Kazaam ou Shazaam? Entenda o caso e descubra se os filmes realmente existem

2 min de leitura
Imagem de: Kazaam ou Shazaam? Entenda o caso e descubra se os filmes realmente existem
Imagem: Disney/Reprodução
Avatar do autor

Depois de alguns anos sem tocar nesse assunto, diversos usuários do Twitter reativaram uma longa discussão da internet sobre a existência dos filmes Kazaam e Shazaam. Um deles teria sido protagonizado pelo ator e comediante Sinbad no passado. Contudo, vale destacar que Shazaam nunca existiu, mas, sim, Kazaam!

Acontece que, por conta de diversos comentários realizados ao longo do tempo, muitas pessoas acreditavam que o longa Shazaam é o que teria realmente sido lançado, enquanto Kazaam não passava de uma memória coletiva — e, na verdade, é totalmente o contrário. De alguma maneira, muitas crianças dos anos 1990 tinham em mente que Sinbad havia interpretado um gênio que ajudava crianças no cinema.

Importante também não confundir o filme Kazaam com Shazam!, da DC. (Warner Bros. Pictures/ReproduçãoImportante também não confundir o filme Kazaam com Shazam!, da DC. (Warner Bros. Pictures/ReproduçãoFonte:  Warner Bros. Pictures 

Muito provavelmente, a confusão se instaurou por conta do filme de 1996, Kazaam, protagonizado por Shaquille O'Neal. Sinbad não está no elenco da produção e a única vez em que interpretou algo parecido com um gênio mágico foi na série All That, da Nickelodeon. Nessa produção em questão, composta por dez temporadas, diversos convidados se apresentaram em esquetes de humor, de forma semanal.

Filhos de Sinbad falam sobre o Efeito Mandela causado por Kazaam

Após se dar conta de que o político sul-africano Nelson Mandela não teria morrido nos anos 1980 como ela e outras pessoas acreditavam, a pesquisadora Fiona Broome criou um conceito que até hoje é bastante discutido com relação a fenômenos sociais.

O Efeito Mandela teoriza sobre falsas memórias coletivas que são difundidas principalmente na internet. É o caso, por exemplo, da participação de Sinbad em um filme chamado Shazaam, que nunca foi lançado e é confundido com Kazaam, de Shaquille O'Neal.

Com o retorno da discussão sobre o assunto, Paige Bryan e Royce Adkins, filhos de Sinbad, falaram sobre como se sentiam, em entrevista ao LX, com relação a Shazaam. “Nosso pai foi confundido com Shaquille O'Neal mais vezes do que pensávamos”, disse Paige Bryan, acrescentando que seus amigos sempre perguntavam a ele sobre quando poderiam assistir ao filme que seu pai interpretava um gênio.

(Disney/Reprodução)(Disney/Reprodução)Fonte:  Disney 

Apesar de sempre corrigir aqueles que se dirigiam a ela com plena certeza da existência do filme, Paige afirmou que quando contra-argumentava sobre Kazaam, muitos não sabiam do que ela estava falando ou não acreditavam em sua versão. “Não estou falando sobre Kazaam, mas sim sobre o [filme] do seu pai”, repetiu ela sobre a frase que mais ouvia.

Em novembro de 2019, durante o lançamento do Disney+, o longa Kazaam ficou disponível na plataforma, algo que chamou bastante a atenção dos internautas que ainda acreditavam que esse filme não existia. Apesar disso, o longa não pode ser assistido no Disney+ do Brasil.

Você já assistiu a Kazaam?