10 filmes de ficção científica sobre espaço

3 min de leitura
Imagem de: 10 filmes de ficção científica sobre espaço
Imagem: MGM/Reprodução

Filmes sobre o espaço? É para já!

Os humanos são seres curiosos por natureza. Talvez por esse motivo, a ideia de pertencer a um Universo tão grande sempre tenha despertado o interesse de diversos estudiosos em explorar o espaço. Isso gerou até mesmo guerras hipotéticas, não é mesmo?

Apesar disso, as produções que se debruçaram sobre o cosmos, em sua maioria, investigaram temas muito complexos sobre a psique dos indivíduos. Confira, a seguir, alguns filmes de ficção científica sobre o espaço que são imperdíveis!

10. Prometheus

(20th Century Fox/Reprodução)(Fonte: 20th Century Fox/Reprodução)Fonte:  20th Century Fox 

Lançado em 2011 e contando com a direção precisa de Ridley Scott, Prometheus serve como um prequel para Alien: o oitavo passageiro (1979).

Na trama, após um pouso extremamente delicado em um deserto árido, os membros da tripulação de uma nave, que estão em uma missão muito importante, acabam cometendo diversos erros. Isso os leva a enfrentar vários desafios em suas jornadas, culminando em algo verdadeiramente terrível.

9. O Paradoxo Cloverfield

(Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Criando elementos para a franquia Cloverfield, o longa de 2018 leva alguns personagens para explorar o espaço, enquanto se perdem uns dos outros, inclusive, em dimensões distintas.

Com essa construção narrativa, há um filme de ficção científica com grandes pitadas de terror, mostrando a luta pela sobrevivência dos responsáveis por uma grande estação espacial, além de trazer elementos familiares de outras produções aos espectadores.

8. Passageiro Acidental

(Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Lançado recentemente pela Netflix, Passageiro Acidental (Stowaway, no original) tem um grande elenco. Toni Collette, Anna Kendrick e Daniel Dae Kim interpretam três astronautas que foram enviados em uma missão ao planeta vermelho.

No entanto, o grupo enfrenta um grande dilema após a chegada de Michael (vivido por Shamier Anderson), que se envolve na missão de um jeito inesperado. O filme é composto de imagens realmente impressionantes, que recriam o espaço de forma surpreendente.

7. Perdido em Marte

(20th Century Fox/Reprodução)(Fonte: 20th Century Fox/Reprodução)Fonte:  20th Century Fox 

Baseado no livro homônimo de Andy Weir, Mark Watney (Matt Damon) é o personagem principal nessa aventura cheia de nuances interessantes.

O protagonista é abandonado por seus companheiros de equipe em Marte, após ser atingido por um material estranho e ser dado como morto. Como ele está vivo, precisará lutar por sua sobrevivência, cultivando batatas e economizando recursos naturais até que seu resgate seja possível.

6. Lunar

(Sony Pictures/Reprodução)(Fonte: Sony Pictures/Reprodução)Fonte:  Sony Pictures 

Durante uma missão espacial bastante complexa, Sam Bell (Sam Rockwell) deseja voltar para casa. Contudo, há uma longa viagem pela frente, na qual só tem a sua própria companhia e a de um robô chamado Gerty.

Aos poucos, o personagem percebe que o isolamento e a solidão estão pesando em sua rotina, fazendo-o questionar sua própria existência. É a partir desse ponto que alucinações e paranoias o atingem, fazendo-o criar até mesmo um clone de si mesmo.

5. Uma Nova Vida

(A24/Reprodução)(Fonte: A24/Reprodução)Fonte:  A24 

Em um futuro não muito distante, a sentença de um grupo de criminosos é explorar o espaço. Dessa forma, eles são enviados a uma missão bastante perigosa, em que precisarão confiar cegamente na justiça, enfrentando desafios surpreendentes.

Nesse sentido, Monte (vivido por Robert Pattinson) deseja encontrar energias alternativas no buraco negro mais próximo da Terra o quanto antes para que possa proteger sua filha de qualquer perigo.

4. Interstellar

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Após aceitar viajar para uma missão espacial que pode não ter volta, Cooper (Matthew McConaughey) precisa ficar longe de Murphy (Mackenzie Foy), sua filha. A garota rejeita a ideia e não se despede de seu pai.

No espaço, Cooper e sua equipe sofrem um acidente que os deixam vagando por um curto período, entretanto, como o tempo é relativo, pode ser que quando todos consigam voltar à Terra tudo esteja completamente diferente.

3. Ad Astra

(20th Century Fox/Reprodução)(Fonte: 20th Century Fox/Reprodução)Fonte:  20th Century Fox 

Roy McBride (Brad Pitt) precisa enfrentar seus medos em uma missão que pode lhe dar respostas sobre seu passado.

Durante esse tempo, ele deseja reencontrar seu pai, que poderia estar vivendo com alienígenas. Mas será que essa obsessão dupla realmente é verídica? Em sua jornada, o personagem descobre muito sobre sua própria psicologia, enquanto se mantém sozinho em seus pensamentos.

2. Gravidade

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Dirigido por Alfonso Cuarón e protagonizado por Sandra Bullock, Gravidade possui um visual único e extremamente cativante.

Na trama, Ryan Stone precisa lutar pela sua sobrevivência enquanto está à deriva no espaço. Aos poucos, ela explora o universo em busca de alternativas que a façam retornar à Terra em segurança. Com as dificuldades postas, a personagem pensa sobre o futuro.

1. 2001: Uma Odisseia no Espaço

(MGM/Reprodução)(Fonte: MGM/Reprodução)Fonte:  MGM 

Fechando a lista, um clássico que merece ser assistido pelos amantes da ficção científica. 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, tem muitas teorias sobre sua concepção. O filme está disponível no HBO Max, mostrando como o avanço da tecnologia poderia afetar diretamente as relações humanas, sobretudo quando estamos mais vulneráveis (nesse caso, soltos no espaço).

Imagem: Experimente o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Experimente o Amazon Prime

Com 30 dias grátis você poderá aproveitar das séries, filmes, músicas, ebooks, frete grátis e vários descontos exclusivos para assinantes. Conheça o serviço e após, pague apenas R$ 9,90/mês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.