Viúva Negra: Scarlett Johansson processa Disney por filme; entenda o caso!

1 min de leitura
Imagem de: Viúva Negra: Scarlett Johansson processa Disney por filme; entenda o caso!
Imagem: IMDb/Reprodução
Avatar do autor

Scarlett Johansson decidiu processar a Disney pelo lançamento de Viúva Negra na sua plataforma de streaming, o Disney+. De acordo com o The Wall Street Journal, a atriz alega que seu salário estava atrelado, principalmente, à bilheteria do filme, e que o lançamento simultâneo nos cinemas e no Disney+ seria uma quebra de contrato.

“A Disney intencionalmente induziu a Marvel a quebrar o contrato, sem justificativa, para evitar que Sra. Johansson recebesse todos os benefícios do acordo dela com a Marvel”, diz o processo.

Durante o ano de 2020 e 2021, diversas produtoras optaram por lançamentos simultâneos nos cinemas e em plataformas de streaming, para tentar minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus. Para John Berlinski, advogado da Kasowitz Benson Torres LLP, que representa Scarlett Johansson, esta decisão dos estúdios pode iniciar uma série de outros processos.

“Este não será certamente o último caso em que estrelas de Hollywood enfrentam a Disney e deixam claro que, independentemente do que a empresa possa fingir, tem a obrigação legal de honrar seus contratos”, disse Berlinski.

Scarlett Johansson em 'Viúva Negra'.Scarlett Johansson em 'Viúva Negra'.Fonte:  IMDb/Reprodução 

Ainda segundo o jornal, a preocupação de Johansson de que seu último filme no MCU fosse lançado também no Disney+ vem desde 2019. Na ocasião, os representantes da atriz entraram em contato com a Marvel para garantir que Viúva Negra tivesse lançamento exclusivo nos cinemas.

Em um e-mail de março de 2019 — que foi incluído no processo —, o Conselheiro-Chefe da Marvel, Dave Galluzzi, disse que o acordo envolvia um lançamento no modelo teatral tradicional. Ele acrescentou ainda: “Entendemos que, se o plano mudar, precisaremos discutir isso com você e chegar a um comum acordo, uma vez que o negócio é baseado em uma série de (muito grandes) bônus de bilheteria”.

Viúva Negra estreou nos cinemas e no Primer Access do Disney+, com valor adicional, no dia 7 de julho.