Jogos Vorazes: qual é a ordem correta dos filmes e onde assistir?

3 min de leitura
Imagem de: Jogos Vorazes: qual é a ordem correta dos filmes e onde assistir?
Imagem: imagem: IMDb

As distopias infantojuvenil dominaram as prateleiras das livrarias no final dos anos 2000. As sagas Maze Runner, Divergente e, é claro, Jogos Vorazes resgataram um tipo de literatura que foi sempre muito comum, principalmente desde a publicação de 1984. Porém, desta vez os autores decidiram concentrar as histórias em personagens mais jovens, que do dia para a noite precisaram assumir uma responsabilidade, em uma analogia à passagem da adolescência para a vida adulta.

Não é por acaso, aliás, que essas sagas começam a chegar às lojas após a conclusão de outra franquia que também está diretamente relacionada com as distopias: Harry Potter. Os leitores que acompanharam e cresceram com o bruxo precisavam de uma nova literatura, menos ingênua e que estivesse mais próxima das mudanças que eles mesmos estavam vivendo, sendo o momento ideal para essas histórias que falam sobre temas mais adultos.

E a primeira pessoa que aproveitou o momento e se deu bem com isso foi a escritora Suzanne Collins, com a franquia Jogos Vorazes. Ao longo de três livros, a autora abordou temas como opressão, as consequências de guerras, pobreza e a fome decorrente dela. Collins já comentou diversas vezes que sua inspiração, além da mitologia grega, foi uma mistura de reality shows com cenas de guerra que ela viu na televisão.

A saga já ultrapassou os 85 milhões de livros vendidos em mais 35 países, tornando- se em pouco tempo um best-seller. E, com isso, não demorou para que os direitos de adaptação fossem adquiridos pela Lionsgate. Se você se interessa por esse tipo de história, mas ainda não conhece a saga, abaixo nós apresentamos os filmes na ordem cronológica, para você poder assistir sem se perder.

Jogos Vorazes (2012)

Em um futuro distante, Panem é o que sobrou dos EUA após uma devastadora guerra, contando com um regime totalitário que celebra seu aniversário com um evento conhecido como Jogos Vorazes.

Todos os anos, dois jovens de 12 a 18 anos de cada um dos 12 distritos de Panem são selecionados para participar dessa tradição mortal, com o sobrevivente sendo declarado vencedor. Durante a 74ª edição, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para salvar sua irmã mais nova e acaba dando início a uma revolução contra o temível e cruel presidente Coriolanus Snow (Donald Sutherland).

  • O filme está disponível no Amazon Prime Video.

Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

Depois de ter vencido uma edição dos Jogos Vorazes e provocado a ira dos seus organizadores, Katniss precisará enfrentar a reação do governo autoritário local. Porém, desta vez a jovem não irá lutar apenas pela sua vida, mas pela vida de toda a população de Panem.

  • O filme está disponível no Amazon Prime Video, na Netflix e no TeleCine.

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (2014)

A conclusão da saga começa após o resgate de Katniss do Massacre Quaternário. Ela tenta viver uma vida longe dos conflitos, ao lado da sua mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields); porém, os líderes da rebelião, Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman), convencem a jovem a se tornar o novo símbolo da resistência.

  • O filme está disponível no Amazon Prime Video, na Netflix e no TeleCine.

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (2015)

Katniss agora parte para o Distrito 2, por ordem de Coin (Julianne Moore), para convencer os 12 Distritos a se unirem contra o presidente Snow. Porém, enquanto o confronto principal acontece, a moça decide colocar em prática seus próprios planos para a batalha final. Para isso, ela irá contar com a ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e Peeta (Josh Hutcherson), que agora ela não sabe mais se ele ainda é o velho amigo que tanto a ajudou no passado.

  • O filme está disponível no Amazon Prime Video e na Netflix.

Vale lembrar que os quatro longas-metragens podem ser alugados ou comprados no Apple TV+.

Mais sequências?

Embora os três livros encerrem bem um arco de histórias, a escritora Suzanne Collins decidiu mergulhar um pouco mais no universo de Jogos Vorazes em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. O livro, lançado em junho de 2020, é um prequel das histórias e acompanha Coriolanus Snow, 64 anos antes da história principal, durante a 10ª edição dos Jogos Vorazes.

O livro mostra ele se tornando o grande vilão da saga e já teve seus direitos de adaptação adquiridos pela Lionsgate. Porém, devido à pandemia, a produção não teve início até o momento, e tudo o que se sabe é que Francis Lawrence, que comanda a franquia desde o segundo filme, será o diretor dessa nova adaptação. O longa terá ainda Michael Arndt (de Jogos Vorazes: Em Chamas) assinando o roteiro e Collins será a produtora-executiva.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.