Matrix: qual a ordem correta dos filmes e onde assistir

2 min de leitura
Imagem de: Matrix: qual a ordem correta dos filmes e onde assistir
Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução
Avatar do autor

A saga Matrix é uma das mais conhecidas e bem-sucedidas do cinema. Com três longas e uma série de curtas, muitos fãs ficam um pouco confusos sobre qual a ordem certa das produções e em quais plataformas elas estão disponíveis. Saiba mais agora!

Matrix: a história da franquia no cinema

O uso da câmera lenta foi um dos grandes diferenciais do filme (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)O uso da câmera lenta foi um dos grandes diferenciais do filme (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures/Reprodução 

A trilogia Matrix foi dirigida pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski. O primeiro longa chegou aos cinemas em 1999 e fez história pelo seu roteiro bem amarrado e por suas técnicas inovadoras, como o uso da câmera lenta.

Não é à toa que o filme foi reconhecido pela crítica e ganhou diversos prêmios importantes, como o Oscar de Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Montagem e Edição de Som.

>>> Saiba mais: 20 anos de Matrix: comemore a data com esta lista incrível de produtos

Matrix: qual a ordem dos filmes?

A trilogia pode ser assistida na ordem de lançamento (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)A trilogia pode ser assistida na ordem de lançamento (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures/Reprodução 

A trilogia principal da franquia pode ser assistida na ordem do seu lançamento, já que os longas são uma continuação direta um do outro.

Matrix, lançado em 1999, nos apresenta à Neo (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que após sofrer com o mesmo pesadelo várias vezes começa a ter dúvidas sobre a realidade em que vive. Ele acaba descobrindo que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real.

No segundo filme, Matrix Reloaded (2003), Neo, Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne) continuam a liderar a revolta contra as máquinas.

Em Matrix Revolutions (2003), Neo tem sua mente presa em um local entre a Matrix e a realidade. O herói, considerado a maior esperança para salvar a humanidade, só conseguirá sair dessa prisão com a ajuda de Trainman (Bruce Spence).

>>> Saiba mais: Matrix: o que aconteceria se Neo tivesse escolhido a pílula azul?

Matrix: os curtas e a ordem cronológica de toda a saga

Os curtas complementam a história principal (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Os curtas complementam a história principal (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures/Reprodução 

Além dos três filmes lançados no cinema, a franquia também divulgou uma série de curtas animados chamados de Animatrix. Apesar de a trilogia original ser uma história linear e completa, acompanhar os curtas e os longas em ordem cronológica é a melhor forma de compreender todo o Universo Matrix.

Confira abaixo a linha temporal completa da saga:

  • O Segundo Renascer – Parte I (curta)
  • O Segundo Renascer – Parte II (curta)
  • Uma História de Detetive (curta)
  • Matrix (longa)
  • Era Uma vez um Garoto (curta)
  • O voo final de Osiris (curta)
  • Matrix Reloaded (longa)
  • Matrix Revolutions (longa)
  • Além da Realidade (curta)
  • O Record Mundial (curta)
  • O Robô Sensível (curta)
  • Um Coração de Soldado (curta)

Onde assistir às produções?

Os três filmes principais estão disponíveis na Netflix e no HBO Max. Este último streaming também tem em seu catálogo o Animatrix. Já a coletânea de curtas pode ser encontrada para aluguel ou compra no YouTube.

O quarto filme da franquia

Quarto filme da saga deve estrear ainda em 2021 (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Quarto filme da saga deve estrear ainda em 2021 (Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures/Reprodução 

Para a alegria dos fãs, Matrix irá ganhar um quarto filme com a volta de Lilly Wachowski na direção e Keanu Reeves no papel de Neo. Maiores detalhes sobre a trama ainda não foram divulgados, o que se sabe é que o filme será uma continuação direta da história original.

>>> Saiba mais: Keanu Reeves confirma que Matrix 4 seguirá cronologia da franquia

Matrix 4 será lançado simultaneamente nos cinemas e no HBO Max no dia 22 de dezembro de 2021.