Robert Downey Jr.: 8 papéis do ator que vão te surpreender

3 min de leitura
Imagem de: Robert Downey Jr.: 8 papéis do ator que vão te surpreender
Imagem: Warner Independent Pictures/Reprodução

Apesar de diversos problemas pessoais, o ator Robert Downey Jr. retomou as rédeas de sua carreira ao entrar para o Universo Cinematográfico da Marvel como Tony Stark, o Homem de Ferro. Tornando-se um dos atores mais bem pagos de Hollywood, o artista também possui outras produções igualmente interessantes e cativantes em seu currículo que nem todos os fãs conhecem.

Por esse motivo, confira nossa seleção de filmes com outros papéis de Robert Downey Jr. que certamente vão te surpreender!

8. O Homem Duplo (2006)

(Warner Independent Pictures/Reprodução)(Warner Independent Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Independent Pictures 

Repetindo uma técnica de animação bastante curiosa em sua carreira nesse projeto, o cineasta Richard Linklater realizou a adaptação do livro homônimo de Philip K. Dick, contando com Keanu Reeves, Winona Ryder e Woody Harrelson no elenco principal, além, é claro, de Robert Downey Jr.

Na trama, ambientada em um futuro não tão distante, a descoberta de uma nova droga altamente viciante chama a atenção da população. Para investigar mais sobre o assunto, um agente infiltrado em um grupo de viciantes se disfarça de um jeito surpreendente.

7. De Volta às Aulas (1986)

(Orion Pictures/Reprodução)(Orion Pictures/Reprodução)Fonte:  Orion Pictures 

Disponível no canal da MGM, dentro do Amazon Prime Video, esse filme super divertido conta com atuações hilárias. O diretor Alan Metter conseguiu extrair performances altamente promissoras de seu elenco, o que inclui Downey Jr. O enredo apresenta uma família disfuncional, cujo pai (Rodney Dangerfield), apesar de ser bastante rico, é bastante ignorante. Por esse motivo, ele retorna aos seus estudos para apoiar seu filho desmotivado e se envolve em diversas confusões.

6. Zodíaco (2007)

(Paramount Pictures/Reprodução)(Paramount Pictures/Reprodução)Fonte:  Paramount Pictures 

Baseado em uma história real, o longa de David Fincher é focado na investigação do serial killer que ficou conhecido como Zodíaco nos anos 1960.

Além de Mark Ruffalo, no papel de um inspetor da polícia, e Jake Gyllenhaal, como o cartunista de um importante jornal, Robert Downey Jr. surge como um jornalista despreocupado. É notável perceber, contudo, como sua participação, mesmo pequena, é essencial para os rumos da narrativa.

5. Abaixo de Zero (1987)

(20th Century Fox/Reprodução)(20th Century Fox/Reprodução)Fonte:  20th Century Fox 

Transformando a trama literária original de Bret Easton Ellis em um grande filme, o cineasta Marek Kanievska deu ao ator de Homem de Ferro a oportunidade de brilhar no papel de Julian, um jovem dependente químico com diversas camadas emocionais evidentes. O filme retrata a amizade de um jeito bastante profundo, mostrando como três grandes amigos dos tempos da faculdade seguiram com suas vidas depois de muito tempo afastados.

4. A Pele (2006)

(Picturehouse/Reprodução)(Picturehouse/Reprodução)Fonte:  Picturehouse 

Ambientado na Nova York do final dos anos 1950, os espectadores conhecem mais sobre a dona de casa Diane Arbus (vivida por Nicole Kidman), que está literalmente dividida entre duas hipóteses para a sua vida.

Na primeira delas, pode viver um intenso romance com seu vizinho, o excêntrico Lionel Sweeney (Robert Downey Jr.), que sofre com uma doença na qual seus pelos crescem com muita agressividade. Por outro lado, há a vida convencional ao lado de seu marido, Allan Arbus (Ty Burrell).

3. Assassinos por Natureza (1994)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Disponível no Globoplay, este filme conta com um roteiro assinado pelo cineasta Quentin Tarantino. Por amor à violência, os personagens principais se unem para matar diversas pessoas de um jeito brutal, propondo um desafio completamente absurdo. No entanto, com a introdução do repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.) à trama, as coisas tomam proporções inimagináveis.

No elenco, há também as participações de Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Tom Sizemore, Rodney Dangerfield e Juliette Lewis.

2. Ricardo III (1995)

(Guild Film Distribution/Reprodução)(Guild Film Distribution/Reprodução)Fonte:  Guild Film Distribution 

Adaptando a famosa peça dramática de mesmo nome, escrita por William Shakespeare, o cineasta Richard Loncraine colocou Robert Downey Jr. em um papel bastante importante para a narrativa. Em uma trama verdadeiramente política cheia de nuances e conflitos, Ian McKellen interpreta o personagem titular, contando ainda com Annette Bening como a Rainha Elizabeth e Jim Broadbent como Duque de Buckingham.

1. Chaplin (1992)

(Guild Film Distribution/Reprodução)(Guild Film Distribution/Reprodução)Fonte:  Guild Film Distribution 

Para fechar a lista, não poderíamos deixar de citar um dos papéis mais marcantes e ao mesmo tempo surpreendentes da carreira de Downey Jr. Em 1992, o ator interpretou Charlie Chaplin, no longa Chaplin, dirigido por Richard Attenborough. O roteiro aborda a fase adulta do cineasta do primeiro cinema, abordando seu amor pela profissão, sua rotina familiar, seus romances polêmicos e também seus pensamentos políticos.

A performance de Robert Downey Jr. é um dos pontos altos do filme, sobretudo quando há sequências que retratam a produção dos projetos de Chaplin. Além disso, o design de produção reconstrói as épocas da vida deste artista com detalhes minuciosos. Até os dias de hoje, o ator é lembrado por esta atuação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.