Super-heróis: as 7 melhores trilogias de filmes para assistir

3 min de leitura
Imagem de: Super-heróis: as 7 melhores trilogias de filmes para assistir
Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução

Muitos filmes de super-heróis, tanto da DC, quanto da Marvel, estiveram presentes nos cinemas em quase todos os anos da última década. A tendência deve se repetir daqui para frente, tendo em vista que, aparentemente, o público gosta muito desse tipo de produção.

Baseados em histórias trazidas diretamente dos quadrinhos, as narrativas são sempre recheadas de muita ação, mistério e desenvolvimento de personagens. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as melhores trilogias de super-heróis, de acordo com o IMDb, já lançadas até o momento.

Confira!

7. Thor

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)Fonte:  Marvel 

Começando a lista com uma trilogia que vai ganhar um quarto filme. O herói Thor, da Marvel, vivido por Chris Hemsworth nos cinemas, se prepara para uma nova aventura com Amor e Trovão, dirigido por Taika Waititi. Apesar disso, pensando nos três primeiros filmes solo do herói, há muitos elementos interessantes e fantásticos sobre as convenções Asgardianas dos quadrinhos.

Tudo começou em 2011, com Thor. Uma sequência logo foi lançada, em 2013, no qual o protagonista enfrentou um mundo sombrio. O terceiro longa, Thor: Ragnarok, foi o mais bem sucedido dos três, arrancando bons comentários da crítica e do público.

6. X-Men

(20th Century Studios/Reprodução)(20th Century Studios/Reprodução)Fonte:  20th Century Studios 

A popularidade dos heróis mutantes liderados pelo Professor Xavier é muito grande. Os personagens se destacaram nos quadrinhos e, posteriormente, em séries animadas, provocando o interesse dos produtores na realização de seus filmes.

O primeiro deles foi lançado em 2000, contando com Hugh Jackman, Ian McKellen, Halle Berry, Patrick Stewart, Rebecca Romijn, Famke Janssen e James Marsden no elenco principal. O segundo chegou em 2003, terminando a saga em X-Men 3: O Confronto Final, de 2006.

5. Wolverine

(20th Century Studios/Reprodução)(20th Century Studios/Reprodução)Fonte:  20th Century Studios 

Outras trilogias sobre os X-Men também surgiram ao longo dos anos, como aquela de 2011. No entanto, antes mesmo que isso acontecesse, o herói Wolverine foi explorado em outras produções. Em 2009, com X-Men Origins, os espectadores descobriram mais sobre o início do personagem de Hugh Jackman e seguiram com outros filmes solo.

Wolverine - Imortal chegou aos cinemas em 2013, gerando boa receita e bons comentários do público e crítica. A trilogia foi encerrada com Logan, de 2017, que garantiu um desfecho muito potente em termos narrativos ao herói mutante.

4. Capitão América

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)Fonte:  Marvel 

Seguindo com a lista, é preciso relembrar da qualidade dos filmes solos do primeiro Vingador. Antes mesmo de se juntar ao grupo formado por outros heróis imbatíveis, Steve Rogers (Chris Evans), o Capitão América, teve sua história de origem evidenciada em 2011, com Capitão América: O Primeiro Vingador, quando o herói acordou 70 anos depois do término da Segunda Guerra Mundial.

As sequências, Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e Capitão América: Guerra Civil (2016), estavam ainda mais conectadas com as intenções do Universo Cinematográfico da Marvel, apresentando personagens que ganhariam outros rumos no futuro.

3. Homem de Ferro

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)Fonte:  Marvel 

Quando a Marvel decidiu expandir seu Universo Cinematográfico, o cineasta Jon Favreau estava lá para lançar o primeiro filme do Homem de Ferro. Ao estrear, em 2008, a produção conquistou os espectadores e garantiu uma bilheteria incrível. Isso motivou os realizadores a continuar com suas apostas e a sequência com Tony Stark (Robert Downey Jr.) logo veio em 2010.

A trilogia terminou com o lançamento de Homem de Ferro 3, em 2013, que também arrecadou números bastante expressivos em receita financeira. O público seguiu amando o personagem principal até sua conclusão em Vingadores: Ultimato (2019).

2. Homem-Aranha

(Sony Pictures/Reprodução)(Sony Pictures/Reprodução)Fonte:  Sony Pictures 

Antes mesmo que Andrew Garfield ou Tom Holland pudessem sonhar em interpretar Peter Parker no cinema, Tobey Maguire estava lá para desempenhar o papel. Muitos fãs, inclusive, acreditam que ele tenha sido o melhor dos três até o momento.

Sua trilogia é bastante celebrada pelo público e Homem-Aranha 2 é considerado por várias pessoas como um dos melhores filmes de super-heróis já feitos. A trilogia foi encerrada em 2007, com uma terceira sequência, que, mesmo após o sucesso avassalador da segunda, não gerou tantos comentários positivos entre os espectadores.

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Apesar de ter um último filme um tanto quanto irregular, a trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, é bastante celebrada entre os fãs de super-heróis, sobretudo por conta do belíssimo desenvolvimento dado aos personagens centrais, como Harvey Dent (interpretado por Aaron Eckhart) e o icônico Coringa (de Heath Ledger).

Bruce Wayne (Christian Bale) tem sua vida exposta em diversos níveis, conforme a narrativa avança, mostrando um pouco de suas origens, fragilidades e outras questões importantes do herói de Gotham. Vale destacar que uma boa parte dos críticos considera o segundo longa como um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.