10 filmes subestimados que completam 10 anos em 2021

4 min de leitura
Imagem de: 10 filmes subestimados que completam 10 anos em 2021
Imagem: Unsplash/Reprodução

O ano de 2011 foi marcado como um dos períodos que mais contou com lançamentos de grandes produções nos cinemas, fato que foi refletido nas bilheterias. Franquias blockbusters como Harry Potter, Velozes & Furiosos, Piratas do Caribe e capítulos ainda iniciais do Marvel Studios, como Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador, dominaram o circuito mundial nas telonas.

Isso ocorreu em partes devido a não existência de serviços de streaming — a Netflix chegou no Brasil apenas no final daquele ano. Logo, muitos longas menores passaram despercebidos na época e não tiveram a mesma oportunidade de conquistar as graças do público, apesar de entregarem histórias de alta qualidade.

Após completar 10 anos, tal fase definiu o início de uma nova era, pois o acesso às atrações voltadas a diferentes audiências ganhou muito mais espaço e mudou a forma de consumo. Confira nossa lista com 10 filmes que merecem uma nova chance de serem prestigiados, após completarem uma década de seus lançamentos.

10. O Ritual

O RitualO RitualFonte:  IMDb/Reprodução 

O título de terror e suspense tem como destaque a participação de Anthony Hopkins. O ator interpreta um padre exorcista, personagem que apresenta um lado mais obscuro da Igreja ao seminarista cético Michael Kovak (Colin O’Donoghue).

O filme oferece uma visão mais moderna sobre o assunto, mais conhecido nos cinemas com o clássico O Exorcista (1973).

9. A Toda Prova

A Toda ProvaA Toda ProvaFonte:  IMDb/Reprodução 

O thriller de ação conta com um grande elenco, formado por Antonio Banderas, Michael Douglas, Michael Fassbender, Ewan McGregor e Gina Carano. A trama acompanha uma espiã que é traída por sua própria agência, em meio a uma conspiração, e sua busca por vingança.

A atração ganhou muitos elogios da crítica especializada, que valorizou as construções de cenas através da direção de Steven Soderbergh.

8. Shame

ShameShameFonte:  IMDb/Reprodução 

Em 2011 após interpretar o Magneto em X-Men: Primeira Classe — soft reboot da franquia dos mutantes no cinema —, Michael Fassbender conquistou o público e protagonizou Shame, dirigido por Steve McQueen.

Com uma ótima performance do ator, o título mostra a vida particular de um viciado em sexo e seu sofrimento com desejos e com o passado. Fica a orientação em relação à expectativa para assistir, pois trata-se de um filme dramático e pesado.

7. O Espião Que Sabia Demais

O Espião Que Sabia DemaisO Espião Que Sabia DemaisFonte:  IMDb/Reprodução 

A produção é considerada uma das melhores do gênero de espionagem, ao retratar na Guerra Fria o retorno do agente George Smiley, vivido por Gary Oldman. O veterano é forçado a deixar a semiaposentadoria para descobrir um agente soviético dentro do MI6. O filme rendeu indicações a diversas premiações, dentre elas a nomeação do ator para o Oscar.

6. Contra o Tempo

Contra o TempoContra o TempoFonte:  IMDb/Reprodução 

O longa de ficção científica estrelado por Jake Gyllenhaal e Michelle Monaghan conta a morte de um piloto do Exército dos EUA durante a explosão de um trem. Parte de um programa experimental do governo, ele então revive em outro corpo para voltar no tempo e encontrar o responsável pelo ataque terrorista.

5. Guerreiro

GuerreiroGuerreiroFonte:  IMDb/Reprodução 

As lutas de UFC foram uma das maiores tendências em 2011. Nesse hype, o filme surgiu para mostrar a trajetória do filho de um ex-boxeador alcoólatra, que após retornar para casa é treinado pelo seu pai para entrar em um torneio de artes marciais mistas.

Além dos combates, a atração destaca o drama familiar em torno dos filhos, protagonizados por Joel Edgerton e Tom Hardy.

4. Hanna

HannaHannaFonte:  IMDb/Reprodução 

Saoirse Ronan vive Hanna, uma jovem de 15 anos, que foi treinada pelo seu pai (Eric Bana) para se tornar uma assassina habilidosa. Ela então é enviada em uma missão pela Europa, serviço no qual será monitorada por uma equipe de uma agência de inteligência. O filme também conta com a participação de Cate Blanchett, no papel de uma oficial da CIA.

3. Ataque ao Prédio

Ataque ao PrédioAtaque ao PrédioFonte:  IMDb/Reprodução 

O longa segue uma gangue de rua formada por adolescentes para defender seu território contra uma invasão alienígena. Nesse contexto, o grupo transforma um prédio em uma espécie de zona de guerra intergaláctica.

A produção estrelada por John Boyega não atingiu bom desempenho nas bilheterias, mas conquistou a atenção da crítica e ao longo dos anos despertou o interesse de novos fãs. Isso fez com que surgisse um projeto para continuar a história nos cinemas, ainda em desenvolvimento.

2. Histórias Cruzadas

Histórias CruzadasHistórias CruzadasFonte:  IMDb/Reprodução 

O filme conta com um grande elenco e devido ao ótimo desempenho em suas performances, várias atrizes ganharam mais destaque e alavancaram suas carreiras. Dentre elas estão Octavia Spencer e Viola Davis.

A trama situada nos EUA durante a década de 1960 acompanha uma jovem escritora (Emma Stone), que decide fazer um livro para descrever as perspectivas de empregadas e mostrar o racismo que sofrem na casa de brancos e na sociedade como um todo.

1. Super 8

Super 8Super 8Fonte:  IMDb/Reprodução 

Em 1979, um grupo de amigos se reunia para fazer um filme caseiro com uma câmera de Super-8. Durante essas gravações eles presenciam um acidente catastrófico de trem, e após o surgimento de eventos misteriosos, criam uma conspiração em torno do desastre e partem para investigar alguns fatos inexplicáveis.

Dirigido por J.J. Abrams e produzido por Steven Spielberg, o título traz uma vibe nostálgica que mais tarde seria apropriada por outras atrações, como Stranger Things.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.