia lutas sanguinárias e até mesmo perturbadoras como uma solução eficiente para os problemas dos protagonistas. A adaptação do romance homônimo de Chuck Palahniuk trouxe Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter nos papéis principais, oferecendo ainda um grande plot twist aos espectadores.

2. Titanic

(Paramount Pictures/Reprodução)(Paramount Pictures/Reprodução)Fonte:  Paramount Pictures 

Durante muitos anos, os romances épicos se destacaram na lista das grandes bilheterias do cinema. Dessa maneira, o filme de James Cameron fez jus ao gênero em que está inserido, faturando cerca de US$ 2,2 bi durante o tempo em que esteve em cartaz.

Popularmente conhecido por sua trilha sonora e também por algumas cenas que fazem parte do imaginário do público, o longa transformou a história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em algo extraordinário.

1. Matrix

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Para fechar a lista, não poderíamos deixar de citar um dos filmes mais importantes do final dos anos 90. Desenvolvido pelas irmãs Wachowski, o projeto contou com Keanu Reeves no papel de Neo em uma narrativa cheia de nuances interessantes ligadas ao avanço da tecnologia no cotidiano das pessoas. Com discussões filosóficas e questionamentos importantes, uma nova sequência deverá estrear ainda em 2021.

Fontes