Filmes: 7 crossovers que marcaram o cinema

3 min de leitura
Imagem de: Filmes: 7 crossovers que marcaram o cinema

O crossover é a união de dois universos em uma mesma obra. E se no passado eles eram muito frequentes em quadrinhos e desenhos animados, atualmente os filmes também adotaram essa estratégia, fazendo com que a junção de personagens e franquias nas telonas não seja mais algo raro.

Surfando nessa onda, preparamos uma lista com os sete crossovers mais marcantes dos cinemas. Confira:

7. Os Jetsons e os Flintstones se Encontram

Um dos primeiros crossovers do cinema aconteceu em 1987, com a animação que unia as duas franquias da Hanna-Barbera. No enredo, o caçula dos Jetson, Elroy, cria um Máquina do Tempo que acaba levando sua família para a pré-história. Se não bastasse a confusão, os Flintstones também embarcam nela, e acabam indo parar no futuro.

Os Jetsons e os Flintstones se EncontramOs Jetsons e os Flintstones se EncontramFonte:  Apple TV 

O resultado é um filme divertido que, nos anos 90, era exibido exaustivamente nos canais abertos. Curiosamente, Os Flintstones viajaram novamente para o futuro este ano. Mas, dessa vez, em um comercial de um banco brasileiro que colocava a família diante das tecnologias atuais.

6. Godzilla Vs Kong

O crossover mais recente de nossa lista chegou aos cinemas neste ano. Nele, os dois populares monstros do cinema promovem uma série de combates pelo mundo pela supremacia entre os gigantes.

Mas essa não foi a primeira vez que as criaturas duelaram. Em 1962 o filme japonês King Kong Vs. Godzilla já trazia um confronto entre os monstros. Entretanto, o longa só foi exibido no país e teve pouquíssimo apelo em comparação ao longa mais recente.

5. Sadako Vs Kayako (O Chamado X O Grito)

As grandes estrelas das franquias japonesas de terror estrelaram um filme juntas. Sadako Vs Kayako traz o embate entre a vilã de O Chamado (que na versão americana se chama Samara) contra a antagonista de O Grito.

No enredo, duas jovens assistem a fita amaldiçoada de Sadako e, como uma tentativa desesperada de fuga, se abrigam na casa onde “reside” Kayako, causando um confronto entre as duas entidades malignas.

4. Freddy x Jason

Desde 1993, quando o icônico final do filme Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira trazia Freddy pegando a máscara de hóquei do vilão, um confronto entre dois dos maiores ícones do terror era esperado. Entretanto, apenas 10 anos depois, em 2003, o filme Freddy x Jason finalmente chegou aos cinemas.

Na trama, Freddy cai no esquecimento das pessoas, sendo obrigado a utilizar Jason para que o medo retorne à sua cidade. Entretanto, as coisas saem do controle e o obrigam a ir atrás do mascarado antes que não sobre mais vítimas. Um enredo absurdo, mas que cai como uma luva para inúmeras cenas de confronto entre os vilões.

3. Alien Vs. Predador

Outro crossover que também levou dez anos para chegar aos cinemas foi Alien Vs. Predador. Porém, ao contrário de uma aparição em filme, o embate entre os alienígenas se iniciou em um jogo de videogame para os fliperamas, lançado em 1994.

Em 2004, surgiu o primeiro filme unindo os personagens. Na história, cientistas encontram uma estranha pirâmide que, na verdade, abriga as duas criaturas extremamente perigosas e em guerra, o que inicia um sangrento combate em pleno planeta Terra. O sucesso foi tanto que, em 2007, o filme ganhou uma sequência, porém, não tão aclamada.

2. Batman Vs Superman: A Origem da Justiça

Um confronto entre os maiores heróis da DC Comics era um sonho antigo que ultrapassou gerações. Porém, nos cinemas, ele só foi acontecer em 2016, em um filme que traz não apenas Batman e Superman, mas também outros personagens, como Mulher-Maravilha, Lex Luthor e Apocalypse.

Embora o título tenha sugerido um filme repleto de combates entre os heróis, o longa traz poucas cenas de duelos entre os personagens, servindo muito mais como um ponto de partida para a criação da Liga da Justiça.

1. Capitão América: Guerra Civil

Embora esse não tenha sido o primeiro filme a unir heróis da Marvel, ele é de longe o mais marcante. Tudo por conta da quantidade de personagens e dos combates épicos entre eles, como Homem de Ferro contra Capitão América, e Homem-Aranha contra Homem-Formiga.

O enredo traz uma decisão política, depois dos acontecimentos de Vingadores: A Era de Ultron, na qual os heróis devem responder às autoridades por seus atos. Isso acaba criando um conflito interno entre Capitão América, que é contra a decisão, e Tony Stark, que é a favor da medida.

O longa também foi marcado pela chegada de heróis antes mesmo deles serem apresentados em seus próprios filmes, como Pantera Negra, e o novo Homem-Aranha, interpretado por Tom Holland.

Na sua opinião, qual foi o maior crossover do cinema? Conte para a gente nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.